Foi uma pálida imagem que o Campeonato de Portugal de Todo-Terreno deixou na prova inaugural deste ano. Filipe Campos foi um vencedor inquestionável, enquanto a dupla de Famalicão, Miguel Veloso/Filipe Martins somou um excelente e imprevísivel 3º lugar absoluto e a vitória no Agrupamento T8. António Neves de Carvalho conta as principais nuances do Rali TT Serras do Norte.
A equipa do Americano Racing Team, com Miguel Veloso/Filipe Martins, compareceu em Macedo de Cavaleiros com objectivo realista de uma posição dentro do "top-ten" e vencer se possível a Categoria T8, dado que o carro a usar não lhe permitia voos mais largos.
Inicialmente, tudo estava preparado para que a participação da dupla famalicense fosse num Toyota ex-oficial, o que não chegou a acontecer por falta de acordo de verbas. Assim, não restou outra solução à equipa Americano Racing Team, senão pegar na sua Nissan Navara, que ainda estava como tinha vindo das 24horas de Fronteira, e com algumas horas de sono perdidas, colocá-la a correr nas condições mínimas possíveis. Já em cima da hora, Miguel Veloso recrutou Filipe Martins - um velho amigo-, que teve a par do piloto um papel decisivo no sucesso final.
O desafio começou na sexta-feira de tarde com a realização de dois sectores selectivos de 8km cada, onde a equipa famalicense mostrou que não estava ali apenas para o divertimento, ao efectuar o 11.º tempo absoluto e 2.º T8. Ao fim desta etapa, foi necessário substituir uma transmissão da frente, que só com muito esforço da assistência a cargo de António Salgueiro, se evitou uma penalização na entrada do parque fechado.
No arranque para o segundo dia, a equipa jogou todas as cartas possíveis, ou seja atacou forte, chegando ao CP1 com 50 kms de prova em 1º do grupo T8 e em 3.º lugar absoluto a apenas 20 Seg. do 2.º que era José Gameiro. Um pouco mais à frente a corrida era neutralizada, reiniciando-se em CP2, com a dupla do Americano Racing Team a sair em força para garantir a posição então alcançada.
Foi aí que algo correu mal, verificando-se uma saída de estrada com a Nissan Navara a ficar em posição de não poder retomar a pista sem ajuda de terceiros. Cerca de 8 minutos depois, eis que um concorrente (Paulo Pinto) teve a amabilidade de deixar colocar a cinta de reboque no seu carro, permitindo o retomar da corrida. Com esta perca de tempo, ao meio da prova, Veloso e Martins caíram para a 11.ª da geral e 2.º T8.
Após mais um período de assistência mecânica, deu-se início ao último sector, com a equipa novamente ao ataque, mas a controlar os seus mais directos adversários da Categoria. Em CP1-2, com mais 50km percorridos já eram sextos da geral e lideres de novo do grupo T8, em CP2-2-km 90 sobem a quartos e no controle final em Macedo, ao km 148 chegavam no 3.º lugar absoluto, a menos de 6 min. do segundo classificado, vencendo de forma categórica a sua categoria.
"Foi uma excelente prova, apenas tivemos dois contratempos, o primeiro quando partimos a transmissão da frente e o segundo quando saí-mos de estrada, valeu-nos o espírito do TT de dois concorrentes, um que nos cedeu a transmissão e o outro que nos tirou do buraco para conseguirmos este resultado", confessava emocionado Miguel Veloso, que acrescenta, "tinhamos como objectivo andar nos lugares do pódio no T8, conseguímos a vitória que ainda por cima foi coroada com um terceiro lugar na geral. Neste momento de grande felicidade para mim e para toda a equipa, agradeço também o apoio de um grupo de famalicenses que nos acompanharam durante toda a prova, dando-nos um grande apoio físico e logístico, a eles muito obrigado".
No regresso de Miguel Veloso à competição esteve Filipe Martins que finalmente conquistou "a vitória que me faltava no TT em Portugal no grupo T8. O Miguel é um excelente piloto e esteve altura dos acontecimentos, aliás antes de iniciarmos a prova ele tinha-me prometido esta vitória", referiu o navegador. Sem dúvida, uma prova de grande qualidade para esta equipa, totalmente amadora e à partida sem grandes ambições, que demonstrou que mesmo em condições de grande diferença de meios técnicos e económicos, quando se gere bem e a sorte não nos abandona, até se conseguem óptimos resultados. Sem qualquer programa definido para as restantes provas do Campeonato, dada a dificuldade de encontrar patrocinadores disponíveis, deseja-se que o seu reaparecimento seja o mais breve possível, dada a prestação destes magníficos desportistas.
A prova foi ganha por Filipe Campos em BMW X3CC. Os campeões nacionais em título não deram qualquer hipótese à concorrência, estando sempre no comando das operações, aproveitando ainda para dilatar a sua vantagem quando alguns dos seus maiores adversários tiveram problemas, averbando assim o seu primeiro triunfo nesta prova. O campeão nacional foi seguido por José Dinis Lucas em Mitsubishi Pajero, autor de grande prova, também sem grandes contratempos mecânicos e que superou por pouco a equipa famalicense. No capítulo das desistências, o destaque vai para Rui Sousa, que cedo deixou a prova com problemas na caixa de velocidades da nova Isuzu D-Max Proto.
Classificação Final
1º Filipe Campos/Jaime Batista (BMW X3 CC) -- 5h01m02,1s
2º José Dinis Lucas/Luis Tirano (Mitsubishi Pajero DiD), a 32m35,6s
3º Miguel Veloso/Filipe Martins (Nissan Navara), a 38m15,9s -- 1º T8
4º Paulo Sousa/Manuel Porem (Mitsubishi Pajero), a 41m40,3s
5º João Pais/João Rato (Mazda BT50), a 42m34,7s
6º José Gameiro/António Saraiva (Nissan Navara), a 43m12,2s
7º José Camilo Martins/Mário Feio (Mitsubishi Pajero), a 43m47,1s -- 1º T2
8º Américo Santos/João Salgueiro (Nissan Navara), a 43m48,0s
9º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 44m53,2s
10º Edgar Codenso/Nuno Silva (Isuzu D-Max), a 45m01,7s
A equipa do Americano Racing Team, com Miguel Veloso/Filipe Martins, compareceu em Macedo de Cavaleiros com objectivo realista de uma posição dentro do "top-ten" e vencer se possível a Categoria T8, dado que o carro a usar não lhe permitia voos mais largos.
Inicialmente, tudo estava preparado para que a participação da dupla famalicense fosse num Toyota ex-oficial, o que não chegou a acontecer por falta de acordo de verbas. Assim, não restou outra solução à equipa Americano Racing Team, senão pegar na sua Nissan Navara, que ainda estava como tinha vindo das 24horas de Fronteira, e com algumas horas de sono perdidas, colocá-la a correr nas condições mínimas possíveis. Já em cima da hora, Miguel Veloso recrutou Filipe Martins - um velho amigo-, que teve a par do piloto um papel decisivo no sucesso final.
O desafio começou na sexta-feira de tarde com a realização de dois sectores selectivos de 8km cada, onde a equipa famalicense mostrou que não estava ali apenas para o divertimento, ao efectuar o 11.º tempo absoluto e 2.º T8. Ao fim desta etapa, foi necessário substituir uma transmissão da frente, que só com muito esforço da assistência a cargo de António Salgueiro, se evitou uma penalização na entrada do parque fechado.
No arranque para o segundo dia, a equipa jogou todas as cartas possíveis, ou seja atacou forte, chegando ao CP1 com 50 kms de prova em 1º do grupo T8 e em 3.º lugar absoluto a apenas 20 Seg. do 2.º que era José Gameiro. Um pouco mais à frente a corrida era neutralizada, reiniciando-se em CP2, com a dupla do Americano Racing Team a sair em força para garantir a posição então alcançada.
Foi aí que algo correu mal, verificando-se uma saída de estrada com a Nissan Navara a ficar em posição de não poder retomar a pista sem ajuda de terceiros. Cerca de 8 minutos depois, eis que um concorrente (Paulo Pinto) teve a amabilidade de deixar colocar a cinta de reboque no seu carro, permitindo o retomar da corrida. Com esta perca de tempo, ao meio da prova, Veloso e Martins caíram para a 11.ª da geral e 2.º T8.
Após mais um período de assistência mecânica, deu-se início ao último sector, com a equipa novamente ao ataque, mas a controlar os seus mais directos adversários da Categoria. Em CP1-2, com mais 50km percorridos já eram sextos da geral e lideres de novo do grupo T8, em CP2-2-km 90 sobem a quartos e no controle final em Macedo, ao km 148 chegavam no 3.º lugar absoluto, a menos de 6 min. do segundo classificado, vencendo de forma categórica a sua categoria.
"Foi uma excelente prova, apenas tivemos dois contratempos, o primeiro quando partimos a transmissão da frente e o segundo quando saí-mos de estrada, valeu-nos o espírito do TT de dois concorrentes, um que nos cedeu a transmissão e o outro que nos tirou do buraco para conseguirmos este resultado", confessava emocionado Miguel Veloso, que acrescenta, "tinhamos como objectivo andar nos lugares do pódio no T8, conseguímos a vitória que ainda por cima foi coroada com um terceiro lugar na geral. Neste momento de grande felicidade para mim e para toda a equipa, agradeço também o apoio de um grupo de famalicenses que nos acompanharam durante toda a prova, dando-nos um grande apoio físico e logístico, a eles muito obrigado".
No regresso de Miguel Veloso à competição esteve Filipe Martins que finalmente conquistou "a vitória que me faltava no TT em Portugal no grupo T8. O Miguel é um excelente piloto e esteve altura dos acontecimentos, aliás antes de iniciarmos a prova ele tinha-me prometido esta vitória", referiu o navegador. Sem dúvida, uma prova de grande qualidade para esta equipa, totalmente amadora e à partida sem grandes ambições, que demonstrou que mesmo em condições de grande diferença de meios técnicos e económicos, quando se gere bem e a sorte não nos abandona, até se conseguem óptimos resultados. Sem qualquer programa definido para as restantes provas do Campeonato, dada a dificuldade de encontrar patrocinadores disponíveis, deseja-se que o seu reaparecimento seja o mais breve possível, dada a prestação destes magníficos desportistas.
A prova foi ganha por Filipe Campos em BMW X3CC. Os campeões nacionais em título não deram qualquer hipótese à concorrência, estando sempre no comando das operações, aproveitando ainda para dilatar a sua vantagem quando alguns dos seus maiores adversários tiveram problemas, averbando assim o seu primeiro triunfo nesta prova. O campeão nacional foi seguido por José Dinis Lucas em Mitsubishi Pajero, autor de grande prova, também sem grandes contratempos mecânicos e que superou por pouco a equipa famalicense. No capítulo das desistências, o destaque vai para Rui Sousa, que cedo deixou a prova com problemas na caixa de velocidades da nova Isuzu D-Max Proto.
Classificação Final
1º Filipe Campos/Jaime Batista (BMW X3 CC) -- 5h01m02,1s
2º José Dinis Lucas/Luis Tirano (Mitsubishi Pajero DiD), a 32m35,6s
3º Miguel Veloso/Filipe Martins (Nissan Navara), a 38m15,9s -- 1º T8
4º Paulo Sousa/Manuel Porem (Mitsubishi Pajero), a 41m40,3s
5º João Pais/João Rato (Mazda BT50), a 42m34,7s
6º José Gameiro/António Saraiva (Nissan Navara), a 43m12,2s
7º José Camilo Martins/Mário Feio (Mitsubishi Pajero), a 43m47,1s -- 1º T2
8º Américo Santos/João Salgueiro (Nissan Navara), a 43m48,0s
9º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 44m53,2s
10º Edgar Codenso/Nuno Silva (Isuzu D-Max), a 45m01,7s
1 comentário:
Foi um resultado historico,muito obrigado a todos os Famalicences que nos apoiaram.
Enviar um comentário