Alguns pilotos do Regional Norte e do Regional Serras do Douro levaram a cabo uma reunião para discutir alguns assuntos, nomeadamente os motivos que tem feito diminuir as listas de inscritos, bem como discutir desde já algumas medidas para o próximo ano.
Após várias ideias e opiniões, foi elaborada uma carta com alguns aspectos a serem propostos à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, no sentido de corrigir esta situação e tornar os Regionais em campeonatos à medida da imagem que os intervenientes (pilotos e navegadores) acham mais adequados.
Fica desde já a carta, na íntegra, e também o apelo a todos os pilotos e navegadores que disputam ou já disputaram este campeonato, para que apoiem a iniciativa, bastando enviar o seu nome, número da licença desportiva e ano de emissão para crrn2009@gmail.com, sendo depois estes dados reencaminhados para a FPAK, juntando aos já enviados em anexo com a carta.
"Alguns dos pilotos que habitualmente disputam os Ralis dos Regionais no Norte, quer no Campeonato Regional do Norte, quer no Troféu Regional do Douro, assim como pilotos que os disputaram em anos anteriores e que pelos mais diversos motivos o deixaram de fazer, gostariam de propor a V. Exa algumas sugestões para 2009.
Enfrentamos actualmente uma conjuntura económica que afecta directamente os ralis e mais concretamente os mais diversos participantes nos Campeonatos de Ralis em Portugal. As dificuldades normais para a participação em provas federadas acentuaram-se de tal forma que todos nós reconhecemos que é necessário tomar decisões atempadas para sustentar os ralis pelos anos vindouros.
A criação do Open de Ralis foi sem dúvida uma aposta ganha pela FPAK, sendo o modelo ideal para o panorama nacional. No entanto, tornou-se num Campeonato inacessível para a divisão mais baixa dos ralis em Portugal (os VSH), exceptuando situações conhecidas por todos, mas que representam uma minoria. Quem verdadeiramente está por dentro da realidade dos Regionais, sabe que os patrocínios são quase uma miragem. Se nos campeonatos nacionais existe dificuldade na sua angariação, nos regionais é virtualmente impossível, sendo o valor angariado uma pequena parte do montante necessário. Posto isto, e na falta dos essenciais apoios, os sacrifícios levados a cabo pelos participantes têm sido enormes e só o facto de termos este como o nosso desporto de eleição nos permite fazê-los.
Estas sugestões têm a ver principalmente com os montantes necessários para se disputarem Ralis Regionais e pela necessidade de termos ralis ao nosso alcance com a dignidade exigível, pois os concorrentes puramente regionalistas viram-se de um ano para o outro integrados num campeonato Open (5 provas) com um valor de inscrição incomportável para as suas possibilidades e, por outro lado, vemos campeões regionais que nem sabem que o podem ser, mas que para tal estão habilitados pelo simples facto de disputarem o Open.
Neste sentido, apresentamos duas soluções tendo em conta dois aspectos fundamentais, nomeadamente a redução de custos adequada à realidade dos Campeonatos Regionais e a visibilidade e dignidade dos mesmos:
1. Junção do Campeonato Regional de Ralis - Norte e do Troféu Regional de Ralis – Douro num só Campeonato, aumentando a qualidade, quantidade e competitividade deste, nos mesmos moldes do Regional Norte 2008, ou seja, com cinco provas integradas no Open e três do Regional, sendo 4 de asfalto e 4 de terra, com custos de inscrição limitados a 200 euros (com prémio de seguro incluído), sendo que nas provas em comum com o Open os concorrentes dos VSH pontuem exclusivamente no Open ou no Regional e nunca em ambos, mediante prévia inscrição na categoria correspondente. As pontuações seriam escalonadas conforme Geral, Divisão e Classe e por último, seria essencial um esforço por parte das entidades Regularizadoras e Organizadoras no que diz respeito à condigna divulgação do Campeonato Regional Norte e das provas que o integram.
2. Um único Campeonato Regional a Norte, a exemplo da solução anterior, composto apenas por 2 provas integradas no Open, num total de 8 provas (4 de terra e 4 de asfalto, tendo atenção ao seu escalonamento consoante o tipo de piso). As pontuações seriam escalonadas conforme Geral, Divisão e Classe (indiferenciadamente nas provas integradas no Open), os custos de inscrição seriam limitados a 200 euros (com prémio de seguro incluído) e as provas teriam uma quilometragem mínima obrigatória na ordem dos 40km cronometrados.
Realçamos um ponto comum nas duas sugestões apresentadas, que se prende com a necessidade de se juntarem as duas Competições de VSH disputadas a Norte. Esta sugestão irá permitir um aumento considerável nas listas de inscritos, assim como na competitividade evidenciada, tornando-o um Campeonato bastante mais aliciante a quem o pratica e ao PÚBLICO que o acompanha.
Agradecendo desde já o tempo dispensado por V.a Exa. na leitura desta carta e realçando a sua importância no sentido de evoluirmos para um maior e melhor Universo AUTOMOBILISTICO."
Este facto é deveras relevante para Famalicão, pois para além de muitos pilotos da nossa terra serem assíduos, quer no Campeonato Regional de Ralis/Norte, quer no Troféu Regional de Ralis/Serras do Douro, há ainda a questão do Rali de Famalicão estar directamente envolvido nesta situação, pois há vários anos que integra o principal campeonato regional realizado no Norte.
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