A somente 3 etapas do final deste Dakar, eis um verdadeiro golpe de teatro. Numa altura em que quer os Automóveis, quer as Motos tinham os seus lideres confortavelmente instalados, Carlos Sainz despistou-se e abandonou, numa tirada nada fácil para as hostes famalicenses.
A tirada era bastante complicada, com muita areia branca e fina, muito mole, para além de alguns perigos, o que obrigou a organização a neutralizar a etapa, permitindo a recuperação de alguns concorrentes bastante atrasados que estavam parados na especial. Para Adélio Machado, as coisas até nem correram mal de todo, mesmo com muitos atascanços, pois o piloto famalicense alcançou o final da etapa com o 56º tempo mais rápido do dia, contudo a uma distância enorme do vencedor da mesma. Adélio Machado continua a ser o melhor piloto luso, apesar de ter descido para a 37ª posição. "Atascamos por diversas vezes e, numa delas tivemos mais de 4horas a cavar para sair de lá. Isto é de loucos. Este Dakar é mesmo só para duros, muita navegação, maus tempo, enfim, temos apanhado de tudo. A especial até nem correu mal, vínhamos com uma boa toada até que, para passar as dunas brancas foi um martírio, quase dobrava a duna, de tanta areia que mudei do sítio. Felizmente que temos conseguidos superar todas estas dificuldades, o carro tem estados impecável e, lá continuamos entre a cada vez mais curta caravana do Dakar, onde os objectivos são agora manter a posição. Perdi muito tempo nesta especial e desci dois lugares nos T2", referiu o responsável da Padock Competições. Já Martine Pereira, acompanhado por José Marques, não tem tido vida fácil nesta sua primeira prova no TT, porém tem lutado com todas as forças para atingir novamente Buenos Aires, cumprindo assim o objectivo proposto. O famalicense da Padock Competições obteve o 85º lugar, sendo agora o 81º da geral. Um pouco à frente de Martine Pereira chegou Francisco Pita, também piloto da equipa de Famalicão, que foi o 82º da especial, ocupando o 80º posto. Tal como referimos, houve mudanças na frente da prova, com Carlos Sainz a ser vitima das armadilhas do percurso, sendo obrigado a abandonar depois de um despiste, no qual o seu co-piloto Michel Perin partiu uma clavícula. Assim, a liderança foi parar de "mão beijada" até Giniel de Villiers, que tem no colega de equipa Mark Miller o seu principal rival nas etapas que restam. O sul africano foi claramente o mais veloz, deixando Miller a mais de 16 minutos, sendo agora um dos fortes candidatos a alcançar Buenos Aires no 1º lugar. Entre os portugueses, o mais rápido do dia foi, uma vez mais, Ricardo Leal dos Santos, no 40º lugar, porém o piloto do BMW chegou a rodar nos dez mais rápidos. Curiosamente atrás do português, ficou Joan Roma, no único Mitsubishi oficial que resta, claudicando assim as suas aspirações a um lugar no pódio. Nas motos, a vitória na especial foi para Cyril Després (KTM), superando-se aos espanhóis Marc Coma e Farres Guell. A intempérie que se abateu sobre as regiões de Fiambalá e La Rioja tornou a vida dos motards bem mais complicada, com chuva torrencial e ventos fortes a marcar a sua presença ao longo de quase toda a tirada. Hélder Rodrigues manteve o 5º lugar da geral, apesar de não ter ido além do 10º tempo do dia. Paulo Gonçalves entrou no Top-10, ocupando precisamente o 10º posto, após o 12º lugar na etapa. No comando, Coma está inalcançável, com Després a ser agora o 2º, a 1h29m48s. Nos camiões, o incrível Vladimir Chaguin obteve mais uma vitória (que lhe daria o 4º lugar nos carros!!), tendo agora 1m33s de vantagem sobre o seu colega de equipa, o também russo Kabirov. Classificação Carros-Etapa
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - 4h06m43s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 16m17s
3º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 25m27s
4º Dieter Depping/Timo Gottschalk (VW Race Touraeg) - a 42m02s
5º Leonid Novitsky/Oleg Tyupenkin (BMW X3 CC) - a 55m25s
(...)
40º Ricardo Leal dos Santos/Pedro P. Lima (BMW X5) - a 7h07m05s -- 1º Português
(...)
56º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 7h55m45s
(...)
82º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 8h46m43s
(...)
85º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 9h43m48s Classificação Carros-Geral
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - 43h46m58s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 2m35s
3º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 1h18m52s
4º Ivar Erik Tollefsen/Quin Evans (Nissan Navara) - a 5h48m21s
5º Krzysztof Holowczyc/Jean-Marc Fortin (Nissan Navara) - a 6h44m42s
(...)
37º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 39h49m52s -- 1º Português
(...)
