Tal como se previa. a 5ª Etapa do Dakar Argentina-Chile não foi nada fácil, tanto é que a esta hora ainda só é possível obter a classificação das motos e de alguns automóveis, onde ainda não se incluem os dois pilotos famalicenses, Adélio Machado e Martine Pereira, nem tão pouco quaisquer outros concorrentes lusos.
Como os pilotos de Famalicão ainda não chegaram, fica a informação que à passagem do quilómetro 422, ou seja, a cerca de 80 do final da etapa, Martine Pereira era o melhor colocado, no 64º lugar, enquanto Adélio Machado seguia um pouco mais atrás, era 69º. Francisco Pita seguia em plano de destaque, sendo o melhor dos homens da Padock Competições, no 50º posto. Assim que houver mais novidades, actualizaremos a notícia.
Lá na frente, houve mudança na liderança da prova, sendo agora Nasser Al-Attiyah (BMW) quem segue no 1º lugar, destronando Carlos Sainz que se atrasou bastante nas dunas já na parte final da etapa, tendo inclusivé capotado. Etapa essa que foi ganha pelo sul africano Giniel de Villiers que suplantou outro piloto da VW, o alemão Dieter Depping. A encerrar o pódio do dia tivemos o espectacular Robby Gordon no não menos fantástico Hummer, a já mais de 4 minutos. O até hoje lider Carlos Sainz não foi além do 8º posto a mais de 15 minutos do vencedor, enquanto Stéphane Peterhansel viu uma penalização relegá-lo para 9º, ele que também capotou e a continuidade na prova está em risco. Como já foi dito, na liderança segue Al-Attiyah que tem a forte pressão da VW, com de Villiers, Sainz e Miller na sua perseguição. Joan Roma é o melhor dos homens da Mitsubishi, surgindo no 5º posto a já 24 minutos, comprovando que não está a ser um rali fácil para a marca japonesa.
Nas motos, o vencedor do dia foi Jonah Street (KTM), com Frans Verhoeven a ser o 2º mais rápido, mas já a mais de 5 minutos. A liderança permanece em Marc Coma, que mesmo perdendo cerca de 15 minutos na tirada de hoje, tem ainda 27m12s para gerir face a Street. Um dos heróis do dia foi Hélder Rodrigues ao alcançar um brilhante 5º lugar, valendo lhe mais uma subida na tabela, ele que ocupa agora o 6º lugar, com uma diferença de 1h17m54s para o comandante da prova. Também Paulo Gonçalves está a ter uma boa prestação, estando já à porta do Top-10, mais concretamente no 12º lugar, num dia em que Luís Ferreira abandonou a prova, depois de insolúveis problemas na sua BMW. Nos camiões, Fridaus Kabirov (Kamaz) foi o vencedor da etapa com uma vantagem significativa sobre o seu colega de equipa Vladimir Chaguin e sobre o ainda lider Gerard de Rooy, se bem que por apenas escassos 13 segundos face a Kabirov. Elisabete Jacinto foi obrigada a abandonar, depois de um incidente com um concorrente automóvel, com o seu MAN a pegar fogo de seguída, contudo sem consequências físicas para a piloto portuguesa.
Classificação Carros-Etapa
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - 5h47m43s2º Dieter Depping/Timo Gottschalk (VW Race Touareg) - a 2m18s
3º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H1) - a 4m12s
4º Nasser Al-Attiyah/Tina Thorner (BMW X3 CC) - a 5m23s
5º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 8m59s Classificação Carros-Geral
1º Nasser Al-Attiyah/Tina Thorner (BMW X3 CC) - 18h44m37s
2º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - a 2m40s
3º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - a 6m33s
4º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 19m55s
5º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 24m29s
A etapa de 5ª feira, a 6ª da prova, vai ligar San Rafael até Mendoza, numa tirada em que as dunas voltam a fazer parte do percurso, em mais uma etapa de muito trabalho e repleta de obstáculos. As pistas são propícias à velocidade na segunda parte da especial, para além de exigir muita navegação, dada a variedade de direcções. Já na zona final, o rali entra no maciço andino.
Sem comentários:
Enviar um comentário