Paulo Marques foi um dos famalicenses mais activos no panorama automobilístico nacional. Dividindo a sua acção nos Regionais de Ralis disputados no Norte do país, o co-piloto mereceu a aposta de vários pilotos, contando por isso algumas aparições no Nacional de Ralis e ainda em provas internacionais, alcançando resultados de registo.
- Qual o balanço da temporada de 2010?
Foi uma época de altos e baixos, mas que acaba por ter um balanço francamente positivo. Primeiro porque o Luis Bastos, piloto com que disputei o Open de Ralis, conseguiu o vice-campeonato Junior e segundo porque tive a minha primeira experiencia no Todo-Terreno, logo na prova Estoril-Portimão-Marrakeche, ao lado desse grande Homem e Amigo Miguel Veloso "Americano", que infelizmente ja nos deixou, e onde conseguimos um óptimo resultado.
- Qual o melhor momento da época? E o menos bom?
Para melhor momento da época destaco dois acontecimentos. O primeiro é a conquista do já referido vice-campeonato Júnior por parte do Luís Bastos e o segundo a vitória nos T8 conquistada com Miguel Veloso no primeiro dia de prova do Estoril-Portimão-Marraqueche. Como menos bom, tenho que destacar as 3 grandes saídas de estrada que tive durante a época, concretamente em Barcelos, no Torrié e em Santo Tirso.
- Qual a prova que mais gozo deu, independentemente do resultado?
Rally Sur do Condado com Martinho Ribeiro no Campeonato Galego de Ralis. Pelo seu mediatismo, pelo n.º de inscritos (140), pela beleza das classificativas e pelo grande rali que estavamos a fazer no momento da desistência, pois eramos 9ºs.
- Qual a tua opinião acerca do desporto motorizado em Famalicão (provas e pilotos) em 2010?
Este desporto está muito bem implementado no nosso concelho, ao nível de pilotos e navegadores, onde estamos muito bem servidos, quer em número, quer em qualidade, até às provas que temos no nosso conselho. Talvez fosse necessário um clube motorizado de Famalicão, onde fosse possivel juntar a maioria dos praticantes e dar ensinamentos aos mais novos.
- Se pudesses intervir na modalidade que praticas, que medidas colocavas em acção?
Acabava com a maioria dos campeonatos de ralis que existem e que na minha opinião são demasiados. Da forma que estamos, temos ralis quase todos os fins de semana e na sua maioria são ralis com poucos inscritos e com pouco público. Na minha opinião, o modelo a seguir seria um modelo parecido com o Open e que ja é adoptado em países vizinhos e que são um sucesso. Isso permitiria que o valor das inscrições fosse mais acessivel, que houvessem mais participantes, mais publico, etc.
- Que planos para a temporada de 2011?
Em 2011 voltarei a estar regularmente ao lado do Luis Bastos no Campeonato Open e por inerência no Junior, assim como nos Regionais. Exporadicamente estarei ao lado do Martinho Ribeiro, principalmente no Campeonato Galego.
- Deixa uma mensagem para os leitores do Famalicão Motor.
Deixo uma mensagem de agradecimento por todo o apoio nas provas em que participei e votos de um Bom Natal e um 2011 cheio de sucessos.
Sem comentários:
Enviar um comentário