Disputou-se este fim de semana o Rali de Vila Verde, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis/2 Rodas Motrizes, tendo ainda a companhia da Taça de Portugal de Ralis. Um rali pobre, desenquadrado das restantes provas e que não mereceu destaque aqui (nem noutros sites) muito por culpa das poucas informações que o Clube Automóvel do Minho forneceu em tempo útil. Paulo Antunes foi o melhor dos 6 (!!!) concorrentes que terminaram a prova que compõe o Campeonato de Portugal.
Percorrido numa zona esplêndida para a prática desta modalidade, o Rali de Vila Verde foi um espectáculo pobre e que mereceu do clube organizador uma preocupação nula em termos de promoção e divulgação, prova disso foi a publicação da lista de inscritos apenas na véspera da prova.
Em termos desportivos, Paulo Antunes levou o Citroën C2 R2 Max ao triunfo, numa vitória nada fácil para o fafense. O primeiro líder do rali foi Ivo Nogueira, que entrou com um ritmo diabólico e muito bem preparado para a prova minhota, mas uma pancada numa pedra fez com que o Citroën DS3 R3T ficasse debilitado a nível de travões, originando ainda problemas a nível de caixa de velocidades. Com isso, o jovem piloto foi obrigado a desistir deixando Antunes mais descansado no 1º lugar, ainda que João Silva e o famalicense José Janela começassem a recuperar tempo perdido num toque e num furo, logo na especial inaugural.
No final do 1º dia, o piloto do Citroën segurava a liderança por poucos segundos, com João Silva a ter argumentos para discutir a vitória no dia seguinte. Mais atrás, e depois dos abandonos de Rodrigo Ferreira e Frederico Gomes, era Paulo Neto quem encerrava o pódio.
A 2ª etapa começou com João Silva a saltar para o comando das operações até acontecer algo insólito ao piloto do Renault Clio R3. Faltava uma página ao road-book entregue pela organização e com isso, um engano no percurso e ainda um pião atrasaram o madeirense de forma irremediável, deixando o 1º lugar entregue a Paulo Antunes, depois de Silva e Janela terem tentado o tudo por tudo, mas foram 4,8 segundos a separá-los da vitória, depois de 9 vitórias em 13 especiais.
No 3º posto terminou Paulo Neto, que ainda teve problemas com o depóstio de combustível, mas ainda assim controlou Armando Oliveira, que foi 4º. No 5º posto, uma das duplas que andou muito bem na prova, Ricardo Marques e o famalicense Paulo Marques. Logo na PEC 1, um furo na fase inicial fez com que parassem para mudar a roda e com isso perderam cerca de 5 minutos para os homens da frente e hipotecaram um bom resultado. Mas a dupla do Citroën C2 R2 Max nem por isso baixou os braços e efectuou uma prova de garra, rubricando constantemente tempos entre os 3 mais rápidos, contudo não chegou para recuperar o tempo perdido para os adversários.
Com apenas 6 concorrentes do CPR 2 a terminar a prova, fica fácil escrever sobre todos, portanto nota para Hugo Mesquita, que prosseguiu a sua evolução nos ralis continentais, sendo o último piloto classificado, precisamente na 6ª posição.
No que toca à Taça de Portugal de Ralis, mesmo com alguns problemas mecânicos, Renato Pita não teve dificuldades em impôr o seu Mitsubishi Lancer VI e com isso somar a vitória, na frente de Marcos Gonçalves e do famalicense Guilherme Pereira, num Skoda Fabia TDi, que imprimiram um andamento muito consistente e que lhes poderia proporcionar um resultado de nível caso pontuassem para a prova principal (se é que houve uma prova principal em tão pobre rali!). A encerrar o pódio classificou-se Paulo Silva, em BMW 325i. Mais para trás e voltando a contar com o Nissan 350 Z, o famalicense José Pedro Miranda foi 7º, num rali em que não conseguiu aproximar-se dos lugares cimeiros desta competição. Menos sorte teve Alberto Silva, famalicense que navegou Hugo Lopes no regresso deste piloto aos ralis, com um problema de caixa a obrigar ao abandono logo nos primeiros quilómetros.
Classificação Final - CPR2
1º Paulo Antunes/Alberto Oliveira (Citroën C2 R2 Max) - 1h09m14,5s
2º João Silva/José Janela (Renault Clio R3), a 4,8s
3º Paulo Neto/Daniel Amaral (Citroën DS3 R3T), a 4m24,s
4º Armando Oliveira/Alexandre Rodrigues (Citroën C2 R2 Max), a 5m53,3s
5º Ricardo Marques/Paulo Marques (Citroën C2 R2 Max), a 7m51,7s
6º Hugo Mesquita/Nuno Rodrigues da Silva (Citroën DS3 R3T), a 8m45,9s
Classificação Final - Taça
1º Renato Pita/Marco Macedo (Mitsubishi Lancer VI) - 1h12m03,6s
2º Marcos Gonçalves/Guilherme Pereira (Skoda Fabia TDI), a 2m25,4s
3º Paulo Silva/Sofia Mouta (BMW 325i), a 3m50,1s
4º Júlio Bastos/Aníbal Pereira (BMW M3), a 4m48,3s
5º Daniel Mariño/Veronika González (Ford Fiesta), a 5m31,2
(...)
7º José Pedro Miranda/Filipe Carvalho (Nissan 350 Z), a 7m37,5s
(...)
NC - Hugo Lopes/Alberto Silva (Mitsubishi Lancer VI) - Avaria mecânica na PEC 1
Fotos: Oficiais, BF PhotoRacing e Ralis.Online
Sem comentários:
Enviar um comentário