Mais um piloto que tem o dom da palavra na rúbrica "Fim de ano por...", agora é a vez de Vasco Ferreira. O navegador famalicense obteve o 2º lugar no Campeonato de Portugal de Ralis, na categoria A/N até 1600cc, depois de um ano a navegar Carlos Matos, num Renault Clio S1600. Vasco Ferreira é, hoje em dia, um dos valores mais seguros e experientes, do panorama dos ralis em Portugal, sendo 2009 um ano especial, comemorando 10 anos no desporto motorizado. 1) Que balanço faz da época 2008? A época de 2008 foi muito positiva, visto que conseguimos alcançar o objectivo a que nos propusemos no início da temporada, que era o título nacional na categoria 1600cc. Infelizmente esse objectivo só foi alcançado pelo Carlos Matos, já que eu só fui Vice-Campeão Nacional, porque não fiz o Rali Torrié, nem o Rali de Portugal com ele, o que me levou a perder muitos pontos para os meus adversários. Mesmo assim, o 2º lugar deixa-me muito satisfeito, já que a época foi feita com muitos sacrifícios em termos pessoais e profissionais. E aproveito para dizer que este título só foi possível graças ao excelente trabalho e profissionalismo da nossa equipa de mecânicos, para eles um agradecimento especial. 2) Qual o momento mais alto/feliz da temporada? Escolho o Rali Centro de Portugal, pois foi aquele onde obtivemos a melhor classificação, com o 4º lugar à geral. Mas penso que também o Rali de Mortágua foi um grande momento, pois travamos uma grande luta com o Pedro Leal, sob condições climatéricas muito difíceis, onde obtemos excelentes cronos em várias especiais e terminamos a apenas 4 segundos do Pedro Leal. Este foi o rali em que impusemos todas as nossas capacidades desde o primeiro ao último quilómetro, para nós foi o rali mais e melhor disputado na época de 2008. 3) Qual o momento para esquecer? Sem dúvida que o momento para esquecer foi a desistência no SATA Rali dos Açores. Desistimos a duas classificativas do final do rali, quando éramos 2ºs na classe 1600cc, atrás de um piloto local, e isso fez nos perder pontos preciosos na discussão do nosso campeonato. Foi, sem dúvida, uma grande desilusão para toda a equipa, que tudo fez para que o carro estivesse nas melhores condições para angariar o máximo de pontos possíveis. Infelizmente o motor não quis colaborar e partiu, sendo assim um final triste para toda a equipa num rali que é desgastante para nós, mas que é um verdadeiro espectáculo e me dá um gozo tremendo disputá-lo. 4) Como vê o momento actual do desporto motorizado famalicense e que futuro espera? Vejo que, actualmente, um grupo de pessoas tem feito tudo para que o desporto motorizado em Famalicão não adormeça, com a criação da Super Especial, que tem sido um grande sucesso, tal como o Rali de Famalicão. Mas penso que o nosso concelho tem todas as condições para poder ter, por exemplo, um rali a contar para o Open de Ralis, esse sim seria um rali proporcional em relação ao número de aficionados que existem em Famalicão e nos arredores. Sei também que não é fácil que isso aconteça, mas com a criação do tão falado clube que irá existir, pode ser que seja uma rampa de lançamento para que isso suceda, esperemos bem que sim para o bem do desporto motorizado na nossa região. Penso que, igualmente, faz muita falta a Famalicão uma pista de Karting, pois certamente que os praticantes não iriam faltar. 5) Que perspectivas e projectos para 2009? Em 2009, vou completar 10 anos de carreira no desporto motorizado, o que me deixa bastante orgulhoso, pois é o meu desporto favorito e no qual tenho tido oportunidade de conquistar alguns resultados de relevo. Espero poder estar à partida do Campeonato de Portugal de Ralis, com o Carlos Matos, para disputar o novo campeonato de 2L/2 Rodas Motrizes, novamente com o Renault Clio S1600.
Neste momento, ainda não posso confirmar nada a 100%, pois estamos a estudar com alguns possíveis patrocinadores a mudança para um carro 4x4 de Grupo N ou então continuar com o Renault, sendo essas as duas possibilidades. Posso também vir a disputar um troféu no Open de Ralis, mas também ainda nada está garantido. O Rali de Famalicão está, também, no meu pensamento, mas aqui passo para o volante, vamos ver se é possível voltar a fazer este rali em 2009 e que corra melhor do que no ano passado. Espero, sinceramente, que 2009 seja um bom ano desportivo para todos os intervenientes e espectadores.
Neste momento, ainda não posso confirmar nada a 100%, pois estamos a estudar com alguns possíveis patrocinadores a mudança para um carro 4x4 de Grupo N ou então continuar com o Renault, sendo essas as duas possibilidades. Posso também vir a disputar um troféu no Open de Ralis, mas também ainda nada está garantido. O Rali de Famalicão está, também, no meu pensamento, mas aqui passo para o volante, vamos ver se é possível voltar a fazer este rali em 2009 e que corra melhor do que no ano passado. Espero, sinceramente, que 2009 seja um bom ano desportivo para todos os intervenientes e espectadores.
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