Uma década depois, Filipe Campos voltou a fazer história no Campeonato de Portugal de Todo-Terreno, com a conquista do segundo título de campeão nacional absoluto. A capital da Beira Baixa foi o palco da comemoração, depois de um retumbante sucesso no Rali TT Famo Castelo Branco, o terceiro na prova e o 10º da carreira.
Na hora da consagração, a dupla Filipe Campos/Jaime Baptista não escondeu a satisfação "por concretizarmos o objectivo a que nos propusemos no início da temporada. É um título que tem um sabor especial, porque não se tratou de um ano fácil. A concorrência foi forte, também fomos vítimas de alguns percalços que nos impediram de somar mais vitórias, mas a verdade é que terminámos todas as provas no pódio - duas delas no lugar mais alto - pelo que dedicamos este triunfo a toda a equipa, em especial à Yser (como patrocinador) e ao Bernardo Moniz da Maia, o mentor do projecto".
A vitória de Filipe Campos não sofre contestação, mas foi facilitada pela penalização imposta a Miguel Barbosa (Proto Dessoude), após a Super Especial de 6ª feira, onde se viu obrigado a trocar a caixa de velocidades da sua viatura. Como Barbosa teria que terminar na frente de Filipe Campos para adiar a entrega do título, tudo se esfumava logo no início da prova, embora a prova do ainda campeão nacional fosse magnífica, pois recuperou imensos lugares, até se estabelecer no 4º lugar final.
Pedro Grancha (Nissan Pick-Up) foi 2º, ainda que se tenha enganado ligeiramente na fase inicial, mas depois entrou num ritmo forte também, não sentindo qualquer problema mecânico. Logo atrás e somando o 4º pódio esta temporada, surge Miguel Farrajota (Proto Rav4) que ainda rodou algum tempo na 2ª posição, mas alguns comportamentos estranhos no seu carro fez com que abrandasse o ritmo, caíndo para o lugar mais baixo do pódio, ainda assim um excelente resultado para o algarvio.
Na Categoria T2, Nélson Clemente (Nissan Pathfinder) foi o mais rápido, assumindo a liderança do campeonato, ainda que alguns problemas na caixa de velocidades o tivessem deixado mais cauteloso à medida que a prova ia evoluíndo.
O único piloto de Famalicão que esteve presente foi Filipe Martins, navegador de Fernando Rito. A dupla da Padock Competições levou o Toyota Land Cruiser até ao 11º lugar absoluto, vencendo ainda o agrupamento T8, no entanto as contas do campeonato já estão fechadas, com Nuno Matos a ter se sagrado já virtual campeão.
Classificação Final
1º Filipe Campos/Jaime Batista (BMW X3 CC) - 4h19m09,2s2º Pedro Grancha/Paulo Primaz (Nissan Pick-Up) - a 4m42,4s
3º Miguel Farrajota/Nelson Ramos (Proto Rav4) - a 9m16,6s
4º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Proto Dessoude) - a 11m57,3s
5º Bernardo M. da Maia / Bernardo Sottomayor (BMW X3 CC) - a 16m09,8s
(...)
9º Nelson Clemente/Paulo Fiúza (Nissan Pathfinder) - a 41m39,4s -- 1º T2
(...)
11º Fernando Rito/Filipe Martins (Toyota Land Cruiser) - a46m03,4s -- 1º T8
Classificação CPTT
1º Filipe Campos (75 pts)
2º Miguel Barbosa (59 pts)
3º Miguel Farrajota (35 pts)
O Campeonato de Portugal de Todo-Terreno prossegue entre os próximos dias 30 de Outubro e 2 de Novembro, com a disputa da derradeira prova do calendário, a Baja 500 Portalegre, considerada por muitos a prova raínha da especialidade, em Portugal.
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