No último fim de semana de Outubro, realizou-se a festa e o fecho do Campeonato Nacional Todo-o-Terreno com a realização da carismática Baja de Portalegre, organizada impecavelmente pelo Automóvel Clube de Portugal, onde toda a equipa do desaparecido José Megre se encontra em estreita colaboração, aquele que foi o criador da disciplina TT no nosso país.
Uma vez mais, foram escolhidas pistas muito técnicas e rápidas, com alguma dureza à mistura, no interior das vastas herdades que cobrem o magnífico Concelho de Portalegre, este ano muito secas devido à ausência de chuva e com muito pó.
Este ano dois pilotos famalicenses fizeram-se representar na prova auto, sendo eles Paulo Marques em Mitsubishi navegado por João Parreira e José Janela a navegar António Mendes, em Nissan Navara. Qualquer um deles dispensa apresentações - inclusivé ambos já venceram em Portalegre -, e nesta edição estavam montados em máquinas que lhes permitiam aspirar a um lugar no top 10, como de facto se veio a verificar logo no final do 2.º Sector Selectivo. A lista de inscritos não sendo a melhor, tinha nomes e automóveis de grande valor, já que aqui se discutia ainda os títulos nacional e europeu de Bajas.
Nomes como Filipe Campos, Miguel Barbosa, Hélder Oliveira, Leal dos Santos, Pedro Grancha, Rui Sousa, Boris Gadasin, Van Deijne, Miroslav Zapletal, Manuel Plaza, entre muitos outros, num total de 70 equipas inscritas no Evento Fia. No âmbito nacional para os carros de T8 e grupo A, contavam-se ainda mais 20 participantes.
O prólogo traçado nas proximidades de Portalegre, foi realizado na manhã de sexta-feira, posicionando os pilotos mais rápidos nos lugares da frente, com os pilotos de Famalicão integrados nos vinte primeiros, o que desde logo indiciava uma boa prestação para os 500km de pistas. Da parte da tarde correu-se o SS2 com 116km, em que Filipe Campos foi o mais rápido, com José Janela a chegar em 9.º e Paulo Marques em 10.º, lugares muito bons tendo em com os adversários em acção.
No sábado foram cumpridos dois sectores selectivos com um total de 380km, em que os famalicenses começaram bem, mas que o meio do sector matinal ditou a desistência de José Janela com o motor partido, com Paulo a aguentar a pressão dos seus seguidores e a completar o sector em 13.º lugar da geral. Nos lugares da frente tudo se mantinha em aberto, com os quatro primeiros muito próximos.
A última etapa foi discutida ao sprint, onde novamente os BMW mandaram, terminando seguidos Filipe Campos (que se sagrou campeão nacional), Miguel Barbosa e Ricardo Leal dos Santos, com o barcelense Hélder Oliveira em Nissan Pathfinder em 4.º lugar a apenas 2 sec. do 3.º. Neste sector, sem dúvida o mais longo e duro, o "Marquês" teve alguns problemas mecânicos no Mitsubishi Pajero que o fizerem atrasar bastante e o relegaram para um modesto 21.º lugar, aquém daquilo que de facto estava ao seu alcance.
Terminado o Campeonato Nacional de Todo Terreno de 2009, há que aguardar pelas 24 Horas de Fronteira e finalmente pelo novo ano, para ver se há coisas novas e um panorama do desporto automóvel com crescimento.
Redacção e Fotos: A. Neves de Carvalho
Uma vez mais, foram escolhidas pistas muito técnicas e rápidas, com alguma dureza à mistura, no interior das vastas herdades que cobrem o magnífico Concelho de Portalegre, este ano muito secas devido à ausência de chuva e com muito pó.
Este ano dois pilotos famalicenses fizeram-se representar na prova auto, sendo eles Paulo Marques em Mitsubishi navegado por João Parreira e José Janela a navegar António Mendes, em Nissan Navara. Qualquer um deles dispensa apresentações - inclusivé ambos já venceram em Portalegre -, e nesta edição estavam montados em máquinas que lhes permitiam aspirar a um lugar no top 10, como de facto se veio a verificar logo no final do 2.º Sector Selectivo. A lista de inscritos não sendo a melhor, tinha nomes e automóveis de grande valor, já que aqui se discutia ainda os títulos nacional e europeu de Bajas.
Nomes como Filipe Campos, Miguel Barbosa, Hélder Oliveira, Leal dos Santos, Pedro Grancha, Rui Sousa, Boris Gadasin, Van Deijne, Miroslav Zapletal, Manuel Plaza, entre muitos outros, num total de 70 equipas inscritas no Evento Fia. No âmbito nacional para os carros de T8 e grupo A, contavam-se ainda mais 20 participantes.
O prólogo traçado nas proximidades de Portalegre, foi realizado na manhã de sexta-feira, posicionando os pilotos mais rápidos nos lugares da frente, com os pilotos de Famalicão integrados nos vinte primeiros, o que desde logo indiciava uma boa prestação para os 500km de pistas. Da parte da tarde correu-se o SS2 com 116km, em que Filipe Campos foi o mais rápido, com José Janela a chegar em 9.º e Paulo Marques em 10.º, lugares muito bons tendo em com os adversários em acção.
No sábado foram cumpridos dois sectores selectivos com um total de 380km, em que os famalicenses começaram bem, mas que o meio do sector matinal ditou a desistência de José Janela com o motor partido, com Paulo a aguentar a pressão dos seus seguidores e a completar o sector em 13.º lugar da geral. Nos lugares da frente tudo se mantinha em aberto, com os quatro primeiros muito próximos.
A última etapa foi discutida ao sprint, onde novamente os BMW mandaram, terminando seguidos Filipe Campos (que se sagrou campeão nacional), Miguel Barbosa e Ricardo Leal dos Santos, com o barcelense Hélder Oliveira em Nissan Pathfinder em 4.º lugar a apenas 2 sec. do 3.º. Neste sector, sem dúvida o mais longo e duro, o "Marquês" teve alguns problemas mecânicos no Mitsubishi Pajero que o fizerem atrasar bastante e o relegaram para um modesto 21.º lugar, aquém daquilo que de facto estava ao seu alcance.
Terminado o Campeonato Nacional de Todo Terreno de 2009, há que aguardar pelas 24 Horas de Fronteira e finalmente pelo novo ano, para ver se há coisas novas e um panorama do desporto automóvel com crescimento.
Redacção e Fotos: A. Neves de Carvalho
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