Com todos os cenários a preverem um ano de crise e recessão económica, o Campeonato Open de Ralis parece viver alheio a estas preocupações e continua a cativar muitos pilotos, com alguns deles a preferirem este campeonato em deterimento do Nacional. Comparativamente com 2008, a 3ª edição do Open de Ralis apresenta algumas novidades de vulto, alguma já apresentadas aqui. Apesar dos timings não terem sido os ideiais, há duas alterações que provocaram alguma polémica e discussões, nomeadamente o regime de excepcção para que Mitsubishi Lancer V e VI, bem como Subaru Impreza 555 possam participar, bem como a obrigatoriedade dos concorrentes reservarem em certos locais dos seus carros um espaço para publicidade dos patrocinadores do Open de Ralis. O facto de ambas as medidas ter sido implementadas a menos de 2 semanas do rali faz com que pilotos se sintam algo desagradados neste início de temporada de ralis no nosso país. Em termos de provas, nada a registar para além do Rali de Arganil passar para a fase de terra, deixando de haver ralis neste piso no meio da fase de asfalto. Em relação aos pilotos, Pedro Peres volta a apostar no Ford Escort RS Cosworth e assim é novamente o grande favorito à vitória no Rali Montelongo e no campeonato, tentando assim repetir o alcançado nos dois últimos anos. A principal oposição a Peres virá dos outros repetentres do Open, a dupla famalicense João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) e Luís Mota, novamente no Mitsubishi Lancer IV. Ora se Ruivo mostrou que no asfalto que pode discutir as vitórias à geral, tendo inclusivé vencido este rali em 2008, Mota quer provar que no asfalto é tão rápido quanto na terra. Mas há pilotos que decidem pela primeira vez apostar no Open e alguns deles serão certamente candidatos aos lugares cimeiros, onde figura a dupla famalicense Ricardo Costa/Nuno Almeida. A equipa da Macominho Sport vai apostar no Mitsubishi Lancer VI que utilizava para treinos, seguíndo assim o regime excepccional aberto pela FPAK. Também Armindo Neves é um piloto a ter em conta, utilizando o Hyundai Coupé Kit Car para alcançar os lugares da frente. Em sentido contrário, algumas ausências sonantes, com Jorge Santos e Octávio Nogueira a deixarem por enquanto os seus Citroën Saxo Kit Car na garagem, assim como Manuel Coutinho ainda não decidiu o que fazer este ano. Os Clássicos vivem uma crise de participantes, num ano em que o campeonato se limita a 6 ralis, todos eles parte integrante do Open. Entre os favoritos, estarão os famalicenses Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS) e Aníbal Rolo, que conta agora com o campeão em título, José Sousa no banco do lado direito do Renault 5 Turbo. Ainda o Campeonato Júnior compõe a primeira jornada do Open de Ralis, porém aqui é uma total razia de participantes, com apenas Emanuel Figueiredo a estar inscrito. Também se inicia em Fafe o Regional de Ralis Norte, este ano com a particularidade de ser necessária uma prévia inscrição para pontuar, onde nomes como Armindo Neves, António Oliveira, André Cabeças ou Júlio Bastos serão figuras da frente. Em termos de estrutura, o Rali Montelongo sofreu algumas alterações, sendo a inclusão da prova especial de Vila Cova e um novo formato da especial de Travassos as mudanças mais assinaláveis. A prova terá início no sábado pelas 10H30 e será composta por seis especiais de classificação. Dupla passagem por Vila Cova, Travassos e Montim num total de 50,48km. Fique a saber ao pormenor quem serão os famalicenses que estarão à partida do Rali Montelongo: 2 - João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) -- Repetir a vitória do ano passado será difícil, mas não é tarefa impossível. A dupla do Crédito Agrícola Rally Team quer ser mais regular que em 2008 e um lugar no pódio serve na perfeição os seus objectivos. 5 - Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS) -- Cada vez mais uma equipa a ter em conta nos Clássicos, tendo inclusivé vencido provas no ano passado. Se a rapidez está sempre presente, a ausência em algumas provas impediu a luta pelo ceptro final, que certamente será um objectivo para 2009. 6 - Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Lancer VI) -- A dupla da Macominho Sport deixa o Nacional de Ralis e muda-se para o Open, com claros objectivos de lutar pelos lugares da frente. Neste primeiro rali, a ideia será ver onde se situam perante a concorrência, se bem que o pódio não será uma miragem. 10 - Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) -- Depois de um ano em que abraçaram outros projectos, esta dupla famalicense volta a reunir-se nos ralis. A aposta é a vitória no Desafio Modelstand, que começa apenas no Fundão, servindo esta prova como um teste à viatura da SFR Racing. 27 - Martinho Ribeiro/Paulo Marques (Ford Puma Kit Car) -- O co-piloto famalicense acompanha um piloto bastante rápido e com um carro que, apesar de estar algo desactualizado, é capaz de atingir os lugares de topo. Certamente uma dupla a ter em conta. 29 - Ricardo M. Costa/Manuel Macedo (BMW 320is) -- Em 2008 não foram tão assíduos, cumprindo apenas alguns ralis de asfalto, pelo que agora um bom resultado entre os concorrentes com VSH será o objectivo da dupla do espectacular BMW amarelo. 32 - José Carvalho/Miguel Gonçalves (Fiat Punto HGT) -- O piloto de Famalicão aposta agora no Open de Ralis, depois da sua estréia no Rali de Famalicão em 2008. Sendo a sua primeira prova ao volante do Fiat e também em piso de asfalto, os objectivos passarão pela aprendizagem e evolução gradual. 51 - Paulo Gonçalves/Miguel Marques (Seat Ibiza GTI) -- O navegador famalicense também se estreou na prova da terra, integrando agora a Mister Speed Motorsport. Com um carro bastante rápido as aspirações por um lugar respeitável na caravana do Regional Norte serão legitimas. 61 - Orlando Magalhães/José Azevedo (Citroën AX) -- Mais um piloto que aposta num navegador de Famalicão. As limitações da sua máquina não permitem grandes voos, mas a fiabilidade pode estar do seu lado e com isso ir subindo na tabela à medida que a prova evolui. 63 - José Janela/Frederico Carvalho (VW Polo GTI) -- O mentor do Team Famalicão volta ao volante. Teoricamente sem grandes possibilidades de chegar aos lugares pontuáveis, o experiente piloto/navegador já mostrou que é possível contrariar isso com o pequeno VW. Horário Sábado, 17 de Janeiro
10h30 – Partida de Fafe (Feira Velha)10h40 – Parque de Assistência (Parque da Feira)
11h18 – PEC 1 – Vila Cova 1 (6,07 km)
11h35 – PEC 2 – Travassós 1 (11,40 km)
12h16 – PEC 3 – Montim 1 (7,77 km)
12h41 – Reagrupamento (Parque da Feira)
13h26 – Parque de Assistência (Parque da Feira)
13h54 – PEC 4 – Vila Cova 2
14h11 – PEC 5 – Travassós 2
14h52 – PEC 6 – Montim 2
15h37 – Parque de Assistência (Parque da Feira)
16h00 – Pódio (Arcada) Mais informações na barra lateral.
Sem comentários:
Enviar um comentário