23 novembro 2009

Famalicenses em destaque na consagração de Bruno Magalhães

O Rali Casinos do Algarve deu a Bruno Magalhães o terceiro título, de forma consecutiva, da sua carreira, naquela que foi a 15ª vitória do piloto do Peugeot 207 S2000. Particular destaque para as prestações dos famalicenses Miguel Campos, que foi 3º e venceu o CPR2, e ainda para Alberto Silva, que triunfou no Agrupamento de Produção.

Com a chuva a marcar presença na Super Especial que abriu as hostilidades no Autódromo de Portimão, Ricardo Teodósio foi o 1º lider do rali, contudo seria por pouco tempo, pois Bruno Magalhães começou o dia de Domingo ao ataque e com uma eficácia tremenda. O piloto do Peugeot 207 S2000 não deu hipóteses nenhumas e venceu todas as especiais, garantindo assim o tão desejado título nacional e mais uma vitória numa temporada de excelência. Para Bruno Magalhães, este 3º título abriu-lhe definitivamente as portas da internacionalização, estando desde já garantida a presença no Rali de Montecarlo, prova inaugural do IRC.

Vítor Pascoal partia para a prova algarvia com esperança de um desaire de Bruno Magalhães e com isso chegar à vitória e até ao primeiro posto do campeonato, mas não conseguiu levar a melhor ao seu adversário, nem tão pouco se aproximou dele. Uma má escolha de pneus na fase inicial do rali levou Pascoal para lugares mais atrasados e o 2º lugar surge apenas depois de Ricardo Teodósio ter perdido tempo com um furo. Este vice-campeonato e o "título" de melhor equipa privada são um justo prémio para Vítor Pascoal e para Mário Castro.

No 3º lugar ficou Miguel Campos, um excelente resultado para o piloto de Famalicão. Depois de uma animada luta com Ricardo Moura ao longo de todo o rali, Campos suplantou o açoreano apenas na última especial, onde "espremeu" todo o "sumo" que o Renault Clio R3 tinha, garantido o lugar mais baixo do pódio e ainda mais uma vitória no CPR2. Foi claramente notória a superioridade do andamento de Miguel Campos face aos seus adversários neste campeonato e caso o famalicense tivesse começado a época no seu início, muito provavelmente o título seria seu ao invés do 3º posto alcançado, contudo permitiu esse feito a Aloísio Monteiro, seu navegador.

Cada vez mais adaptado aos ralis continentais, Ricardo Moura, acompanhado pela primeira vez pelo famalicense Alberto Silva, impressionou bastante no Rali Casinos do Algarve, vencendo o Grupo N. Num rali desconhecido para o açoreano e ainda assim com alguns problemas mecânicos no Mitsubishi Lancer IX, Moura deu espectáculo ao longo de toda a prova e soube estar no lugar certo quando o seus adversários se afundaram na tabela classificativa e, depois de ter rodado sempre perto dos lugares do pódio, assegurou uma brilhante vitória no Agrupamento de Produção, juntando ainda o 4º posto final. Uma recta final de temporada em grande também para Alberto Silva!

A fechar o lote dos cinco mais rápidos ficou Ricardo Teodósio, o homem da casa. Esta classificação não espelha o andamento do algarvio, que depois de ter sido o mais rápido na classificativa inaugural, rendeu-se à rapidez de Bruno Magalhães, mas cimentou o 2º posto, que perdeu somente em virtude de um furo na PEC 5. Atrás de Teodósio, Pedro Meireles encerrava o pódio no que toca ao Grupo N, na frente de Mex Machado dos Santos, que garantia assim o triunfo e o título na Taça Nacional de GT0s.

Com pouco a perder neste rali, Pedro Rodrigues e Daniel Araújo queriam segurar o 3º lugar do campeonato no Grupo N, depois de uma temporada muito regular. A dupla de Famalicão começou a prova com um andamento cauteloso e algo atrasada na classificação, mas há medida que a prova ia evoluíndo, Rodrigues ia-se chegando mais à frente, em virtude quer de uma subida de ritmo, quer de azares alheios. Já na fase final da prova, a dupla do Subaru Impreza WRX subiu ao 9º lugar e daí nunca mais saiu, sendo ainda os 5ºs classificados no que toca ao Agrupamento de Produção, contudo o piloto famalicense caiu para 4º no campeonato. Após algumas temporadas disputadas intermitentemente, Pedro Rodrigues regressou em bom nível ao Nacional de Ralis.

