O Porto Motorshow, em paralelo com o Salão Autoclássico, encheu por completo a Exponor, num grande espectáculo proporcionado por vários pilotos nacionais e internacionais.
Com novidades relativamente ao circuito, que agora se estendia até ao paddock, através da rampa de ligação entre dois pavilhões, criando assim um ponto espectacular: um salto, que provocou excelentes momentos. O principal foco de atracção, o Troféu Piloto Motorshow animou todo o certame, apresentado um verdadeiro plantel de luxo, quer a nível de pilotos, quer de máquinas, trazendo inclusivé alguns pilotos espanhóis para abrilhantar ainda mais o evento. Também a dar outro colorido ao Motorshow estiveram Timo Salonen, campeão mundial de ralis em 1985 e Marc Duez, famoso por uma prestação fabulosa no Rali de Portugal de 1989, ao volante de um BMW M3. Ambos brindaram o público com várias actuações ao volante de Mitsubishi Lancer e como o cronómetro não contava, o espectáculo foi magnífico. Nos treinos qualificativos do Troféu Piloto Motorshow, Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer VIII) foi o mais rápido, deixando Vítor Pascoal (Peugeot 207 S2000) bem atrás, com João Ruivo (Fiat Punto HGT) a ser um surpreendente 3º classificado. Na final que apuraria o sucessor de Ricardo Teodósio, algumas situações não deram o brilhantismo desejado, pois Valter Gomes considerou-se prejudicado com liquido na pista, o que suscitou uma limpeza por parte da organização e que de certa forma prejudicou o concorrente seguinte, Vítor Pascoal. Sendo o último a entrar para a pista, e apesar de sentir a pista algo escorregadia, Armindo Araújo deu um recital de condução, vencendo com toda a justiça, repetindo o feito alcançando também no Motorshow em Vigo. Valter Gomes, também em Mitsubishi Lancer VIII, foi o 2º classificado, apesar de um toque nos jerseys, embora só tenha conseguído melhorar o seu tempo após a repetição que a organização permitiu que o piloto fizesse. No lugar mais baixo do pódio terminou o espanhol Amador Vidal, também ele a tripular o Mitsubishi Lancer VIII, autor de um magnífico salto que deixou os presentes completamente ao rubro. Logo atrás, surgem dois famalicenses presentes, Ricardo Costa e João Ruivo. O primeiro, ao volante do Mitsubishi Lancer VI, não teve feliz no apuramento, mas redimiu-se na final, numa prestação muito boa para o famalicense, em que de alguma forma também poderá ter perdido o lugar no pódio, com a repetição já referida. O segundo, no Fiat Punto HGT, venceu a categoria destinada às 2 rodas motrizes, depois de um duelo - no mesmo carro - com Pedro Leal e com Carlos Matos. O jovem piloto de Famalicão esteve ao melhor nível, fazendo diabruras com o pequeno Fiat, alcançando o 5º lugar final, na frente de alguns pilotos bem melhor equipados. José Pedro Miranda, também ele apurado para a final, no seu Peugeot 206, não foi além do 12º lugar final. O campeoníssimo Joaquim Santos (Ford Escort RS) foi o mais rápido entre os Clássicos, não sem antes ter causado algum desagrado aos espectadores, pela organização ter permitido uma repetição depois de uma falsa partida. As pazes foram feitas quando o antigo campeão nacional de ralis brindou os presentes com uma condução verdadeiramente espectacular, culminando num salto fantástico. Classificação Final
1º Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer VIII) - 1m02,53sCom novidades relativamente ao circuito, que agora se estendia até ao paddock, através da rampa de ligação entre dois pavilhões, criando assim um ponto espectacular: um salto, que provocou excelentes momentos. O principal foco de atracção, o Troféu Piloto Motorshow animou todo o certame, apresentado um verdadeiro plantel de luxo, quer a nível de pilotos, quer de máquinas, trazendo inclusivé alguns pilotos espanhóis para abrilhantar ainda mais o evento. Também a dar outro colorido ao Motorshow estiveram Timo Salonen, campeão mundial de ralis em 1985 e Marc Duez, famoso por uma prestação fabulosa no Rali de Portugal de 1989, ao volante de um BMW M3. Ambos brindaram o público com várias actuações ao volante de Mitsubishi Lancer e como o cronómetro não contava, o espectáculo foi magnífico. Nos treinos qualificativos do Troféu Piloto Motorshow, Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer VIII) foi o mais rápido, deixando Vítor Pascoal (Peugeot 207 S2000) bem atrás, com João Ruivo (Fiat Punto HGT) a ser um surpreendente 3º classificado. Na final que apuraria o sucessor de Ricardo Teodósio, algumas situações não deram o brilhantismo desejado, pois Valter Gomes considerou-se prejudicado com liquido na pista, o que suscitou uma limpeza por parte da organização e que de certa forma prejudicou o concorrente seguinte, Vítor Pascoal. Sendo o último a entrar para a pista, e apesar de sentir a pista algo escorregadia, Armindo Araújo deu um recital de condução, vencendo com toda a justiça, repetindo o feito alcançando também no Motorshow em Vigo. Valter Gomes, também em Mitsubishi Lancer VIII, foi o 2º classificado, apesar de um toque nos jerseys, embora só tenha conseguído melhorar o seu tempo após a repetição que a organização permitiu que o piloto fizesse. No lugar mais baixo do pódio terminou o espanhol Amador Vidal, também ele a tripular o Mitsubishi Lancer VIII, autor de um magnífico salto que deixou os presentes completamente ao rubro. Logo atrás, surgem dois famalicenses presentes, Ricardo Costa e João Ruivo. O primeiro, ao volante do Mitsubishi Lancer VI, não teve feliz no apuramento, mas redimiu-se na final, numa prestação muito boa para o famalicense, em que de alguma forma também poderá ter perdido o lugar no pódio, com a repetição já referida. O segundo, no Fiat Punto HGT, venceu a categoria destinada às 2 rodas motrizes, depois de um duelo - no mesmo carro - com Pedro Leal e com Carlos Matos. O jovem piloto de Famalicão esteve ao melhor nível, fazendo diabruras com o pequeno Fiat, alcançando o 5º lugar final, na frente de alguns pilotos bem melhor equipados. José Pedro Miranda, também ele apurado para a final, no seu Peugeot 206, não foi além do 12º lugar final. O campeoníssimo Joaquim Santos (Ford Escort RS) foi o mais rápido entre os Clássicos, não sem antes ter causado algum desagrado aos espectadores, pela organização ter permitido uma repetição depois de uma falsa partida. As pazes foram feitas quando o antigo campeão nacional de ralis brindou os presentes com uma condução verdadeiramente espectacular, culminando num salto fantástico. Classificação Final
2º Valter Gomes (Mitsubishi Lancer VIII) - 1m06,69s
3º Amador Vidal (Mitsubishi Lancer VIII) - 1m06,85s
4º Ricardo Costa (Mitsubishi Lancer VI) - 1m06,94s
5º João Ruivo (Fiat Punto HGT) - 1m07,34s
6º Pedro Leal (Fiat Punto HGT) - 1m07,69s
7º Vitor Pascoal (Peugeot 207 S2000) - 1m07,73s
8º Joaquim Santos - (Ford Escort RS) - 1m08,32s
9º Carlos Matos (Renault Clio S1600) - a 1m08,82s
10º Jorge Areias (Opel Kadett GTE) - 1m13,21s
12º José Pedro Miranda (Peugeot 206) - 1m17,11s Fotos: Ricardo Cunha (Pregoafundo.com)
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