José Janela teve um ano bastante preenchido, como aliás vem sendo um hábito na sua carreira, sendo o famalicense um dos navegadores de ralis mais experientes no activo. Começando o ano a navegar João Fernando Ramos, a passagem do CPR para a fase de asfalto levou o experiente co-piloto famalicense a ingressar num ambicioso projecto juntamente com Adruzilo Lopes, ajudando o piloto da ARC Sport a chegar ao título, algo que Janela não conseguiu devido aos pontos que não amealhara na primeira metade da temporada. Ainda uma participação ou outra pontual a conduzir compuseram 2008, nomeadamente no Rali de Famalicão, mas mais por gozo e diversão. Na Velocidade e sempre que se fala no Challenge Desafio Único, eis que José Janela e o Team Famalicão são tidos e achados, sendo dos principais animadores desta competição monomarca que coloca a correr os pequenos e diabólicos Fiat Uno 45. 1) Que balanço faz da época de 2008? Participei em campeonatos tão distintos como a Velocidade, Todo Terreno e Ralis. Na Velocidade como piloto no Desafio Único com o Fiat Uno, no Todo Terreno como piloto nas 24 Horas de Fronteira, nos Ralis como navegador de João F. Ramos, fase de terra e Adruzilo Lopes, fase de asfalto. Com um grande número de provas, 2008 foi um ano óptimo em termos de resultados, mas foi nos ralis como navegador que a alegria foi maior com a obtenção do 2º lugar nacional no grupo N, contribuindo para a conquista de mais um título de campeão nacional para Adruzilo Lopes. 2) Qual o momento mais alto/feliz da temporada? Tive bons momentos ao longo do ano de 2008, mas o Rali de Mortágua pode ser considerado o momento de excelência, pois foi o rali da conquista do título de Campeão para o Adruzilo Lopes e para a ARC Sport, confirmando assim, que fiz um excelente trabalho ao longo do campeonato. 3) Qual o momento para esquecer? No desporto automóvel os resultados menos bons nunca podem ser para esquecer, pois os mesmos fazem parte da aprendizagem constante que é exigida pela modalidade, existe uma permanente evolução das viaturas que leva-nos a novos limites, por isso, quanto mais conscientes estivermos das coisas boas e menos boas do passado, somos no presente mais fortes e mais eficazes. 4) Como vê o momento actual do desporto motorizado famalicense e que futuro espera? Famalicão tem história no desporto motorizado, tem 4 pilotos de qualidade superior, que são referências nacional, temos um grande número de praticantes, temos o Rali de Famalicão, temos outros eventos que divulgam a modalidade, daí só posso dizer que Famalicão tem todas as condições para continuar a fazer evoluir pilotos a atingir a qualidade de campeões e criar estímulos nas empresas famalicenses para apostarem no desporto motorizado como meio de divulgação dos seus produtos e marcas. 5) Que perspectivas e projectos para 2009? As perspectivas são as melhores pois sei que em 2009 vou continuar a praticar automobilismo, numa fase que tudo é meio segredo e estudo da melhor opção, só posso adiantar que tenho convites com projectos ganhadores para o Campeonato de Portugal de Ralis e para o de Todo Terreno. Aproveito a ocasião para dar os parabéns ao Famalicão Motor, que é um exemplo nacional, pelo excelente trabalho que faz em prol do desporto motorizado famalicense, contribuindo com os seus artigos divulgar e dar a conhecer pilotos e seus resultados nas provas dos diferentes campeonatos nacionais e regionais. É o vosso trabalho que nos estimula sermos cada vez melhores e ajuda os nossos projectos a ter mais credibilidade junto das empresas patrocinadoras.
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