A pouco mais de uma semana do início da temporada de 2009 dos ralis nacionais, com a realização do Rali de Montelongo, prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis e também para o Campeonato Regional de Ralis/Norte, eis que os pilotos de Famalicão têm já projectos definidos, apesar de algumas notícias de última hora.
Essas notícias são provenientes da FPAK e dizem respeito ao regime de excepcção concedido para que os Mitsubishi Lancer Evo 5, 6 e 6.5 e os Subaru Impreza 555 possam participar no Open, uma vez que ainda possuem homologação FIA. Esta decisão federativa caiu mal no seio dos pilotos, pois se por um lado os carros são bem vindos ao plantel do Open, por outro não tem cabimento anunciá-la a dois dias do encerramento das inscrições para a primeira prova, quando muitos projectos estão já encaminhados e direccionados noutro sentido. Prova disso é o famalicense Ricardo Costa que tem um Lancer Evo 6 que servia de carro de treinos no ano passado em que militou no Campeonato de Portugal de Ralis, no Lancer Evo 8, que entretanto vendeu. "Depois do Mex (promotor do Open) ter revelado na conferência de imprensa do Rali de Penafiel que a FPAK não permitiria estes carros na categoria VSH, tratamos de adquirir um Evo 4, deixando de lado o Evo 6 que possuía, e ainda possuo. Comecei a preparar tudo para estar presente na primeira prova e agora sou confrontado com esta alteração regulamentar a menos de duas semanas do Rali de Montelongo", começou por explicar Ricardo Costa ao site Sportmotores.com. O sentimento deste proprietário de dois Lancer é de "insatisfação! Tinha um Lancer para correr mas fui obrigado a adquirir outro mais antigo, que agora está de certa forma obsoleto e posso utilizar o carro que já tinha anteriormente. Resumindo, eu deitei dinheiro pela janela fora com esta situação". Um início de época atribulado para a Macominho Sport, esperando-se uma "resposta" por parte de Ricardo Costa/Nuno Almeida na estrada, a começar já no Rali Montelongo.
Também de pedra e cal no Open de Ralis estará a dupla João Ruivo/Alberto Silva. Em entrevista dada também ao Sportmotores.com, e tal como já tinha dito ao Famalicão Motor, o piloto famalicense anunciou a sua presença já na primeira prova. "Temos confirmado o nosso grande patrocinador que é o Crédito Agrícola, o qual faz questão que nos mantenhamos no Open, em vez de evoluir para o CPR. A visibilidade e retorno do Open é boa e uma subida ao nacional implicaria custos muitos superiores". Apesar de garantida a participação com a confirmação do seu principal patrocinador, "ainda não temos o orçamento completo para 2009". O facto de ter um apoio tão significativo garantido apenas assegura o básico que é "alinhar no campeonato. Os restantes apoios que estamos a tentar garantir servirão para melhorar o nosso nível de participação e de evolução do carro. Gostaríamos de partir para o campeonato com alguma margem de manobra para evoluir, ou até poder estar mais seguros em caso de azar, e assim arriscar mais", concluiu João Ruivo.
Para além destes dois projectos que certamente estarão na discussão das vitórias no Open de Ralis, relembramos que também Nuno Pina já anunciou o seu projecto no Desafio Modelstand, ao volante de um Peugeot 206 GTI, por isso, temos os ingredientes todos para o sucesso famalicense neste campeonato.
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