20 dezembro 2010

"Foi uma época para esquecer", afirma José Carvalho

Depois de algumas presenças pontuais no Open de Ralis nos últimos anos com um Fiat Punto HGT, José Carvalho queria efectuar em 2010 uma temporada de adaptação a um carro de tracção integral. Contudo, o ano trouxe demasiados disabores ao piloto famalicense, não conseguíndo terminar nenhum dos ralis que efectuou, algo que o deixou muito desmoralizado.


- Qual o balanço da temporada de 2010?

O balanço é facil de fazer, pois foram só duas as provas em que tentei participar, mas foi tremendamente negativo. Para começar, não estive presente em nenhum campeonato devido a uma fractura do perónio em Dezembro, que me obrigou a parar durante 5 meses. Estava tudo preparado para integrar o Desafio Modelstand, mas depois optei por fazer alguns ralis esporádicos, mas uma má opção no que respeita ao carro escolhido, o Mitsubishi Lancer VI, deixou-me muito irritado e desmotivado, e não terminei nenhuma prova.
- Qual o melhor momento da época? E o menos bom?

Não há bons momentos nesta temporada, sinceramente. O pior foi o Rali de Famalicao, pois só andei 100 metros, assim como o Rali de Gondomar no qual só fiz a Super Especial, mas com o carro a debitar pouco mais de 100 cavalos... Foi mesmo um ano para esquecer.

- Qual a prova que mais gozo deu, independentemente do resultado?

Como se pode perceber, não consegui tirar gozo nos ralis que efectuei.

- Qual a tua opinião acerca do desporto motorizado em Famalicão (provas e pilotos) em 2010?

Foi uma pena Famalicão nao querer substituir o Rali de Penafiel ,a contar para o Open. Temos todas as condiçoes para ter um rali fantástico, isto se as pessoas quiserem trabalhar, pois eu como piloto daria o meu contributo com muito prazer. Toi um ano em que o Rali de Famalicão inverteu os sentidos das classificativas, mas estava giro. Já a Super Especial foi um desastre, na minha opinião, tivemos uma lista de inscritos muito pobre, o que foi pena, mas é o actual estado do país que assim o obriga. Falando de pilotos, nada de especial tenho a salientar.

- Se pudesses intervir na modalidade que praticas, que medidas colocavas em acção?

Baixava o preço das inscrições, obrigaria uma só marca de pneus a fim de reduzir os custos dos mesmos, tal como se passa no Desafio Modelstamd. Era favorável à aplicação de penas pesadas para os pilotos que alteram os carros de forma irregular e optava por um sistema de treinos no sabado e provas ao domingo. Investia na fiscalização dos pilotos nos reconhecimentos, a fim de reduzir as passagens, pois na terra os troços ficam impraticaveis e nao haveria tanta desigualdade, pois existem pilotos que fazem dezenas de passagens nos treinos.

- Que planos para a temporada de 2011?

Tenho dois projectos em mãos, mas nada posso adiantar de momento. Até é bem possível que nada faça.

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