Pedro Peres/Tiago Ferreira, em Ford Escort RS Cosworth, voltaram às vitórias no Open de Ralis, desta feita no Rali de Arganil, disputado ontem nas míticas estradas de terra daquela zona do país. Para Peres, a sorte esteve do seu lado, pois para além de ver alguns dos seus principais adversários não terminar ou ter azares, o piloto não se livrou de um capotanço, que contudo não foi impeditivo para lhe retirar a liderança conquistada logo na PEC inicial. Pedro Peres entrou ao ataque e na parte da tarde foi gerindo a vantagem que tinha conseguído na passagem matinal pelas classificativas. "Quando capotamos na terceira especial, ficamos com o vidro da frente partido e isso dificultava muito a visibilidade. Pensei que ia perder mais tempo, o Ricardo ainda atacou na segunda classificativa da tarde mas nós respondemos na última e conseguimos vencer", explicou o campeão em título do Open. Ricardo Teodósio, acompanhado por Pedro Conde, levou o Mitsubishi Lancer IV até ao final do rali, após três desistências consecutivas. Ainda assim, a dupla algarvia sentiu alguns problemas mecânicos, nomeadamente no motor, mas o carro resistiu e deu enorme moral e aumentou os níveis de confiança de Teodósio. No 3º lugar terminaram Raúl Aguiar e Pedro Pereira, também em Mitsubishi Lancer IV, que apesar do ritmo menos elevado dos adverários, imprimiu um ritmo muito regular e consistente, sem grandes riscos. O piloto corria praticamente em casa e não prevê novas incursões neste campeonato. Numa prova talhada para os 4X4, os carros de tracção dianteira ainda surpreenderam, nomeadamente Jorge Santos/Vítor Hugo, em Citroën Saxo Kit Car que terminaram na 4ª posição na estrada, contudo uma penalização em virtude de uma entrada antecipada num controlo, viria a atirar os ainda líderes do campeonato para a 12ª posição. Sendo assim, foi José Lopes, acompanhado por António Sousa, em Peugeot 205 GTi o mais rápido nas 2 Rodas Motrizes, juntando ainda o 5º lugar absoluto. Entre os concorrentes Júnior, Pedro Raimundo, em Peugeot 206 RC foi o vencedor, enquanto que Filipe Teixeira venceu entre os pequenos Seat Marbella do Troféu Fastbravo. O reduzido plantel de famalicenses foi perseguído pelo azar. João Ruivo e Alberto Silva, em Fiat Stilo Multijet cedo mostraram a sua rapidez, liderando entre as 2 Rodas Motrizes e sendo os 5º classificados. Contudo um pião no 2º troço, que os atirou para 7ºs, parecia prever o azar que iria colocar o fim à prova da dupla de Famalicão. Logo na zona inicial da PEC 3, "o carro escorregou e ficou fora de estrada, numa posição impossível de ser retirado sem ajuda, apesar de não ter um único risco", explicou João Ruivo. Enquanto esteve em prova, a opinião é praticamente unânime, a espectacularidade da dupla famalicense foi, uma vez mais, a palavra de ordem e quando aliada à rapidez pode trazer bons resultados. Melhores dias virão para Ruivo e Alberto Silva, certamente. Também azarado esteve André Cortinhas, a acompanhar João Barros Leite, no pelotão do Troféu Fastbravo, eles que eram os comandantes após a vitória no rali inaugural. Só que os problemas de motor foram notórios, nomeadamente ao nível da admissão, impediram a dupla de atingir o final do rali, abandonando a prova antes da PEC 3, numa altura que eram 5ºs entre os pequenos Seat Marbella. Mas para o navegador famalicense, as coisas seriam ainda piores, pois ficou com uma queimadura na mão enquanto tentava solucionar os problemas. Foi mesmo um "dia não" para os famalicenses... Luís Mota, com a quebra da transmissão no Mitsubishi Lancer IV e Octávio Nogueira, que colocou o Citroën Saxo Kit Car fora da estrada foram dois dos abandonos mais sonantes, numa prova com alguns despistes, um dos quais com consquências físicas para a dupla Carlos Gonçalves/Paulo Gonçalves, contudo tudo não passa já de um susto. Classificação Final 1º Pedro Peres/Tiago Ferreira - Ford Escort Cosworth - 48m29,3s
2º Ricardo Teodósio/Pedro Conde - Mitsubishi Lancer IV - a 21,4s3º Raul Aguiar/Pedro Pereira - Mitsubishi Lancer IV - a 1m20,6s
4º Vítor Santos/Filipe Carvalho - Ford Sierra Cosworth - a 3m52,7s
5º José Lopes/António Sousa - Peugeot 205 GTi - a 5m27,3s
6º Pedro Raimundo/Nuno Rodrigues da Silva - Peugeot 206 RC - a 5m35,2s
7º João Soares/João Barata - Citroën Saxo - a 5m54,8s
8º Francisco Grilo/Roberto Vilela - Citroën C2 GT - a 5m57,1s
9º Manuel Maia/Rui Vilaça - Fiat Punto HGT - a 6m42,7s
10º José Figueiredo/Paulo Lopes - Peugeot 206 GTI - a 6m58,9s Campeonato (4/10)
1º Jorge Santos - 72 Pts
2º Pedro Peres - 58 Pts
3º José Sousa - 53 Pts
4º Luís Mota - 46 Pts
5º João Ruivo - 44 Pts
6º Aníbal Rolo - 39 Pts
7º Manuel Coutinho - 39 Pts
8º Octávio Nogueira - 36 Pts
9º Joaquim Santos - 29 Pts
10º João Soares - 26 Pts O Open de Ralis regressa agora ao Norte e aos pisos de asfalto, com a realização do Rali de Vila Nova de Cerveira, nos dias 7 e 8 de Junho.
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