Manuel Pinto foi o vencedor do Rali de Famalicão, no que toca ao Campeonato Regional de Ralis/Norte. O piloto do Mitsubishi Lancer VI foi o mais forte e soma assim o segundo triunfo da temporada, sem qualquer margem para dúvidas, num rali marcado pelo muito público presente.
Cedo se percebeu que a dupla Manuel Pinto/Francisco Martins tinha a vitória ao seu alcance, quer pela superioridade evidenciada logo na 1ª PEC, quer também por alguns abandonos prematuros. Ainda antes da prova começar, Ricardo Costa é suspenso preventivamente pela FPAK, em virtude de factos ocorridos no Rali de Barcelos e fica impedido de arrancar. Depois, foi Luís Mota a abandonar com problemas mecânicos no seu Mitusbishi Lancer VI. Assim, Pinto começava a somar segundos face aos seus adversários desde cedo e isso permitiu gerir a sua prova da forma que bem entendeu, conseguíndo nova vitória no Regional Norte e reafirmando que o título pode ser seu.
Sem argumentos para fazer face a Manuel Pinto, Tiago Almeida com o inferior Mitsubishi Lancer III teve que se preocupar mais em segurar Gil Antunes atrás de si. Almeida perdeu o primeiro troço para o homem do Opel Astra GSI, mas depois encetou uma recuperação que lhe valeu inclusivé a vitória na derradeira especial, cimentando o 2º lugar da geral.
Gil Antunes queixou-se da dificuldade em abrir a estrada, mas começou o rali no 2º lugar, mas foi incapaz de suster a pressão de Tiago Almeida. Sempre o mais forte nas 2 rodas motrizes, Gil Antunes tentou a todo o custo fazer frente a carros superiores, contudo uma ligeira saída impediu que essa pressão fosse ainda maior. Ainda assim, Antunes sai de Famalicão na liderança do Regional, o que denota um equilibrio entre a regularidade e a rapidez do piloto de Sintra.
Já um pouco longe do trio da frente, César Resende levou o Ford Escort RS Cosworth até ao 4º posto. Sem argumentos para almejar a mais na tabela, Resende aproveitou o facto de alguns dos seus adversários directos irem ficar pelo caminho para ir segurando esta posição e gerir o seu ritmo. António Dias, em BMW 325IX ainda tentou fazer frente, mas uma saída de estrada fez com que perdesse preciosos segundos e com isso manteve a 5ª posição final, na frente de Paulo Silva, que estreou em Famalicão um Ford Sierra, que poderá ser mais competitivo assim que o piloto esteja mais adaptado.
António Magalhães foi o melhor famalicense no que diz respeito ao Regional Norte. A fazer o seu primeiro rali, o jovem piloto evidenciou um andamento bastante consistente e sem correr grandes riscos. Com um dos troços a ser neutralizado, Magalhães viu-se impedido de tentar suplantar o 6º colocado, contudo levou o Peugeot 205 Rally até ao final no 7º lugar, mesmo com Júlio Bastos a chegar-se muito perto no final, depois deste se ter atrasado na primeira especial.
Mais atrás ficaram duas duplas de Famalicão, com António Pereira/Miguel Costa a serem os 10ºs classificados, na frente de Pedro Carneiro/Hugo Pinheiro, que na sua primeira aparição nos rali, levaram o Renault 11 até à 11ª posição.
Entre os abandonos, para além dos já referidos de Ricardo Costa (ausência) e de Luís Mota, também a dupla famalicense Mário Almeida/Justino Reis, de regresso ao VW Golf G60 foram forçados ao abandono, com problemas de motor, depois de rodarem perto do Top-5. Também José Carvalho/Sérgio Rocha, outra dupla da terra, não teve a felicidade do seu lado, pois o Mitsubishi Lancer VI viu a caixa de velocidades ceder lgo nos quilometros iniciais do troço inaugural. Luís Bastos, com o famalicense Paulo Marques, desistiu por problemas mecânicos no seu BMW M3, assim como João Arandas/Márcia Gonçalves, que depois de um toque com o Mitsubishi Colt, ainda terminaram a classificativa, mas viriam a abandonar pouco depois. Carlos Silva/Vítor Silva, também de Famalicão, desisitiram na primeira passagem por Telhado, com o seu Toyota Celica 4WD a impedir a passagem dos restantes concorrentes e a levar à neutralização da especial.
Classificação Final
1º Manuel Pinto/Francisco Martins (Mitsubishi Lancer VI) -- 35m39,4s
2º Tiago Almeida/Ricardo Matos (Mitsubishi Lancer III), a 17,1s
3º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra GSI), a 42,4s
4º César Resende/Paulo Lapa (Ford Escort RS Cosworth), a 2m04,8s
5º António Dias/Miguel Soares (BMW 325 IX), a 2m27,3s
6º Paulo Silva/Sofia Mouta (Ford Sierra), a 2m55,2s
7º António Magalhães/Nuno Ralha (Peugeot 205 Rally), a 3m15,5s
8º Júlio Bastos/Aníbal Pereira (BMW M3), a 3m15,7s
9º Ivo Araújo/José Mota (Peugeot 205), a 4m23,8s
10º Armando Pereira/Miguel Costa (Peugeot 309), a 4m33,9s
11º Pedro Carneiro/Hugo Pinheiro (Renault 11), a 5m23,0s
12º Daniela Rodrigues/Nuno Catarino (Seat Marbella), a 8m51,4s
Fotos: Bruno Fernandes (Ralis.Online)
Cedo se percebeu que a dupla Manuel Pinto/Francisco Martins tinha a vitória ao seu alcance, quer pela superioridade evidenciada logo na 1ª PEC, quer também por alguns abandonos prematuros. Ainda antes da prova começar, Ricardo Costa é suspenso preventivamente pela FPAK, em virtude de factos ocorridos no Rali de Barcelos e fica impedido de arrancar. Depois, foi Luís Mota a abandonar com problemas mecânicos no seu Mitusbishi Lancer VI. Assim, Pinto começava a somar segundos face aos seus adversários desde cedo e isso permitiu gerir a sua prova da forma que bem entendeu, conseguíndo nova vitória no Regional Norte e reafirmando que o título pode ser seu.
Sem argumentos para fazer face a Manuel Pinto, Tiago Almeida com o inferior Mitsubishi Lancer III teve que se preocupar mais em segurar Gil Antunes atrás de si. Almeida perdeu o primeiro troço para o homem do Opel Astra GSI, mas depois encetou uma recuperação que lhe valeu inclusivé a vitória na derradeira especial, cimentando o 2º lugar da geral.
Gil Antunes queixou-se da dificuldade em abrir a estrada, mas começou o rali no 2º lugar, mas foi incapaz de suster a pressão de Tiago Almeida. Sempre o mais forte nas 2 rodas motrizes, Gil Antunes tentou a todo o custo fazer frente a carros superiores, contudo uma ligeira saída impediu que essa pressão fosse ainda maior. Ainda assim, Antunes sai de Famalicão na liderança do Regional, o que denota um equilibrio entre a regularidade e a rapidez do piloto de Sintra.
Já um pouco longe do trio da frente, César Resende levou o Ford Escort RS Cosworth até ao 4º posto. Sem argumentos para almejar a mais na tabela, Resende aproveitou o facto de alguns dos seus adversários directos irem ficar pelo caminho para ir segurando esta posição e gerir o seu ritmo. António Dias, em BMW 325IX ainda tentou fazer frente, mas uma saída de estrada fez com que perdesse preciosos segundos e com isso manteve a 5ª posição final, na frente de Paulo Silva, que estreou em Famalicão um Ford Sierra, que poderá ser mais competitivo assim que o piloto esteja mais adaptado.
António Magalhães foi o melhor famalicense no que diz respeito ao Regional Norte. A fazer o seu primeiro rali, o jovem piloto evidenciou um andamento bastante consistente e sem correr grandes riscos. Com um dos troços a ser neutralizado, Magalhães viu-se impedido de tentar suplantar o 6º colocado, contudo levou o Peugeot 205 Rally até ao final no 7º lugar, mesmo com Júlio Bastos a chegar-se muito perto no final, depois deste se ter atrasado na primeira especial.
Mais atrás ficaram duas duplas de Famalicão, com António Pereira/Miguel Costa a serem os 10ºs classificados, na frente de Pedro Carneiro/Hugo Pinheiro, que na sua primeira aparição nos rali, levaram o Renault 11 até à 11ª posição.
Entre os abandonos, para além dos já referidos de Ricardo Costa (ausência) e de Luís Mota, também a dupla famalicense Mário Almeida/Justino Reis, de regresso ao VW Golf G60 foram forçados ao abandono, com problemas de motor, depois de rodarem perto do Top-5. Também José Carvalho/Sérgio Rocha, outra dupla da terra, não teve a felicidade do seu lado, pois o Mitsubishi Lancer VI viu a caixa de velocidades ceder lgo nos quilometros iniciais do troço inaugural. Luís Bastos, com o famalicense Paulo Marques, desistiu por problemas mecânicos no seu BMW M3, assim como João Arandas/Márcia Gonçalves, que depois de um toque com o Mitsubishi Colt, ainda terminaram a classificativa, mas viriam a abandonar pouco depois. Carlos Silva/Vítor Silva, também de Famalicão, desisitiram na primeira passagem por Telhado, com o seu Toyota Celica 4WD a impedir a passagem dos restantes concorrentes e a levar à neutralização da especial.
Classificação Final
1º Manuel Pinto/Francisco Martins (Mitsubishi Lancer VI) -- 35m39,4s
2º Tiago Almeida/Ricardo Matos (Mitsubishi Lancer III), a 17,1s
3º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra GSI), a 42,4s
4º César Resende/Paulo Lapa (Ford Escort RS Cosworth), a 2m04,8s
5º António Dias/Miguel Soares (BMW 325 IX), a 2m27,3s
6º Paulo Silva/Sofia Mouta (Ford Sierra), a 2m55,2s
7º António Magalhães/Nuno Ralha (Peugeot 205 Rally), a 3m15,5s
8º Júlio Bastos/Aníbal Pereira (BMW M3), a 3m15,7s
9º Ivo Araújo/José Mota (Peugeot 205), a 4m23,8s
10º Armando Pereira/Miguel Costa (Peugeot 309), a 4m33,9s
11º Pedro Carneiro/Hugo Pinheiro (Renault 11), a 5m23,0s
12º Daniela Rodrigues/Nuno Catarino (Seat Marbella), a 8m51,4s
Fotos: Bruno Fernandes (Ralis.Online)
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