04 abril 2011

Velocidade teve início no Estoril. Clássicos com forte presença famalicense

O Autódromo do Estoril recebeu no passado fim de semana as primeiras corridas da Velocidade Nacional. As corridas do Campeonato de Portugal de Circuitos e de Clássicos foram naturalmente o ponto alto do programa do Circuito ACDME, que contou com alguns pilotos de Famalicão presentes, nomeadamente nos Clássicos, com resultados de relevo.


Dando natural destaque à presença famalicense, olhos apontados então ao Campeonato de Portugal de Clássicos, com três pilotos a representarem as cores do concelho. Natural favorito e com estatuto de vice-campeão, Luís Barros estreou o Porsche 930 Turbo, enquanto o jovem César Machado passava do PTCC para esta categoria precisamente com o Ford Escort RS que fora do seu companheiro de equipa. Depois de alguns anos nos ralis, Frederico Ferreira opta agora por uma incursão nos circuitos, depois de transformado o seu Ford Escort RS.

A primeira corrida correu de feição a Barros, levando o Porsche ao lugar mais alto do pódio, depois de ter controlado atrás de si todos os adversários, encabeçados pelo Porsche 911 RSR de Carlos Santos, que foi 2º, na frente de Joaquim Jorge, em Ford Escort. Não muito longe do campeão em título terminou César Machado, numa estreia auspiciosa, enquanto Frederico Ferreira não conseguiu melhor do que o 7º posto.

Para a corrida seguinte dos Clássicos, o filme desenrolou-se de forma idêntica, mas Luís Barros sofreu um furo e com isso foi obrigado a abandonar, não sem antes voltar a rubricar a volta mais rápida. Assim, deixou o triunfo nas mãos de Carlos Santos, novamente secundado por Joaquim Jorge, sendo que o pódio ficaria completo com o famalicense César Machado, que levou a melhor sobre Rui Garcia e Rui Costa, todos eles também em Ford Escort RS. Na 6ª posição, mas já distante deste grupo terminou Frederico Ferreira

1ª Corrida
Luís Barros (Porsche 930 Turbo) - 11 voltas em 20m57,108s
2º Carlos Santos (Porsche 911 RSR), a 5,006s
3º Joaquim Jorge (Ford Escort RS), a 18,135s
César Machado (Ford Escort RS), a 22,766s
5º Rui Costa (Ford Escort RS), a 46,851s
(...)
Frederico Ferreira (Ford Escort RS), a 1m32,470s

2ª Corrida
1º Carlos Santos (Porsche 911 RSR) - 11 voltas em 21m17,256s
2º Joaquim Jorge (Ford Escort RS), a 5,577s
César Machado (Ford Escort RS), a 11,180s
4º Rui Garcia (Ford Escort RS), a 12,311s
5º Rui Costa (Ford Escort RS),a 13,083s
Frederico Ferreira (Ford Escort RS), a 57,101s

Nas restantes competições presentes, destaque para o renovado Campeonato de Portugal de Circuitos, com a dupla César Campaniço/Ni Amorim (Audi R8 LMS) a dominar ambas as mangas. Na 1ª corrida foi António Nogueira (Porsche 911 GT2) a secundá-los, na frente de José Pedro Fontes/Miguel Barbosa, que recorreram a um Porsche 911 GT3, enquanto na 2ª corrida as posições entre eles inverteram-se, com Fontes/Barbosa a superarem o veterano Nogueira.

Nos Clássicos 1300, o piloto em foco foi Rui Azevedo (Ford Escort RS), que dominou as duas corridas, sendo ainda o autor da volta mais rápida em ambas. Vítor Araújo, em Datsun 1200 e Mário Diniz, num Alfa Romeo Alfasud foram 2º e 3, respectivamente na 1ª corrida, enquanto na 2ª, o piloto do Alfa Romeo subiu um lugar na tabela classificativa, sendo Miguel Ferreira, também em Ford Escort RS, a encerrar os lugares do pódio.

A completar o programa, lugar ainda para o Ford Transit Trophy, com António Costa (Team Beta/Eni) a levar a melhor na 1ª corrida, sobre João Baptista (M. Coutinho/Ibertal) e Pedro Salvador (C.A.M.), enquanto na derradeira prova foi o campeão Filipe Martins, da Espoauto a sagrar-se vencedor, na frente de Pedro Fins (Stock-Car Megastore) e de Valter Cardoso, também ele do Team Beta/Eni.

Fotos: Autosport e Lúcio Carriço

Sem comentários: