Após 3 anos a rodar nos lugares cimeiros do Open de Ralis, bem se pode dizer que João Ruivo voltou ao Campeonato de Portugal de Ralis, desta feita bem melhor sucedido do que em 2006. Novamente com o Fiat Stilo Multijet, o famalicense termina a temporada satisfeito com o 2º lugar nas 2 Rodas Motrizes, contudo não está fácil a concretização de apoios que permitam novos voos.
- Qual o balanço da temporada de 2010?
O balanço é positivo. No início da época tinhamos como objectivo lutar pelo podio do CPR 2L/2RM e isso foi conseguído com o Vice-Campeonato. Foi uma época de altos e baixos, onde a falta de apoios nos levou a fazer alguns erros de gestão na recta final. Sabiamos que o apoio do nosso principal patrocinador, o Crédito Agricola, não cobria a época toda, mas mesmo assim tentamos lutar por um resultado melhor. Até meio da temporada tivemos na liderança do Campeonato e a partir dai a gestão teve que ser muito mais em conta.
- Qual o melhor momento da época? E o menos bom?
Foram vários os momentos, sem dúvida que a vitória no Rali Serras de Fafe é um deles. Foi um rali onde dominamos, deixando os nossos adversarios longe de nós. Outro momento marcante foi o Rali Centro de Portugal, onde tivemos que levar um novo navegador pela impossibilidade do Alberto Silva de estar no Rali, desde já deixo aqui um agradecimento ao "Berto" pela grande amizade que temos. Tudo era novo par mim e para o João Peixoto que esteve à altura dos acontecimentos. Neste rali andamos muito rápido, o que me deu um grande gozo, apesar de termos tido problemas no 1º dia e uma saída de estrada no 2º, depois de estarmos a fazer uma recuperação fantástica.
Houve dois momentos menos bons. O Rali de Mortágua por todos os problemas que tivemos e que nos impossibilitaram de continuar a lutar pelo titulo e ao mesmo tempo não termos assegurado logo o vice campeonato. Outro deveu-se a falta de apoios e com isso a não presença na ultima prova, o Rali Casinos do Algarve
- Qual a prova que mais gozo deu, independentemente do resultado?
Sem dúvida que o Rali Serras de Fafe foi a prova que mais gozo deu e não me posso esquecer do 2º dia do Rali Centro do Portugal. Foram dois momentos onde o ritmo imposto foi muito elevado e como tal o gozo e adernalina são sempre superiores. São ralis assim que fazem com que goste bastante deste desporto.
- Qual a tua opinião acerca do desporto motorizado em Famalicão (provas e pilotos) em 2010?
O desporto em Famalicão tem se mantido igual nos ultimos anos, o Rali de Famalicão ja é uma certeza do Regional Norte e a Super Especial também. Neste dois eventos há aspectos que podem e devem ser melhorados, mas contudo é bastante bom para concelho teremos estes dois eventos.
- Se pudesses intervir na modalidade que praticas, que medidas colocavas em acção?
Em breve poderei vir a intervir mais nesta modalidade, mas ideias nao faltam. Um dos factores mais importantes neste momento está na divulgação e promoção dos campeonatos e provas. Outro dos aspectos que eu acho que se tem que fazer, tem haver com a inovação a todos os niveis. Os ralis não são os mesmo que na decada de 80/90, onde os adeptos estavam sempre presentes nas provas, hoje em dia as coisas nao sao assim, por isso é preciso trabalhar.
- Que planos para a temporada de 2011?
Neste momento os nosso projectos não estao fáceis de se concretizar. Como ja tinha sido noticiado, estavamos a preparar um projecto com um Abarth 500 R3T, o qual neste momento será muito difícil de se concretizar. Além disso temos outros projectos em mão, mas não estando ainda tudo definido, teremos que esperar para anunciar. Contudo podemos adiantar que dificilmente iremos tar parados em 2011.
- Deixa uma mensagem para os leitores do Famalicão Motor.
A todos os fãs, adeptos de ralis e amigos que nos acompanham, este Vice-Campeonato é de todos nós... sem vocês não teria sido possivel... Muito Obrigado e Boas Festas!
Sem comentários:
Enviar um comentário