Foi uma prova bem disputada aquela que fez regressar, no Sábado passado, os ralis à Serra da Freita. Com despiques interessantes de seguir, a vitória voltou a sorrir a António Rodrigues e ao famalicense Jorge Carvalho, que se assumem como candidatos ao título, depois de três triunfos na presente temporada.
Mais adaptado ao Citroën Saxo S1600, António Rodrigues teve em Pedro Peres, a correr em casa e a ganhar ritmo para o Nacional, um adversário de peso, sendo o piloto do Mitsubishi Lancer VII o primeiro líder do rali. Mas foi por pouco tempo, pois na segunda especial, Peres vê um furo comprometer definitivamente a sua prova, deixando Rodrigues confortavelmente na liderança, que confirmaria com a vitória no derradeiro troço.
O mais directo perseguídor era Daniel Nunes, ainda que de forma pouco pressionante, talvez mais preocupado em amealhar pontos do 2º lugar do Open e em obter a vitória no Júnior, algo que servia os objectivos delineados pelo piloto do Mitsubishi Lancer VI. Aliás, se a tarefa de ameaçar a liderança era complicada, a de gerir o 2º posto era bem mais fácil, até porque Renato Pita atrasou-se devido a uma indisposição física, com isso deixava Nunes mais à vontade.
De trás para a frente vinha Pedro Peres, que vencendo mais uma especial, recuperou o tempo perdido, terminando no 3º lugar, com vantagem confortável para o concorrente que o perseguía, nomeadamente Renato Pita. O 4º posto encaixa nas suas pretensões, cimentando dessa forma a vice-liderança do Open, tendo agora a seu favor nos pisos de terra a tracção integral do seu Mitsubishi Lancer VI.
Diogo Salvi, acompanhado por Gil Antunes, mostra-se cada vez mais como uma presença assídua nos lugares cimeiros e mesmo se não conseguiu acompanhar os intervenientes pela vitória, chegou num excelente 5º lugar, na frente de Luís Mota, que se atrasou por problemas com os intercomunicadores numa das classificativas. Nota de destaque para Ivan Carquejo, que aproveitou para rodar com o seu Peugeot 206 GTI numa prova que não era pontuável para o Desafio Modelstand, terminando em 7º e em 2º das 2 Rodas Motrizes, superando Nuno Cardoso, Armando Oliveira e Manuel Martins, que encerrou o grupo dos dez mais rápidos.
De referir os abandonos de Armindo Neves depois de muito tempo perdido a trocar uma roda e de Pedro Leal, que desta feita aos comandos de um Peugeot 206 GTi, estava a efectuar uma boa prova até problemas eléctricos o terem deixado sem possibilidades de continuar.
A restante caravana famalicense teve uma prestação meritória, excepcção feita a Jorge Carvalho, que a navegar Diogo Gago, ficou de prova logo na especial inaugural depois de uma saída de estrada sem consequência físicas, mas que deixou o Seat Marbella algo mal tratado.
Face à ausência do piloto com que habitualmente disputa o Open, Guilherme Pereira navegou António Oliveira, classificando-se no 15º lugar. Uma prova muito consistente de um piloto rápido, mas com alguma falta de ritmo nos pisos de asfalto, ainda assim registando melhores passagens à medida que o rali ia evoluíndo. Um regresso honroso do piloto do Peugeot 205 GTi ao Open de Ralis.
Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins tiveram uma prova sem sobressaltos e com um ritmo em crescendo, terminando na 24ª posição. A dupla do Peugeot 206 GTi teve uma escolha de pneus defensiva na primeira metade do rali, no entanto arriscando mais um pouco na fase final, conseguíndo dessa forma subir alguns lugares na tabela.
O Open de Ralis enfrenta agora os pisos de terra de Oliveira do Hospital, um regresso desta localidade ao calendários dos ralis nacionais, estando marcado para os dias 17 e 18 de Junho.
Classificação Final
1º António Rodrigues/Jorge Carvalho (Citroen Saxo S1600) - 31m37,5s
2º Daniel Nunes/Carlos Ramiro (Mitsubishi Lancer VI), a 37,3s
2º Daniel Nunes/Carlos Ramiro (Mitsubishi Lancer VI), a 37,3s
3º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Mitsubishi Lancer VII), a 1m08,7s
4º Renato Pita/Marco Macedo (Mitsubishi Lancer VI),- a 1m23,2s
5º Diogo Salvi/Gil Antunes (Mitsubishi Lancer VI), a 2m08,9s
6º Luis Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer VII), a 2m25,3s
7º Ivan Carquejo/Valter Cardoso (Peugeot 206 GTI), a 2m52,9s
8º Nuno Cardoso/Telmo Campos (Mitsubishi Carisma GT), a 2m58,3s
9º Armando Oliveira/João Vieira (Citroën C2 R2Max), a 3m15,4s
10º Manuel Martins/Rui Vilaça (Peugeot 206 GTI), a 3m29,3s
(...)
15º António Oliveira/Guilherme Pereira (Peugeot 205 GTI), a 04m13,3s
(...)
24º Mariana N. de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI), a 07m40,3s
(...)
NC - Diogo Gago/Jorge Carvalho (Seat Marbella) - Despiste na PEC 1
Fotos: Rui Fonseca/Ralis.Online
Sem comentários:
Enviar um comentário