17 janeiro 2009

13ª Etapa Dakar: Altos e baixos nas hostes famalicenses

Certamente que este Dakar sul americano entrará para o livro dos recordes, pelo número de especiais anuladas ou encurtadas, com a de hoje a contar apenas com 220 quilómetros, ao invés dos 545 anunciados. Para os famalicenses, nem tudo foi fácil nesta etapa, uma vez mais marcada pela dureza.

Adélio Machado esteve em bom nível ao levar o Toyota Land Cruiser ao registar a 53º melhor marca da especial, colocando-se agora na 41ª posição e mantendo a sexta posição na categoria Produção (T2), assim como a liderança entre as equipas portuguesas que ainda se mantém em prova: "Esta especial foi muito rápida, ao bom estilo das Bajas que se disputam em Portugal. O inicio era bem mais veloz que a parte final, mais sinuosa e com alguma pedra. Havia pouca navegação e, não tivemos as tão arreliadoras dunas que tanto trabalho tem dado. A velocidade predominou em todo o trajecto, com curvas mais perigosas do que outras, Foi uma etapa diferente das que já ultrapassamos", contou o piloto de Famalicão na ligação em direcção ao bivouac de Córdoba.
Para Martine Pereira, ainda é tempo de balanço da tirada anterior, que considerou "talvez a mais difícil do Dakar. Lutamos contra a sobrevivência, cheguei a passar mais de 20 carros e, depois perdemos uma tarde para desatascar. Voltamos à corrida e nova emboscada, até que soubemos que a etapa estava neutralizada. Assim nunca mais saímos da cauda da tabela. Por vezes chegamos a andar nos limites do carro para tentar recuperar alguns lugares, para nada… Esta 12ª etapa era muito perigosa, com dunas de areia mole e já muito escavacada. O perigo estava em qualquer esquina, qualquer curva, ou até mesmo em recta. Foi muito, muito complicado cá chegar, depois de quase três noite sem pregar olho", contou o piloto da Padock Competições, que prometeu dar o melhor nas especiais que restam.
A etapa teve em Joan Roma o piloto mais rápido, salvando assim a honra da Mitsubishi. Logo atrás, dois outsiders, o polaco Holowcyzc e o francês Chicherit, ambos já a mais de 7 minutos do vencedor do dia. Francisco Inocêncio voltou a ser o piloto português mais rápido em etapas. Na geral, tudo na frente, com a Volkswagen a dominar os dois primeiros lugares, com Giniel de Villiers no comando e Mark Miller um pouco mais atrás.
Já nas motos, Cyril Després continua a vencer etapas, porém sem qualquer esperança de lutar com Marc Coma pelo 1º lugar na geral, que foi o 2º mais rápido do dia. Entre os portugueses, Hélder Rodrigues foi 8º, mas manteve o 5º lugar, assim como Paulo Gonçalves permanece em 10º. Nos camiões, a vitória do dia foi para Fridaus Kabirov, que assume assim a liderança, tendo agora 3 minutos de vantagem sobre o seu compatriota Vladimir Chaguin.
Classificação Carros-Etapa
1º Joan Roma/Lucas Senra (Mitsubishi Racing Lancer) - 2h33m48s
2º Krystof Holowczyc/Jean-Marc Fortin (Nissan Navara) - a 7m18s
3º Guerlain Chicherit/Alain Guehennec (BMW X3 CC) - a 7m27s
4º Dieter Depping/Timo Gottschalk (VW Race Touareg) - a 10m00s
5º Leonid Novitsky/Oleg Tyupenkin (BMW X3 CC) - a 10m33s
(...)
30º Francisco Inocêncio/Paulo Fiúza (Mitsubishi Pajero) - a 30m26s -- 1º Português
(...)
53º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 40m14s
(...)
66º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 45m53s
(...)
73º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 52m20s
Classificação Carros-Geral
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - 46h35m14s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 2m20s
3º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 1h27m13s
4º Ivar Erik Tollefsen/Quin Evans (Nissan Navara) - a 5h55m01s
5º Krystof Holowczyc/Jean-Marc Fortin (Nissan Navara) - a 6h37m32s
(...)
41º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 50h15m38s
(...)
77º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 278h01m07s
(...)
79º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 278h32m06s

Sem comentários: