A completar o programa do Rali de Famalicão e como já vem sendo hábito, a Prova Extra juntou mais alguns concorrentes e o público ganhou imenso com isso, pois viu alguns carros bem competitivos. A vitória saiu a uma equipa de Famalicão, Paulo Marques/João Peixoto, com o "Marquês" a repetir assim o triunfo do ano passado.
Tendo em Filipe Traila/Duarte Costa, co-piloto famalicense, adversários de peso até porque também tripulavam um Mitsubishi Lancer VIII, Paulo Marques adaptou-se rapidamente ao carro e amealhou uma vantagem confortável, que cimentou na segunda passagem pela especial de Fradelos. No derradeiro troço da prova, já depois da anulação de Telhado 1, Marques nem por isso levantou o pé e alargou consideravelmente o intervalo para Traila, repetindo desta forma a vitória alcançada em 2009. Nota de referência para o facto de Paulo Marques/João Peixoto terem sido sempre os mais rápidos na prova.
Assim, Traila e o famalicense Duarte Costa garantiram o 2º lugar, naquele que foi um excelente teste para o Rali de Portugal que aí se avizinha e serviu para o piloto de Viana do Castelo ganhar ritmo e testar em pisos de terra. A entrada algo cautelosa deixou-os com margem reduzida para a vitória, ainda assim deram espectáculo e preferiram não correr grandes riscos em tentar chegar à vitória.
Com um carro teoricamente inferior à concorrência, José Janela levou o pequeno VW Polo GTI ao 3º lugar final, vencendo entre as 2 rodas motrizes. Frente a alguns Peugeot 206 do Desafio Modelstand, o famalicense superiorizou-se e apostou no factor casa, perdendo apenas algum tempo com uma ligeira saída. Logo atrás, e depois de ter entrado com bastantes cautelas, terminou Manuel Martins, que aproveitou para rodar para a fase de terra do Open de Ralis.
Augusto Pinheiro/Manuel Ramos, desta feita ao volante de um Nissan Micra, encerrou o lote dos cinco mais rápidos na Prova Extra, com outra dupla da terra, Nuno Branco/José Azevedo, em Toyota Yaris e a fazer o seu primeiro rali, a terminar no 7º lugar. Entre os azarados, e também ele a estrear-se ao volante, Rui Raimundo e Filipe Martins, abandonaram na assistência intermédia, com problemas de caixa no Suzuki Ignis.
Classificação Final
1º Paulo Marques/João Peixoto (Mitsubishi Lancer VIII) -- 24m22,8s
2º Filipe Traila/Duarte Costa (Mitsubishi Lancer VIII), a 36,9s
3º José Janela/Filipe Carvalho (VW Polo GTI), a 2m32,2s
4º Manuel Martins/Rui Vilaça (Peugeot 206 GTI), a 2m54,9s
5º Augusto Pinheiro/Manuel Ramos (Nissan Micra), a 3m35,0s
6º Sérgio Moutinho/Pedro Rio (Fiat Punto HGT), a 3m41,1s
7º Nuno Branco/José Azevedo (Toyota Yaris), a 4m57,9s
8º Francisco Marques/Marco Andrade (Nissan Micra), a 5m42,3s
Fotos: Bruno Fernandes (Ralis.Online)
Tendo em Filipe Traila/Duarte Costa, co-piloto famalicense, adversários de peso até porque também tripulavam um Mitsubishi Lancer VIII, Paulo Marques adaptou-se rapidamente ao carro e amealhou uma vantagem confortável, que cimentou na segunda passagem pela especial de Fradelos. No derradeiro troço da prova, já depois da anulação de Telhado 1, Marques nem por isso levantou o pé e alargou consideravelmente o intervalo para Traila, repetindo desta forma a vitória alcançada em 2009. Nota de referência para o facto de Paulo Marques/João Peixoto terem sido sempre os mais rápidos na prova.
Assim, Traila e o famalicense Duarte Costa garantiram o 2º lugar, naquele que foi um excelente teste para o Rali de Portugal que aí se avizinha e serviu para o piloto de Viana do Castelo ganhar ritmo e testar em pisos de terra. A entrada algo cautelosa deixou-os com margem reduzida para a vitória, ainda assim deram espectáculo e preferiram não correr grandes riscos em tentar chegar à vitória.
Com um carro teoricamente inferior à concorrência, José Janela levou o pequeno VW Polo GTI ao 3º lugar final, vencendo entre as 2 rodas motrizes. Frente a alguns Peugeot 206 do Desafio Modelstand, o famalicense superiorizou-se e apostou no factor casa, perdendo apenas algum tempo com uma ligeira saída. Logo atrás, e depois de ter entrado com bastantes cautelas, terminou Manuel Martins, que aproveitou para rodar para a fase de terra do Open de Ralis.
Augusto Pinheiro/Manuel Ramos, desta feita ao volante de um Nissan Micra, encerrou o lote dos cinco mais rápidos na Prova Extra, com outra dupla da terra, Nuno Branco/José Azevedo, em Toyota Yaris e a fazer o seu primeiro rali, a terminar no 7º lugar. Entre os azarados, e também ele a estrear-se ao volante, Rui Raimundo e Filipe Martins, abandonaram na assistência intermédia, com problemas de caixa no Suzuki Ignis.
Classificação Final
1º Paulo Marques/João Peixoto (Mitsubishi Lancer VIII) -- 24m22,8s
2º Filipe Traila/Duarte Costa (Mitsubishi Lancer VIII), a 36,9s
3º José Janela/Filipe Carvalho (VW Polo GTI), a 2m32,2s
4º Manuel Martins/Rui Vilaça (Peugeot 206 GTI), a 2m54,9s
5º Augusto Pinheiro/Manuel Ramos (Nissan Micra), a 3m35,0s
6º Sérgio Moutinho/Pedro Rio (Fiat Punto HGT), a 3m41,1s
7º Nuno Branco/José Azevedo (Toyota Yaris), a 4m57,9s
8º Francisco Marques/Marco Andrade (Nissan Micra), a 5m42,3s
Fotos: Bruno Fernandes (Ralis.Online)
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