André Cortinhas teve uma temporada a meio gás ao lado de Daniel Ribeiro, piloto que venceu o Desafio Modelstand nas duas primeiras edições. Em 2011, a sorte nada quis com o famalicense, que foi ainda forçado a algumas ausências em virtude de razões profissionais. No entanto, a temporada 2012 já está em marcha e com um novo e ambicioso projecto.
Qual o balanço geral da temporada de 2011 em termos dos objectivos propostos no início?
Apesar de só ter entrado no projecto do Daniel Ribeiro após 2 provas já realizadas, o objectivo passava claramente por ajudar o Daniel na revalidação do título no Troféu Modelstand. Infelizmente tal não se sucedeu, devido às diversas desistências por avarias mecânicas, o que faz com que o balanço seja negativo. Apesar disso mostramos um bom andamento e capacidade para fazermos mais e melhor no futuro.
Qual o melhor momento e o menos bom das provas efectuadas?
Em 2011 tive dois bons momentos. O primeiro foi, sem dúvida, o regresso à modalidade depois de uma interrupção de cerca de 2 anos. O segundo foi o 2ºlugar obtido no Rali de Gondomar, um pódio que procurámos desde inicio. Em termos de menos bom apenas as diversas desistências por avaria e a desistência no Rali Serras de Fafe, pois apesar de ser Prova-Extra, estavamos a realizar uma excelente prova.
Qual o adversário mais duro de roer?
Num troféu saudável como o Desafio Modelstand, onde por diversas situações um lugar no pódio ou até mesmo a vitória foi discutida ao segundo, temos aqui que realçar todos os pilotos/equipas que fazem parte do troféu em si como excelentes e muito competitivos. O "adversário" mais duro de roer foi mesmo a fiabilidade do carro.
Houve alguma peripécia engraçada que queira partilhar?
As peripécias mais engraçadas, salvo seja, foram de facto os acidentes que tivemos durante... os treinos. Um no Rali Serras de Fafe e outro no Rali de Oliveira do Hospital. Curiosamente ocorreram sempre do lado do Daniel, mas há a realçar que não foi por excesso de velocidade.
Estando a navegar o anterior vencedor do Desafio Modelstand, acha que as coisas correram aquém devido à falta da "estrelinha da sorte"?
A "estrelinha da sorte" é sempre precisa para qualquer desportista, disso não há dúvidas e essa faltou-nos em alguns momentos importantes. Destaco o Rali do Vidreiro, onde estavamos a fazer uma boa prova, num Rali que ambos gostamos muito e o apoio do motor parte antes de uma subida a apenas 500 metros do final da classificativa, impossibilitando assim a nossa chegada ao Parque de Assistência. Apesar disso acho que tivemos oportunidade de mostrar que temos um andamento para atingir bons resultados.
Já teve experiências a pilotar e a navegar, com bons resultados em ambas. Qual a preferência?
Pilotar, sem dúvida. No entanto são situações muito distintas e influenciadas por diversos pontos, como navegar grandes pilotos como o Adruzilo Lopes é motivo de orgulho, também ser navegado (e ensinado) por José Janela também o é. Infelizmente, para se ser piloto temos de ter tempo, recursos, parcerias e patrocínios e, na minha opinião, quando não se consegue isso a 100% é preferível não o fazer-se. "Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna).
Quais os planos para a próxima época?
O objectivo para 2012 é ter um regresso à competição em pleno. Para tal tive o prazer de integrar o projecto conjunto do Daniel Ribeiro e Paulo Moreira para o desenvolvimento do Opel Corsa OPC com o apoio da Opel. Os planos passam por navegar ambos os pilotos, sendo que o Daniel Ribeiro fará a Taça de Portugal de Ralis e o Paulo Moreira o Campeonato Open de Ralis 2012. Desde já agradeço a ambos a oportunidade e também à Jones Lang LaSalle, empresa para a qual trabalho, pelo apoio neste meu regresso.
Que mensagem deixa aos adeptos e leitores do Famalicão Motor?
Que 2012 seja um excelente Ano para todos e que continuemos a acreditar que este desporto é o melhor de todos e que através do nosso contributo, apoio e participação possamos transformá-lo ainda mais mediático. Que continuem a apoiar junto à estrada aqueles que ainda lutam por este desporto.
Sem comentários:
Enviar um comentário