11 janeiro 2009

8ª Etapa Dakar: Famalicenses em bom nível no recomeço da prova

Após o merecido dia de descanso, onde os pilotos aproveitaram para restabelecer forças e energias, as suas máquinas eram totalmente revistas, bem como a organização procurava dar de novo ao Dakar Argentina Chile um pouco de... organização! Pois, parece redundante, mas foi com isso mesmo que a ASO se preocupou, depois dos atolanço colectivo e consequente chegada tardia na etapa seguinte. Assim e contrariando informações que chegaram a ser divulgadas, os pilotos portugueses onde se incluiam dois membros da Padock Competições, Martine Pereira e Francisco Pita, não foram excluídos, por uma situação criada por factos alheios.

A etapa de hoje, com 294 quilómetros cronometrados, entre Valparaiso e La Serena, desenrolou-se ao estilo de um baja portuguesa, com pisos rápidos e com algum pó, situação habitual nesta prova sul americana. Adelio Machado será agora 33º classificado, após o 42º tempo mais rápido do dia, continuando assim a liderar entre as equipas portuguesas. "Andamos com segurança e sempre a velocidades que ainda não tínhamos atingido neste Dakar. Deu para desenferrujar um pouco o acelerador do Toyota", revelou o piloto da Padock Competições bastante agradado com o resultado alcançado em terras chilenas: "Depois do dia de descanso não esperava uma etapa fácil – muito técnica mas acessível, se tivermos em conta as dificuldades por que passamos nas duas anteriores. A pista estreia e o pó, mesmo não sendo tão compacto do que aquele que tivemos na Argentina, acabou por nos prejudicar bastante, já que tivemos que passar muitos carros. O facto de sair para a etapa numa posição que não a que ocupo à geral prejudicou um pouco o andamento, encontramos o piso já bastante deteriorado. De resto, tudo correu de bem, o carro está a corresponder às exigências e hoje nem um único furo, apenas um susto a meio da especial que quase nos punha fora de prova, quando saímos em frente…" concluiu Adelio Machado, que ocupa agora a 4ª posição do agrupamento T2.
Martine Pereira, navegado por José Marques, regressarou em bom ritmo, depois do merecido dia de descanso, onde tal como noticiado, foi revista a sua classificação. A dupla da Padock Competições recuperou trinta posições em relação ao lugar que ocupava na partida, estando agora na 71ª posição da geral, depois de hoje terem sido 85ºs. Martine Pereira mostrava muito agradado com a prestação na especial de hoje: "uma etapa do meu agrado, muito rápida ao meu estilo da Velocidade, mesmo encontrando já o piso bastante degradado e por vezes muito estreito. Hoje, sem qualquer percalço, o espírito é outro, encaramos este sector selectivo na desportiva porque já não temos nada para ganhar, depois da penalização de que fomos alvo (4 horas). Partimos da cauda do pelotão e ainda assim recuperamos cerca de trinta lugares. Chegamos a rolar a mais de 160 km/h em piso acidentado, deu um grande gozo. Daqui para a frente vamos tentar cumprir e garantir um lugar no pódio em Buenos Aires. O carro está de novo impecável, aqueles homens são fantásticos, sempre a trabalhar. Partilho da opinião do meu amigo Adélio: A Padock tem os melhores mecânicos do mundo!", conclui o piloto de Famalicão.
A primeira etapa disputada integralmente em solo chileno não trouxe grandes novidades nos lugares da frente. Carlos Sainz pôs em prática toda a sua experiência em ralis, tal como a etapa assim se definia, venceu categoricamente e com isso alargou a vantagem face a Giniel de Villiers. Atrás de Sainz, classificaram-se Dieter Depping e Mark Miller, ou seja, mais dois Wolkswagen, mostrando que a marca germânica é a mais forte e a mais provável vencedora deste Dakar, onde o seu director desportivo já disse que não haverá ordens de equipa. Entre os portugueses, Ricardo Leal dos Santos teve em excelente nível, terminando o dia de hoje no 18º lugar, com Francisco Inocêncio logo atrás, porém na classificação geral é Adélio Machado quem lidera a armada lusa.
Nas motas, foi Cyril Despres (KTM) quem venceu a etapa, com Marc Coma logo no seu encalce, assim como o chileno Francisco Lopez, os três separados por pouco menos de 3 minutos, com o 4º colocado já bem longe. Na geral, Marc Coma tem cada vez mais vantagem sobre o 2º posicionado, que é agora David Frétigne, pois Jonah Street atrasou-se muito hoje e caiu para 4º. Frétinge está a 1h06m de Coma, enquanto Despres é já 3º a mais de hora e meia. Paulo Gonçalves foi o português mais rápido do dia, ao ser 11º, contudo continua a ser Hélder Rodrigues o melhor classificado na geral, apesar de hoje ter caído duas posições, ou seja, é agora 8º, a 2h03m do lider. Nos camiões, Gerard de Rooy (GINAF) voltou às vitórias, contudo a liderança continua na posse de Fridaus Kabirov (Kamaz), com o seu colega de equipa, Vladimir Chaguin, a quase 4 minutos.
Classificação Carros-Etapa
1º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - 3h47m19s
2º Dieter Depping/Timo Gottschalk (VW Race Touareg) - a 4m02s
3º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 4m12s
4º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 4m15s
5º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - a 10m48s
(...)
18º Ricardo Leal dos Santos/Pedro P. Lima (BMW X5) - a 40m58s -- 1º Português
(...)
42º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 1h04m54s
(...)
85º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 1h57m32s
(...)
87º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 2h03m41s
Classificação Carros-Geral
1º Carlos Sainz/Michel Perin (VW Race Touareg) - 27h29m59s
2º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - a 10m57s
3º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 18m05s
4º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - a 33m31s
5º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H1) - a 1h32m01s
(...)
A classificação geral no site do Dakar atribui a vários pilotos um tempo superior em 200 horas, onde se inclui, inexplicavelmente, Adélio Machado. Assim que estiver restabelecida e correcta, essa mesma classificação será apresentada aqui.
A etapa de amanhã liga La Serena até Copiapo, com 449 quilómetros de especial. Os concorrentes enfrentam o Deserto do Atacama, considerado o mais árido do mundo, podendo devolver à caravana as grandes dificuldades já sentidas nas etapas em deserto argentino. Aqueles que esperam encontrar muitas dunas ficarão plenamente satisfeitos. Mas também terão uma boa quantidade de pedras. Esta etapa terá muitas trocas de terreno. O posicionamento das dificuldades, com grandes porções de dunas no final, irá forçar os pilotos a manter forças e mostrar polivalência.

Sem comentários: