Realizou-se no último fim-de-semana de Novembro, a última prova de Todo-o-Terreno Nacional, sendo uma vez mais as 24 Horas Vila de Fronteira, que tinham como organizador o Automóvel Clube de Portugal, sempre apoiado na experiente equipa do Clube Aventura, que foi do saudoso José Megre. A pista de Fronteira com cerca de 16Km, apresentava inicialmente um piso bem tratado, que viria a degradar-se ao longo das horas, terminando já em muito mau estado, com grandes valas e pedra solta. Fique a par das incidências por António Neves de Carvalho.
Com cerca de noventa automóveis inscritos, entre os quais as melhores equipas europeias de resistência TT, e os portugueses Pedro Lamy, José Pedro Fontes, Miguel Barbosa, Carlos Sousa, Hélder Oliveira, Santinho Mendes, Rui Sousa, entre outros, aos quais se juntavam três equipas com pilotos famalicenses.
Foram elas a Americano Racing Team de Paulo Marques, Amob Racing de Avelino Reis e ainda Adélio Machado integrado numa equipa de pilotos franceses.
Foram elas a Americano Racing Team de Paulo Marques, Amob Racing de Avelino Reis e Adélio Machado integrado numa equipa de pilotos franceses.
Dado tratar-se de uma prova de resistência muito longa, o objectivo é rolar o mais possível, evitando ao máximo a degradação do material dos carros. Sem grandes aventuras nos treinos, as equipas famalicenses iniciaram a corrida com todas as cautelas, de modo a ficarem bem posicionadas para as muitas voltas que tinham de percorrer no circuito ao longo de 24 horas.
As equipas de Paulo Marques e Adélio Machado rolaram nas primeiras horas dentro do grupo da frente, tendo o carro de Avelino Reis muitos problemas mecânicos, aliados a uma carambola que envolveu vários pilotos, e que o obrigou a estar parado nas boxes cerca de 8 horas. Aqui, hipotecou completamente as aspirações a um lugar de destaque, relegando-o para os últimos lugares.
A meio da prova, encontravam-se em 33.º, 45.º e 84.º, respectivamente, sendo que todos eles, já tinham experimentado vários problemas mecânicos, de maior ou menor dimensão.
A segunda metade da prova, ditou o abandono de Adélio, com problemas no Toyota irresolúveis. Os restantes continuavam a somar voltas, com destaque para Paulo Marques que se posicionava dentro dos vinte cinco melhores.
À vigésima quarta hora, o "Marquês" e seus colegas de volante, conseguem um honroso 21.º posto da geral, vencendo a Categoria A (Carros de Produção). Para o carro que foi do saudoso Miguel Veloso "O Americano", recentemente falecido, já não era estranha a vitória no seu agrupamento.
A equipa Amob Racing de Avelino Reis, Edgar Reis, Tiago Reis e José Santos, acabou por não ser classificada, embora tenha conseguido percorrer cerca de metade das voltas do vencedor, e ter cortado a linha de meta ao fim das 24 horas.
No cômputo geral, esta prova foi mais uma vez a consagração do Todo-o-Terreno em Portugal, conseguindo juntar grandes pilotos nacionais e estrangeiros, bem como máquinas muito bem preparadas. A prova terminou assim, às 12,00h de Domingo, com a vitória mais que merecida da equipa Vodafone Team de Pedro Lamy/António Coimbra/José Pedro Fontes/Luís Silva, seguidos de do Clio-Moncê de Hirigoyen e no 3.º lugar Laurent Dornel em Caze Buggy. Estas equipas dispunham de carros muito bem preparados e totalmente ajustados a este tipo de prova de endurance, que revelam uma fiabilidade e andamentos extraordinários. Dos noventa concorrentes à partida, terminaram a prova classificados, somente 55 resistentes, em que o último percorreu 44 voltas, contra as 108 do primeiro.
Encerrada a temporada de Todo-o-Terreno de 2010 em Portugal, resta já aguardar pelo Dakar – 2011, essa sim a prova de todas as provas TT, onde desta feita sem famalicenses, mas ainda assim com vários portugueses em motas e automóveis, que se espera com presenças dignas e de realce, como vem sendo hábito.
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