Pouco tempo depois da Válvulas e Cilindros ter anunciando a sua indisponibilidade para organizar mais uma edição da Super Especial de Famalicão, eis que um grupo de entusiastas da nossa cidade, meteu mãos à obra e com o suporte do Motor Clube de Guimarães trouxe os motores às ruas famalicenses. O 1º Encontro de Pilotos/Slalom de Famalicão teve em Luís Barros o grande vencedor, num evento que juntou a vertente competitiva à social e num dia marcado pela forte chuva sentida.
Ainda no dia de Sábado, já os carros eram figuras presentes da paisagem famalicense, com as obrigatórias verificações técnicas, estando para os pilotos e amantes do automobilismo reservado uma festa a fazer lembrar um arraial minhoto. Do porco no espeto aos espectáculos no palco montado no Campo da Feira, tudo foi motivo para convívio entre todos e para os primeiros prognósticos da prova do dia seguinte.
Com duas mangas para percorrer num traçado semelhante ao da Super Especial, passando a ter partida e chegada junto às Piscinas Municipais, a prova contou com a presença de mais de 80 pilotos, muitos deles a correrem em casa, perto de amigos, famílias e até de patrocinadores.
A prova terminou já a noite tinha caído e com um verdadeiro duelo ao segundo entre Luís Barros e Tiago Reis, que fez com que a expectativa entre os muitos espectadores fosse grande. No final, o piloto do Ford Escort RS levou a melhor sobre o conterrâneo por menos de 1 segundo e sagrou-se no grande vencedor da prova. Já na entrega de prémios, Barros homenageou Avelino Reis, mentor do 1º Encontro de Pilotos/Slalom de Famalicão, oferecendo-lhe o troféu conquistado.
Assim, Tiago Reis conseguiu um 2º posto ao volante do BRC CM02, bastante penalizado pelas condições adversas, deixando outro famalicense no 3º lugar, César Machado, que no Renault Clio RS não conseguiu baixar o seu tempo para além dos 2 minutos.
Entre pilotos que privilegiaram o espectáculo em deterimento do cronómetro, muitos famalicenses tiveram ainda em destaque nesta prova, nomeadamente Paulo Torres, que levou o Ford Escort RS ao 5º lugar, bem como António Magalhães e Pedro Carneiro, respectivamente, 8º e 10º classificados.
Nas diversas classes, os vencedores foram:
1/Viaturas até 1300cc - António Magalhães (Peugeot 205 GTI)
2/Viaturas entre 1301cc e 1600cc - Jaime Sousa (Peugeot 206 GTI)
3/Viaturas entre 1601cc e 2000cc - César Machado (Renault Clio RS)
4/Viaturas entre 2001cc e 3500cc - Domingos Silva (Fiat Punto GT)
5/Viaturas de tracção integral - Mário Almeida (Mitsubishi Lancer VI)
6/Protótipos - Tiago Reis (BRC CM02)
7/Clássicos - Luís Barros (Ford Escort RS)
8/Diesel - Marco Pacheco (Peugeot 205)
9/Senhoras - Mariana Neves de Carvalho (Peugeot 206 GTI)
Para além da vertente competitiva, houve ainda muitos aplausos e passagens espectaculares para o camião da Transfradelos, uma máquina pouco convencional para este tipo de traçado, bem como para os peritos no Drift, com derrapagens controladas ao longo de todo o circuito montado.
Classificação Final
1º Luís Barros (Ford Escort RS) - 1m58,195s
2º Tiago Reis (BRC CM02) - 1m58,880s
3º César Machado (Renault Clio RS) - 2m00,733s
4º Jaime Sousa (Peugeot 206 GTI) - 2m01,532s
5º Paulo Torres (Ford Escort RS) - 2m02,925s
6º José Machado (Citroën C2) - 2m04,675s
7º José Rodrigues (Honda Civic) - 2m05,513s
8º António Magalhães (Peugeot 205 GTI) - 2m06,421s
9º Jorge Almeida (Daihatsu 360) - 2m06,482s
10º Pedro Carneiro (Renault 11) - 2m06,501s
Classificaram-se 70 concorrentes, clique aqui para ver a classificação completa.
Fotos: Pedro Meira e Marcos Rodrigues (RallyMania)
Sem comentários:
Enviar um comentário