06 outubro 2011

Teodósio repete vitória no Motorshow

Ricardo Teodósio juntou o Motorshow de 2011 à sua galeria de triunfos, depois de já o ter feito em 2007 e 2010. A Exponor voltou a encher ao longo de três dias repletos de adrenalina e com imenso público a marcar presença em todo o certame.


O exuberante piloto algarvio não deixou os seus créditos por mãos alheias e pulverizou o record da nova pista na derradeira finalíssima, deixando Vitor Pascoal e Valter Gomes atrás de si no pódio.

Nas primeira manga de qualificação, Teodósio foi o mais rápido, com 1m08,80s, mas a surpresa vinha de Ivo Noguiera com o Citroen DS3 R3T e Aventino Carvalho com o Peugeot 306 Turbo que se intrometiam entre os 4x4.

Estes dois pilotos acabariam por ir ainda mais longe e na primeira manga das finais deixavam os 4x4 para trás ao ocuparem os dois primeiros lugares da classificação. Na segunda final, os 4x4 impuseram-se e Pedro Leal rubricou 1m06,888s na frente de Valter Gomes. Os dois pilotos partilhavam o mesmo Lancer Evo X que os deixou algumas vezes apeados, tendo ambos efectuado apenas a segunda manga de qualificação. Aventino Carvalho fazia descer os tempos com o seu Peugeot e era 3º batendo o melhor tempo de Ivo Nogueira na manga anterior.

Chegados à finalíssima onde estavam 15 pilotos todos tentaram dar o melhor, e pelo caminho já tinham ficado dois dois carros mais espectaculares, o Citroen Xsara de Pedro Matos e o Opel Astra OPC de Joaquim Santos. Fora também dos 15 melhores já estava o BMW 635CSi de Miguel Pereira que foi o tracção atrás mais espectacular em prova.

Apenas uma tentativa decidiria o vencedor do Troféu Piloto Motorshow, e nem o convidado especial Massimo Biason quis ficar para trás. O italiano desceu pela primeira vez ao segundo 08 mas não lhe permitiu ir além do 5º lugar. Vitor Pascoal levou o Mitsubishi de treinos a caminhos nunca antes conseguidos, ao efectuar 1m06,667s, tempo esse que só seria batido por Ricardo Teodósio com os inalcansáveis 1m05,695s. Valter Gomes conseguia ficar atrás destes dois numa sessão em que Ivo Noguiera e Aventino Carvalho não conseguiram bater os 4x4, com Aventino a piorar inclusivé a marca conseguida nas finais.

Quando todos esperavam que Pedro Leal saísse para a pista para se decidir o vencedor, o Lancer Evo X utilizado minutos antes por Valter Gomes deixou o piloto do Porto mais uma vez apeado. Em solução de recurso Leal usou o Lancer Evo IX de Biasion, mas este também acabou por dar problemas, ficando os lugares da frente intocáveis e Leal com o 14º lugar da geral. Juanjo foi o melhor dos clássicos e o melhor dos espanhóis, ao passo que a famalicense Mariana Carvalho foi a melhor das senhoras. Aliás, só mesmo a piloto do Peugeot 206 GTI, Nuno Pina e José Pedro Miranda representaram Famalicão nas finais, com Pina a utilizar no Motorshow um Datsun Coupé Turbo, priveligiando o espectáculo e não tanto o cronómetro. Por sua vez, Miranda esteve aos comandos do Seat Ibiza TDI, não conseguíndo chegar-se aos lugares cimeiros das 2 rodas motrizes.

Para o ano há mais, e em versão comemorativa do 10º aniversário do evento que se realiza em conjunto com o AutoClássico e o Top Car, sendo que é intenção da organização juntar todos os campeões do mundo de ralis presentes nas anteriores edições.

Classificação Final
1º Ricardo Teodósio (Mitsubishi Lancer IV) - 1m05,965s
2º Vitor Pascoal (Mitsubishi Lancer VII) - 1m06,677s
3º Valter Gomes (Mitsubishi Lancer X) - 1m07,351s
4º Ivo Nogueira (Citroën DS3 R3T) - 1m07,687s
5º Massimo Biasion (Mitsubishi Lancer IX) - 1m08,105s
6º Aventino Carvalho (Peugeot 306T) - 1m08,320s
7º Armindo Neves (Mitsubishi Lancer VII) - 1m08,941s
8º Manuel Inácio (Peugeot 206 GTI) - 1m09,858s
9º Armando Oliveira (Citroën C2 R2Max) - 1m10,035s
10º Juanjo (Ford Escort RS MKII) - 1m12,215s

Sem comentários: