06 outubro 2010

Teodósio vence em Vilamoura e Coutinho fica o título

O Rali Casino de Vilamoura foi palco de muitas das decisões do Open de Ralis, pois de lá veio Manuel Coutinho já com o título absoluto e também Daniel Ribeiro com a vitória no Desafio Modelstand. Quanto à vitória na prova, Ricardo Teodósio usou todos os trunfos para ter um saboroso regresso ao lugar mais alto do pódio. Famalicenses perseguídos pelo azar.


Ricardo Teodósio, aos comandos de um Mitsubishi Lancer IV, conseguiu um merecido triunfo em Loulé, depois de uma disputada luta com Fernando Peres, ainda que com o algarvio sempre em posição de superioridade por curta margem. A luta entre Teodósio e Peres terminou a dois troços do fim quando este último viu a transmissão do Ford Escort Cosworth ceder. Mesmo assim, Teodósio ainda apanhou um susto no derradeiro ao apanhar Daniel Ribeiro furado e perder mais de 40 segundos.

Daniel Nunes teve uma exibição ao nível a que nos começa a habituar. Com o carro recuperado depois do incêndio no Rali Centro de Portugal, Daniel Nunes liderou na super-especial de Sábado e por pouco não via o azar de Teodósio oferecer-lhe o triunfo. Manuel Coutinho chegou a Loulé a um passo do título, e nem necesitou de se envolver na luta pela vitória para regressar ao norte do paós com a coroa dos louros. Fechou o pódio e isso foi suficiente para ser campeão. Luis Mota e João Correia ficaram nos lugares seguintes, na frente do melhor das 2 Rodas Motrizes, Gil Antunes

No Desafio Modelstand o triunfo sorriu finalmente a António Rodrigues e ao seu navegador, o famalicense Jorge Carvalho, que conseguiram efectivar o bom ritmo que a espaços vinham a apresentar, garantido uma vitória indiscutível. Mas a festa foi Daniel Ribeiro quem a fez com o 5º lugar a ser suficiente para garantir a vitória final no troféu. No Trofeu Fastbravo, o triunfo ficou nas mãos de Orlando Duarte. No plantel dos pequenos e diabólicos Seat Marbella, o mais experiente do clã Carvalho, o pai Jorge foi 4º, no carro conduzido pelo algarvio Diogo Gago.

E apenas a família Carvalho logrou chegar ao pódio final entre os famalicenses, pois todos os outros presentes ficaram pelo caminho. A dupla Nuno Pina/Sérgio Rocha, regressando após alguns ralis em que estiveram ausentes, voltou a ter o azar como aliado, pois problemas de motor no Peugeot 206 GTI, que não tinha o rendimento desejado, levaram ao abandono ainda antes de chegar ao parque de assistência intermédio. Também Mariana Neves de Carvalho e Filipe Martins não tiveram a sorte pelo seu lado, pois primeiro foi uma saída de estrada que os atrasou na PEC 2 e posteriormente foram 2 furos que os relegaram para os lugares do fundo da tabela e longe dos objectivos, pelo que a opção foi abandonar.

Classificação Final
1º Ricardo Teodósio/João Luz (Mitsubishi Lancer IV) - 54m25,2s
2º Daniel Nunes/Carlos Ramiro (Mitsubishi Lancer VI), a 5,7s
3º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Mitsubishi Lancer VI), a 38,0s
4º Luis Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV), a 1m06,4s
5º João Correia/Pedro Conde (Mitsubishi Carisma GT), a 1m58,7s
6º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra GSI), a 3m10,9s
7º António Lampreia/António Morais (Ford Escort Cosworth), a 4m16,6s
8º Márcio Marreiros/Paulo Costa (Mitsubishi Lancer VI), a 4m46,4s
9º António Rodrigues/Jorge Carvalho (Peugeot 206 GTI), a 5m22,5s
10º Carlos Martins/Anibal Martins (Ford Escort Cosworth), a 5m43,6s
(...)
31º Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella), a 20m38,2s
NC - Nuno Pina/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI) - Avaria na PEC 4
NC - Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI) - Avaria após PEC 4

A próxima prova do Open de Ralis é o Rali Terras de Basto, disputado nos dias 30 e 31 de Outubro.

Fotos: Ralis Online

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