13 dezembro 2010

Caiu o pano na temporada de velocidade

As já tradicionais 6 Horas de Clássicos, que se disputam no Circuito Vasco Sameiro em Braga, encerraram a época da velocidade nacional, num ambiente mais descontraído e de festa. Tal como nas últimas edições, a Taça Desafio Único completou o programa elaborado pelo Clube Automóvel do Minho. Ambas as corridas contaram com vários pilotos famalicenses, com bons resultados nomeadamente nos Clássicos.

O dia de Sábado era destinado às 4 horas de resistência para os carros do troféu organizado pela FEUP, com Fiat Punto e Fiat Uno juntos em pista, perfazendo cerca de 40 carros em competição. Desde os primeiros minutos que os vencedores estiveram no comando da prova, apesar de não ser os mais rápidos nos treinos cronometrados. Com o decorrer da corrida, ainda baixaram alguns lugares, mas na terceira hora de corrida voltaram ao comando de onde não mais saíram até ao fim.


A 2ª posição ficou nas mãos da PB Racing/MR Churrasco, com Fernando Van Zeller, Eduardo e Carlos Bianchi Prata, e Pilar de Lima. Apesar de começarem em posições mais baixas, efectuaram uma boa recuperação que os levou ao lugar intermédio do pódio, conseguindo na parte final recuperar algum terreno, mas insuficiente para discutir o triunfo. Os três primeiros lugares ficaram preenchidos com a Q&F, com Paulo Magalhães, Vitor Ramos e Jorge Meireles, na frente de duas equipas da AMOB Racing. Nuno Santos, Pedro Amaral e José Rodrigues, foram os melhores classificados entre os concorrentes da categoria FEUP 1, dominando os acontecimentos entre os Fiat Uno, sendo ainda os sétimos classificados em termos gerais.

Regressado a uma prova que já venceu, Nuno Pina que fez equipa com Jaime Sousa, Gil Antunes e Salvador Gonzaga, seus adversários e colegas de equipa no Desafio Modelstand, terminou na 16ª posição, a 8 voltas dos vencedores. Menos sorte teve a equipa Amob Racing I, com Luís Barros, César Machado e Rui Alves, que ficavam fora de prova ainda no decorrer da 1ª hora de prova.

Para Domingo estava reservado o ponto alto do fim de semana, com os Clássicos a entrarem em acção. Durante os 360 minutos de corrida a incerteza quanto aos vencedores foi grande, isto porque foram várias as formações que passaram pelo comando, mas alguns por problemas mecânicos foram atrasando-se ou desistindo. No final, foi a equipa formada por José Fafiães/Miguel Valente/Crissaf, em Datsun 1200 a vencer, depois de uma prova regular em que souberam gerir os acontecimentos da melhor forma, para além de um andamento muito consistente.

Em condições semelhantes, a AMCO Racing I, uma equipa de pilotos de Famalicão, com Altino Osório/ Luis Sousa/João Pedro Sousa/Pedro Martins chegou ao segundo posto com o Ford Escort RS. Depois de terem começado por lugares mais baixos da classificação, a equipa foi ao longo do tempo subindo posições, rodando depois sempre de forma persistente nos lugares cimeiros, terminando folgados neste lugar. O derradeiro lugar do pódio foi parar às mãos de Auto Sueco Minho, que trouxe para esta corrida o Volvo 240 Turbo, que chegou a ser campeão nacional de velocidade. António Rodrigues, Lennart Westrin e Manuel Ramos dividiram o volante do carro sueco, tendo alguns problemas eléctricos na parte final. A lista dos cinco primeiros ficou completa com a AMCO Racing II, com José Carlos Magalhães/José Couceiro/ Hugo Pereira/Hélder Oliveira/Francisco Pinto (BMW 323), e a Scirroco Team que mesmo depois de parar assim ainda foi quinta classificada, na frente do Toyota Corolla tripulado por Carlos Ruivo/José M. Ruivo/José Ruivo/Paulo Ruivo/Pedro Pereira, uma equipa com ligações a Famalicão, também.

Grande dose de azar para a equipa dos Comissários do CAM, com Nuno Lima/Paulo Silva/Ricardo Maia, pois logo na segunda volta, um capotanço à entrada da parabólica no final da recta da meta. Felizmente nada de grave se passou com Nuno Lima que ia ao volante, mas o Opel Manta ficou um pouco mal tratado. Com isto, o Safety-Car esteve em pista cerca de 20 minutos para que as condições de corrida fossem restabelecidas. Pelo caminho ficaram ainda a Fábrica Italiana Trisport 1, de Carlos Abreu/Rufino Fontes/ José Pedro Fontes/Miguel Fontes/Rosário Sottomayor, que defendiam a vitória alcançada o ano passado. Ainda na volta de formação da grelha de partida partiu-se o motor do Alfa Romeo Giullia. O Team Stand Carvalho, com Manuel Ferreira/Silvino Pires/Carlos Pires (BMW 2002), foram outros que desistiram quando lideravam, depois de um problema de motor.

Classificação Final 4 Horas Desafio Único: aqui
Classificação Final 6 Horas Clássicos: indisponível

Fotos: oficiais, Velocidade Online e MSC Fotorali

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