Depois de algumas presenças pontuais no Open de Ralis nos últimos anos com um Fiat Punto HGT, José Carvalho queria efectuar em 2010 uma temporada de adaptação a um carro de tracção integral. Contudo, o ano trouxe demasiados disabores ao piloto famalicense, não conseguíndo terminar nenhum dos ralis que efectuou, algo que o deixou muito desmoralizado.
- Qual o balanço da temporada de 2010?
O balanço é facil de fazer, pois foram só duas as provas em que tentei participar, mas foi tremendamente negativo. Para começar, não estive presente em nenhum campeonato devido a uma fractura do perónio em Dezembro, que me obrigou a parar durante 5 meses. Estava tudo preparado para integrar o Desafio Modelstand, mas depois optei por fazer alguns ralis esporádicos, mas uma má opção no que respeita ao carro escolhido, o Mitsubishi Lancer VI, deixou-me muito irritado e desmotivado, e não terminei nenhuma prova.
- Qual o melhor momento da época? E o menos bom?
Não há bons momentos nesta temporada, sinceramente. O pior foi o Rali de Famalicao, pois só andei 100 metros, assim como o Rali de Gondomar no qual só fiz a Super Especial, mas com o carro a debitar pouco mais de 100 cavalos... Foi mesmo um ano para esquecer.
- Qual a prova que mais gozo deu, independentemente do resultado?
Como se pode perceber, não consegui tirar gozo nos ralis que efectuei.
- Qual a tua opinião acerca do desporto motorizado em Famalicão (provas e pilotos) em 2010?
Foi uma pena Famalicão nao querer substituir o Rali de Penafiel ,a contar para o Open. Temos todas as condiçoes para ter um rali fantástico, isto se as pessoas quiserem trabalhar, pois eu como piloto daria o meu contributo com muito prazer. Toi um ano em que o Rali de Famalicão inverteu os sentidos das classificativas, mas estava giro. Já a Super Especial foi um desastre, na minha opinião, tivemos uma lista de inscritos muito pobre, o que foi pena, mas é o actual estado do país que assim o obriga. Falando de pilotos, nada de especial tenho a salientar.
- Se pudesses intervir na modalidade que praticas, que medidas colocavas em acção?
Baixava o preço das inscrições, obrigaria uma só marca de pneus a fim de reduzir os custos dos mesmos, tal como se passa no Desafio Modelstamd. Era favorável à aplicação de penas pesadas para os pilotos que alteram os carros de forma irregular e optava por um sistema de treinos no sabado e provas ao domingo. Investia na fiscalização dos pilotos nos reconhecimentos, a fim de reduzir as passagens, pois na terra os troços ficam impraticaveis e nao haveria tanta desigualdade, pois existem pilotos que fazem dezenas de passagens nos treinos.
- Que planos para a temporada de 2011?
Tenho dois projectos em mãos, mas nada posso adiantar de momento. Até é bem possível que nada faça.
- Deixa uma mensagem para os leitores do Famalicão Motor.
Os leitores do Famalicão Motor que visitem a pagina, participem, comentem e critiquem, mas todos se se identificarem, ganhamos todos com isso.
Sem comentários:
Enviar um comentário