O último dia do Euromilhões Pax Rally foi de emoções, confusões e decisões, e quando já nem o próprio acreditava, eis que Stéphane Peterhansel é declarado vencedor. À partida, a diferença entre Carlos Sainz e Peterhansel cifrava-se em 31 segundos, prevendo-se uma luta muito acesa entre os dois pela vitória, porém foi um incêndio a baralhar as contas entre os dois. Assim que os primeiros carros chegaram ao CP1, foram imediatamente neutralizados, enquanto outros ainda o foram na partida, devido ao tal incêndio que lavrava nas imediações da especial. A organização decidiu então anular a parte inicial da etapa, passando então a ter 38 km apenas, a partir do CP1. Carlos Sainz foi o principal prejudicado pois até aí já tinha ganho mais alguns segundos ao seu adversário, mas foi num momento de desconcentração do espanhol que o rali ficou decidido, com Sainz a não conseguir evitar um capotanço no seu VW Race Touareg. No final, foram apenas 16 segundos que separaram os dois primeiros classificados, com vantagem para Stéphane Peterhansel, ele que se mostrou muito regular ao longo da toda a prova, deixando para os últimos dias o verdadeiro ataque, uma táctica que deu os resultados esperados. Na especial do dia, pela primeira vez a BMW conseguiu vencer, com Nasser Al Attiyah a ser o mais rápido na frente de Giniel de Villiers e de Luc Alphand. O vencedor do Pax Rally, Stéphane Peterhansel, não foi além do 6º lugar, na frente do melhor português da etapa, Ricardo Leal dos Santos (BMW X5), naquela que foi a única etapa que Filipe Campos não triunfou entre a armada lusitana. Carlos Sainz ficou logo atrás a cerca de 2 minutos do homem mais rápido do dia, At Attiyah. Num dia em que tudo se poderia perder e pouco ou nada a ganhar, a Padock Competições teve um dia calmo, com os famalicenses Adélio Machado e Filipe Martins a alcançarem o 25º e 32º tempo, respectivamente. E se Filipe Martins manteve a classificação geral, o responsável da equipa famalicense subiu até ao 21º lugar, numa prestação muito boa de todos os pilotos que integraram a estrutura. Alejandro Martins/José Marques foram os melhores entre a Padock Competições, alcançando o 18º lugar, ao passo que a outra dupla que atingiu o final, Francisco Pita/Humberto Gonçalves, foram os 31ºs, entre os 39 que terminaram a prova. Nas motos, Ruben Faria foi o vencedor, com pouco mais de 6 minutos de vantagem sobre Cyril Despres e com quase 8 sobre Marc Coma. Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves completaram a excelente prestação lusa entre as motos, fechando o lote dos cinco primeiros. Classificação Final 1º Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi Pajero Evo) - 10h54m14s
2º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg 2) - a 16s3º Luc Alphand/Gilles Picard (Mitsubishi Pajero Evo) - a 1m21s
4º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg 2) - a 2m42s
5º Nasser Al-Attiyah/Tina Thorner (BMW X3) - a 5m41s
6º Joan Roma/Lucas Cruz (Mitsubishi Pajero Evo) - a 12m00s
7º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), a 20m14s
8º Guerlain Chicherit/Matthieu Baumel (BMW X3) - a 1h00m13s
9º Miroslav Zapletal/Tomas Ouredniucek (Mitsubishi Pajero )- a 1h01m51s
10º Maurizio Traglio/Fabien Lurquin (Nissan Pathfinder) - a 1h40m04s
20º Céu Pires de Lima/Filipe Martins (Toyota Land Cruiser) - a 3h13m12s
21º Adélio Machado/Paulo Torres (Toyota Land Cruiser) - a 3h18m08s
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