Foi com muito público em redor do Circuito Vasco Sameiro que os campeonatos nacionais de velocidade ficaram decididos. Mesmo com corridas sem grande história, não houve contestação às vitórias nem houve surpresas quanto aos vencedores. O destaque vai para Luís Barros e César Machado, com uma dobradinha famalicense nos Clássicos.
Com Luís Barros a impôr o seu Porsche 930 Turbo nos treinos cronometrados e com o seu mais directo opositor, Joaquim Jorge, a não ir além do 4º posto, esperava-se que o piloto de Famalicão assumisse uma postura de ataque logo na 1ª corrida do Campeonato de Portugal de Circuitos/Clássicos. E assim foi na primeira metade da prova, pois Barros foi para a frente e começou a cimentar a vantagem face a António Nogueira, enquanto mais atrás a luta era entre os Ford Escort de Rui Alves, Joaquim Jorge e de César Machado. No meio da discussão pelo lugar mais baixo do pódio, Alves e Jorge tocam-se e terminam logo ali a sua prova, deixando o jovem famalicense isolado no 3º lugar, enquanto Luís Barros sofria alguns problemas de caixa e fazia mesmo um pião, caíndo para o 2º lugar, permitindo a Nogueira triunfar com o Ford Capri.
No segundo confronto do dia, Luís Barros partia de 2º mas ainda antes da primeira curva já liderava e não mais saíria dessa posição, chegando categoricamente ao título nos Clássicos, onde foi sem dúvida o piloto que mais se destacou, obtendo 6 vitórias ao longo do ano. No 2º lugar ficou António Nogueira, que desta feita não conseguiu argumentar face a Barros, tendo mesmo de ter em conta César Machado já na parte final, que se aproximou consideravelmente, mas que viria a repetir o lugar mais baixo do pódio. Mais longe, Joaquim Jorge cedo percebeu que não conseguíria chegar ao pódio e baixou os braços, permitindo dessa forma que o jovem famalicense de apenas 18 anos se sagrasse vice-campeão, secundando o seu colega de equipa.
Classificação 1ª Corrida
1º António Nogueira (Ford Capri) - 16 voltas em 23m19,787s
2º Luís Barros (Porsche 930 Turbo), a 3,524s
3º César Machado (Ford Escort RS), a 9,750s
4º Rui Costa (Ford Escort RS), a 36,893s
5º João Novo (Ford Escort RS), a 44,999s
Classificação 2ª Corrida
1º Luís Barros (Porsche 930 Turbo) - 16 voltas em 23m08,219s
2º António Nogueira (Ford Capri), a 8,265s
3º César Machado (Ford Escort RS), a 9,802s
4º Joaquim Jorge (Ford Escort RS), a 15,540s
5º Rui Costa (Ford Escort RS), a 33,242s
Entre o Campeonato de Portugal de Circuitos/GT, tudo se decidiu logo no primeiro round. Apesar da vitória de César Campaniço/Ni Amorim, o 3º lugar de José Pedro Fontes/Miguel Barbosa foi suficiente para concretizar esse objectivo. A dupla do Audi R8 LMS teve imparável no fim de semana, pois tanto a vitória na 1ª corrida como na 2ª corrida não sofreram qualquer contestação. Os lugares do pódio foram ocupados de igual forma em ambas as provas, com o Lamborghini LM600 de Patrick Cunha/José Ramos a impôr-se aos então campeões Fontes e Barbosa. O interesse competitivo reduziu-se aos Turismos com animadas lutas, mas sempre com João e Nuno Batista como vencedores.
Classificação 1ª Corrida
1º Ni Amorim/César Campaniço (Audi R8) - 37 voltas em 51m15,880s
2º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini LM 600 GT3), a 12,123s
3º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS GT3) a 1m34,200s
4º Nuno Baptista/João Baptista (Seat Leon Supercopa), a 2 voltas
5º Francisco Carvalho/Miguel Ferreira (Aston Martin Vantage GT4), a 2 voltas
Classificação 2ª Corrida
1º Ni Amorim/César Campaniço (Audi R8) - 37 voltas em 51m12,958s
2º José Ramos/Patrick Cunha (Lamborghini LM 600 GT3), a 11,469s
3º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS GT3), a 14,038s
4º Miguel Ferreira/Francisco Carvalho (Aston Martin Vantage GT4), a 2 voltas
5º João Baptista/Nuno Baptista (Seat Leon Supercopa), a 3 voltas
Absoluto domínio de Vítor Araújo no Campeonato de Portugal de Clássicos 1300, com duas inequívocas vitórias que lhe deram o título. Se no primeiro confronto rodou atrás de Rui Azevedo até este ser desclassificado, situação que Araújo sabia e portanto optou por gerir o andamento atrás de si, vencendo sem contestação. A completar o pódio ficaram João Macedo e Silva e Eurico Silva. A segunda corrida foi tirada a papel químico, pois Araújo cedo se isolou na frente e não sofreu qualquer pressão, desta feita de Miguel Ferreira que foi 2º, na frente de Mário Diniz. Mesmo com novo abandono quando era 2º, Rui Azevedo segurou o vice-campeonato.
Classificação 1ª Corrida
1º Vítor Araújo (Datsun 1200), 22m38,008s
2º João Macedo e Silva (Alfa Romeo Alfasud Sprint), a 4,517s
3º Eurico Silva (Datsun 1200), a 7,047s
4º Mário Diniz (Alfa Romeo Alfasud Sprint), a 11,529s
5º Fernando Soares (Fiat 128), a 12,328s
Classifcação 2ª Corrida
1º Vítor Araújo (Datsun 1200), 22m11,017s;
2º Miguel Ferreira (Ford Escort 1300 GT), a 0,894s
3º Mário Diniz (Alfa Romeo Alfasud Sprint), a 7,789s
4º José Fafiães (Datsun 1200), a 8,708s
5º Fernando Soares (Fiat 128) a 9,762s
Nas corridas menos participadas do programa, Fernando Mayer Gaspar levou a melhor entre os Single Seaters, com duas vitórias contundentes, enquanto no Ford Transit Trophy, com o título já entregue a José Pedro Leite (C.A.M.), nem por isso levantou o pé, pois venceu a 2ª corrida, enquanto o seu colega de equipa Pedro Salvador triunfou na 1ª.
Encerram-se assim os Campeonatos de Portugal de Velocidade, numa jornada em que o público e as corridas voltaram a estar de mãos dadas, comprovando que o Norte e os seus entusiastas "respiram automóveis".
Fotos: Autosport
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