18 setembro 2008

Ralis de regresso ao continente. Novidades são muitas, mas os inscritos continuam a ser poucos!

O Campeonato de Portugal de Ralis tem na Marinha Grande e em Pedrógão Grande uma jornada decisiva, marcando igualmente o regresso ao continente, depois de duas provas insulares.

O Rali Centro de Portugal, organizado pelo Clube Autómovel da Marinha Grande, apresenta um figurino novo, desde logo com os troços nocturnos de 6ª feira a ser um excelente "ingrediente", que promete captar a atenção dos adeptos, bem como dos pilotos, por certo já com uma certa nostalgia dos velhos tempos, em que os troços feitos à noite eram muito habituais. Ainda assim, "nem tudo são rosas", pois as listas de inscritos do CPR continuam a nivelar por baixo, em quantidade, sendo desta feita apenas 24 os concorrentes inscritos, dos quais 7 estão inseridos no Challenge Citroën C2, colocando uma vez mais o "dedo na ferida" e é mais uma aviso que algo tem que mudar, sendo a FPAK a primeira a ter obrigações e responsabiliades para fazê-lo.
O CAMG optou também por diminuir à quilometragem das provas especiais de classificação e ainda uma nova super especial, deixando Leiria e passando a ser na Marinha Grande, disputando-se duas vezes, na 6ª feira. Para além disso, as classificativas do Pinhal de Leiria também são diferentes dos anos anteriores, passando a ser idênticas às disputadas pelo Open de Ralis, a quando do Rali Vidreiro, à excepcção de Campos do Lis, que o Rali Centro de Portugal não disputa. Ao todo, são 127 km cronometrados que terá este rali, enquadrando-se mais na realidade nacional, após abdicar do estatuto internacional que possuia. A organização inovou também na longa ligação que este rali tem entre a Marinha Grande e Pedrógão, permitindo aos pilotos levarem a sua viatura de prova num reboque ou conduzida por um membro da equipa, desde que, obviamente, não sofra qualquer intervenção mecânica.
Desportivamente, Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000) é o grande favorito, podendo inclusivé decidir já a questão do título, bastando-lhe vencer o rali ou então terminar na frente do seu principal adversário, José Pedro Fontes. O piloto do Fiat Punto S2000 está motivado, por certo, ainda se lembra da boa prestação que obteve na edição passada deste rali, bem como quererá ir em busca da tão ambicionada vitória que nunca conseguiu obter. Mais atrás, mas bem atento a esta luta, deverá estar Vítor Pascoal, também em Peugeot 207 S2000, agora que está mais ambientado ao carro nos pisos de asfalto. O grande entusiasmo e simultaneamente incógnita deste rali será Mex Machado dos Santos, que faz regressar aos ralis os carros de tracção traseira, em concreto, um Porsche 911 GT3. O piloto quererá por certo adaptar-se a este novo estilo de condução, mas o resultado final pode ser surpreendentemente positivo, dadas as características do Porsche.
No Grupo N, Adruzilo Lopes e o famalicense José Janela, em Subaru Impreza WRX, querem manter a liderança do agrupamento, obtendo o maior número de pontos possíveis, num rali em que o piloto já triunfou por cinco vezes, mostrando que está em perfeita sintonia com estes troços. A concorrência virá principalmente de Fernando Peres e do seu Mitsubishi Lancer IX, que não tem sido muito feliz na presente temporada, mas quer apresentar-se na máxima força, colocando o pódio absoluto como uma meta atingir. Também aqui e com ambições de alcançar um bom resultado no agrupamento está a dupla de Famalicão, Ricardo Costa e Nuno Almeida, em Mitsubishi Lancer VIII. Após alguns azares na fase inicial do campeonato, a fase de asfalto é encarada com o intuito de ir em busca de pontos que minimizem os prejuízos e que assim permitam obter uma boa classificação, em termos de campeonato, no final do ano.
Também presente estará Vasco Ferreira, navegador famalicense, que acompanhará Carlos Matos, num Renault Clio S1600, sendo eles sérios candidatos aos lugares cimeiros entre os participantes com carros de duas rodas motrizes, sabendo de antemão que a concorrência não lhes dará tréguas. Pedro Leal, em Fiat Stilo Multijet e Barros Leite, a estrear o novo Seat Leon TDi serão os homens a bater nesta categoria.
Fique a saber os números dos famalicenses:
6 - Adruzilo Lopes/José Janela (Subaru Impreza WRX)
10 - Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Lancer VIII)
14 - Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600)

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