80º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 267h29m42s
81º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 267h54m14s A etapa de hoje, entre La Rioja e Córdoba, foi encurtada em 324 quilómetros, portanto apenas 220 constituirão a especial do dia, isto devido às chuvas torrenciais que se abatem na região.
A tirada era bastante complicada, com muita areia branca e fina, muito mole, para além de alguns perigos, o que obrigou a organização a neutralizar a etapa, permitindo a recuperação de alguns concorrentes bastante atrasados que estavam parados na especial. Para Adélio Machado, as coisas até nem correram mal de todo, mesmo com muitos atascanços, pois o piloto famalicense alcançou o final da etapa com o 56º tempo mais rápido do dia, contudo a uma distância enorme do vencedor da mesma. Adélio Machado continua a ser o melhor piloto luso, apesar de ter descido para a 37ª posição. "Atascamos por diversas vezes e, numa delas tivemos mais de 4horas a cavar para sair de lá. Isto é de loucos. Este Dakar é mesmo só para duros, muita navegação, maus tempo, enfim, temos apanhado de tudo. A especial até nem correu mal, vínhamos com uma boa toada até que, para passar as dunas brancas foi um martírio, quase dobrava a duna, de tanta areia que mudei do sítio. Felizmente que temos conseguidos superar todas estas dificuldades, o carro tem estados impecável e, lá continuamos entre a cada vez mais curta caravana do Dakar, onde os objectivos são agora manter a posição. Perdi muito tempo nesta especial e desci dois lugares nos T2", referiu o responsável da Padock Competições. Já Martine Pereira, acompanhado por José Marques, não tem tido vida fácil nesta sua primeira prova no TT, porém tem lutado com todas as forças para atingir novamente Buenos Aires, cumprindo assim o objectivo proposto. O famalicense da Padock Competições obteve o 85º lugar, sendo agora o 81º da geral. Um pouco à frente de Martine Pereira chegou Francisco Pita, também piloto da equipa de Famalicão, que foi o 82º da especial, ocupando o 80º posto. Tal como referimos, houve mudanças na frente da prova, com Carlos Sainz a ser vitima das armadilhas do percurso, sendo obrigado a abandonar depois de um despiste, no qual o seu co-piloto Michel Perin partiu uma clavícula. Assim, a liderança foi parar de "mão beijada" até Giniel de Villiers, que tem no colega de equipa Mark Miller o seu principal rival nas etapas que restam. O sul africano foi claramente o mais veloz, deixando Miller a mais de 16 minutos, sendo agora um dos fortes candidatos a alcançar Buenos Aires no 1º lugar. Entre os portugueses, o mais rápido do dia foi, uma vez mais, Ricardo Leal dos Santos, no 40º lugar, porém o piloto do BMW chegou a rodar nos dez mais rápidos. Curiosamente atrás do português, ficou Joan Roma, no único Mitsubishi oficial que resta, claudicando assim as suas aspirações a um lugar no pódio. Nas motos, a vitória na especial foi para Cyril Després (KTM), superando-se aos espanhóis Marc Coma e Farres Guell. A intempérie que se abateu sobre as regiões de Fiambalá e La Rioja tornou a vida dos motards bem mais complicada, com chuva torrencial e ventos fortes a marcar a sua presença ao longo de quase toda a tirada. Hélder Rodrigues manteve o 5º lugar da geral, apesar de não ter ido além do 10º tempo do dia. Paulo Gonçalves entrou no Top-10, ocupando precisamente o 10º posto, após o 12º lugar na etapa. No comando, Coma está inalcançável, com Després a ser agora o 2º, a 1h29m48s. Nos camiões, o incrível Vladimir Chaguin obteve mais uma vitória (que lhe daria o 4º lugar nos carros!!), tendo agora 1m33s de vantagem sobre o seu colega de equipa, o também russo Kabirov. Classificação Carros-Etapa
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - 4h06m43s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 16m17s
3º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 25m27s
4º Dieter Depping/Timo Gottschalk (VW Race Touraeg) - a 42m02s
5º Leonid Novitsky/Oleg Tyupenkin (BMW X3 CC) - a 55m25s
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40º Ricardo Leal dos Santos/Pedro P. Lima (BMW X5) - a 7h07m05s -- 1º Português
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56º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 7h55m45s
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82º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 8h46m43s
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85º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 9h43m48s Classificação Carros-Geral
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - 43h46m58s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 2m35s
3º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 1h18m52s
4º Ivar Erik Tollefsen/Quin Evans (Nissan Navara) - a 5h48m21s
5º Krzysztof Holowczyc/Jean-Marc Fortin (Nissan Navara) - a 6h44m42s
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37º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 39h49m52s -- 1º Português
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80º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 267h29m42s
81º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 267h54m14s A etapa de hoje, entre La Rioja e Córdoba, foi encurtada em 324 quilómetros, portanto apenas 220 constituirão a especial do dia, isto devido às chuvas torrenciais que se abatem na região.
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