25 maio 2011

Bormolini foi quem subiu mais rápido na Falperra. Famalicenses em bom nível

Foram dois dias bem intensos e com níveis elevados de adrenalina, aqueles que constituiram o programa da Rampa da Falperra. Com uma imensidão de espectadores a assistir às várias subidas de prova, Fausto Bormolini foi o grande vencedor da prova pontuável para o Europeu, enquanto Patrick Cunha foi o melhor concorrente nacional.

O piloto italiano Fausto Bormolini não deu quaisquer hipóteses à concorrência, dominando por completo a prova bracarense, naquele que foi o regresso do Europeu de Montanha à Falperra. Aos comandos de um Reynard, Bormolini ficou ainda a um pequeno passo de bater o recorde do traçado na sua 2ª subida, naquilo que se poderia considerar a "cereja no topo do bolo". Apenas na derradeira subida permitu algumas veleidades, não indo além do 4º tempo, dando a possibilidade de Guy Demuth ser o mais rápido, contudo a diferença não foi significativa.

No 2º lugar classificou-se Adriano Zerla, o mais rápido entre as barquetas, ele que conduziu um Osella. O também italiano rodou sempre nos lugares do pódio, mas foi incapaz de bater Bormolini, ainda que a diferença entre ambos tenha sido pouco superior a um segundo.

O veterano Otakar Kramsky, velho conhecido dos adeptos da Falperra, levou o seu Reynard até ao 3º posto, depois de num último fôlego ter rubricado um 2º tempo, mas que não foi suficiente para melhorar a sua posição.

Atrás dos homens que ocuparam os lugares do pódio terminaram Milos Benes e Guy Demuth, que como já foi referido, foi o mais rápido na derradeira subida. Um dos principais favoritos, Andrés Vilariño não foi além do 7º posto, enquanto Georg Plasa, num fantástico BMW 134 Judd que deliciou o público, terminou no 9º lugar.

A correr na Montanha a título esporádico, Patrick Cunha teve imparáve, sendo o mais rápido no Nacional de Montanha nas três subidas de prova. A correr em casa e fazendo disso um trunfo a seu favor, o piloto do Lamborghini Gallardo GT3 foi ainda o 12º classificado em termos gerais, o que espelha bem a excelência da prova que efectuou.

A Falperra mostrou-se favoravel aos carros de Turismo que militam no Nacional, pois António Nogueira levou o Porsche 911 GT2 até ao 2º lugar, na frente do campeão em título, Paulo Ramalho, que se queixou de alguns problemas com pneus. Também queixoso do novo carro estava o famalicense António Barros, que não foi além do 4º lugar final, algo que o deixou muito desalentado, pois os seus objectivos passavam por lutar pelo triunfo e o melhor que conseguiu foi um 2º tempo mais rápido logo na primeira subida. 

A continuar a habituação ao BRC, o também famalicense Tiago Reis foi o 6º, depois de melhorar significativamente as suas subidas no 2º dia de prova. Ainda dentro do lote dos 10 mais rápidos classificou-se António Areal, na sua estreia oficial com o BMW M3, que apresentou alguns problemas com o setup escolhido. O famalicense foi 9º da geral, depois de também ter feito uma prova em crescente e de na derradeira subida de prova ter arriscado um pouco em busca de melhorar a classificação.

Martine Pereira foi 2º entre os Clássicos, não conseguíndo suplantar Rui Costa, ainda assim uma prova excelente para o piloto de Famalicão, que como habitualmente tripulou o Lola T70. No que toca à Taça Nacional de Montanha, Rui Amorim cumpriu os objectivos e terminou na 2ª posição, atrás de Rui Antunes, ambos em Citroën AX Sport. Menos sorte teve Aires Cunha, que foi obrigado a abandonar depois de um toque com o Alfa Romeo Giulia Sprint.

No que toca aos troféus monomarca presentes, António Rodrigues/José Pedro Leite levaram a melhor entre o Ford Transit Trophy, enquanto no Challenge Desafio Único, os vencedores nos Fiat Uno foram Carlos Santos/António Duarte e nos Fiat Puntoa dupla mais rápida foi Pedro Borges/João Batista.

Classificação Final Absoluta / Europeu
1º Fausto Bormolini (Reynard K02) - 3m57,491s
2º Adriano Zerla (Osella PA30), a 1,080s
3º Otakar Kramsky (Reynard K11), a 1,978s
4º Milos Benes (Ralt RT23 F3000), a 4,184s
5º Guy Demuth (Osella FA30), a 4,246s
6º Janik Vaclav (Lola B02/50), a 8,791s
7º Andres Vilariño (Norma E2SC), a 10,233s
8º Renzo Napione (Reynard K02), a 11,995s
9º Georg Plasa (BMW 134 Judd), a 14,509s
10º Maurizio Roasio (Osella PA30), a 15,895s
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12º Patrick Cunha (Lamborghini Gallardo GT3), a 25,977s (1º Português e 1º Cat I)

Classificação Final - Campeonato Português Montanha
1º Patrick Cunha (Lamborghini Gallardo GT3) - 4m23,468s
2º António Nogueira (Porsche 911 GT2), a 8,694s
3º Paulo Ramalho (Juno SSE), a 9,069s
António Barros (BRC CM05 Evo), a 12,483s
5º João Fonseca (SilverCar CM08), a 13,986s
Tiago Reis (BRC CM02), a 29,932s
7º Vítor Souto (Seat Leon Supercopa), a 34,113s
8º Filipe Matias (Radical SR3), a 35,742s
António Areal (BMW M3), a 41,530s
10º Carlos Inácio (Seat Leon Supercopa), a 41,973s
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33º Rui Amorim (Citroën AX Sport), a 1m26,529s

Classificação Final - Campeonato Português Montanha/Clássicos
1º Rui Costa (Ford Escort RS) - 5m00,187s
Martine Pereira (Lola T70), a 6,891s
3º Pedro Fins (Lotus Elan), a 8,259s
4º Pedro Silva (VW Golf GTI), a 29,818s
5º José Silvino Pires (Ford Escort RS), a 31,243s
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NC - Aires Cunha (Alfa Romeo Giulia Sprint)

Fotos: Autosport, Foto GTI e Sheila's

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