Já com o título do Grupo N assegurado, restava a Adruzilo Lopes e ao seu navegador, o famalicense José Janela, segurar também o 3º posto no campeonato absoluto. Essa tarefa ficou bem mais fácil e praticamente garantida com o atraso de Fernando Peres logo na especial de abertura de Domingo. A dupla do Subaru Impreza WRX chegou a rodar nos lugares do pódio e na frente do Grupo N, mas um furo na penúltima classificativa atirava-os para fora do Top-10, conseguíndo depois num último esforço chegar ao 10º lugar final.

Com a Taça Nacional de Ralis já garantida, João Fernando Ramos e o co-piloto famalicense Jorge Carvalho, encararam a prova algarvia sem pressão, optando assim por utilizar pela primeira vez o Skoda Fabia TDI. Sem querer correr riscos e numa prova de adaptação, a dupla terminou no 19º lugar final, na frente daquela que foi, provavelmente, a dupla mais azarada de todo o rali, Carlos Matos e o famalicense Vasco Ferreira. Partindo para esta prova na frente do CPR 2, o objectivo da equipa do Renault Clio S1600 era manter essa posição, mas tudo se esfumou logo na PEC 2, quando o capot do carro francês ganhou "vida própria" e se levantou. Para piorar a situação, um tempo de referência que lhes foi atribuído na PEC 4 fez aumentar o prejuízo, não restando outra tarefa a não ser levar o carro até ao final. O 2º posto no CPR 2L/2RM e o título no que toca aos 1600cc.

No que toca a abandonos, Bernardo Sousa e o famalicense Jorge Carvalho terminaram fora da estrada, depois de um pneu do Mitsubishi Lancer IX ter descolado da jante, numa altura em que seguiam no 3º lugar. Também fora da estrada terminou Barros Leite, que foi o principal adversário de Miguel Campos ao longo de todo o rali, chegando mesmo a rubricar tempos perto da frente. Fernando Peres, depois de tanto azar no seu Mitsubishi Lancer IX, chegou ao final da prova, abandonando no derradeiro parque de assistência.

Paulo Antunes, vítima de uma prova de sofrimento, com dois furos, garantiu ainda assim o título no CPR 2L/2RM, juntando ainda a vitória no C2 Trophy, apesar da vitória de Frederico Gomes neste rali.

Classificação Final
1º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot 207 S2000) - 1h07m55,7s
2º Vítor Pascoal/Mário Castro (Peugeot 207 S2000), a 1m16,7s
Miguel Campos/Aloísio Monteiro (Renault Clio R3), a 2m,13,4s
4º Ricardo Moura/Alberto Silva (Mitsubishi Lancer IX), a 2m20,0s
5º Ricardo Teodósio/Pedro Conde (Mitsubishi Lancer X), a 2m32,0s
6º Pedro Meireles/Jorge Henriques (Subaru Impreza WRX), a 3m31,4s
7º Mex Machado Santos/Sérgio Paiva (Porsche 997 GT3), a 3m57,2s
8º Nuno Barroso Pereira/Nuno R. da Silva (Subaru Impreza WRX), a 5m06,8s
Pedro Rodrigues/Daniel Araújo (Subaru Impreza WRX), a 5m38,5s
10º Adruzilo Lopes/José Janela (Subaru Impreza WRX), a 6m11,4s
(...)
19º João F. Ramos/Jorge Carvalho (Skoda Fabia TDI), a 14m11,8s
20º Carlos Matos/Vasco Ferreira (Renault Clio S1600), a 22m33,8s

Classificação Final CPR - Pilotos
1º Bruno Magalhães (75 pts)
2º Vítor Pascoal (68 pts)
3º Adruzilo Lopes (41 pts)
4º Fernando Peres (37 pts)
5º Ricardo Teodósio (32 pts)
(...)
Pedro Rodrigues (27 pts)
(...)
10º Miguel Campos (12 pts)

Classificação Final CPR - Navegadores
1º Carlos Magalhães (75 pts)
2º Mário Castro (68 pts)
José Janela (41 pts)
(...)
Daniel Araújo (27 pts)

Classificação Final Grupo N - Pilotos
1º Adruzilo Lopes (169 pts)
2º Ricardo Teodósio (153 pts)
3º Ricardo Moura (146 pts)
Pedro Rodrigues (145 pts)

Classificação Final Grupo N - Navegadores
José Janela (169 pts)
2º Pedro Conde (153 pts)
Daniel Araújo (145 pts)

Classificação Final CPR 2L/2RM - Pilotos
1º Paulo Antunes (37 pts)
2º Carlos Matos (37 pts)
Miguel Campos (30 pts)

Classificação CPR 2L/2RM - Navegadores
1º Aloísio Monteiro (38 pts)
2º Hugo Magalhães (37 pts)
Vasco Ferreira (37 pts)

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