Pedro Peres/Tiago Ferreira foram os vencedores do Rali de Loulé, ascendendo igualmente ao primeiro lugar do Campeonato Open de Ralis, numa altura em que faltam disputar duas provas para o final da época. Num rali muito dificil e bastante rápido, a chuva que se fez sentir no dia anterior à prova deixou os pisos algo escorregadios e traiçoeiros, o que dificultava ainda mais a tarefa dos pilotos nas primeiras abordagens ao terreno.
Numa prova onde Ricardo Teodósio liderou até à derradeira especial, o piloto do Ford Escort Cosworth acabou por chegar à vitória depois de uma actuação soberba na segunda passagem por Cortelha, a derradeira classificativa. De uma assentada, Pedro Peres anulou a desvantagem que tinha para o piloto local e ainda amealhou mais alguns segundos, que lhe permitiram alcançar a vitória e assim ficar mais perto da revalidação do título conquistado no ano passado.
Depois de liderarem ao longo de toda a prova, Ricardo Teodósio/Pedro Conde viram a liderança escapar-se nos últimos quilómetros, depois de uma ligeira saída de estrada no penúltimo troço, bem como de problemas de transmissão no seu Mitsubishi Lancer IV. A jogar em casa, Teodósio perdeu assim uma oportunidade de vencer pela 1ª vez esta temporada, mas ainda assim foi autor de uma prova verdadeiramente espectacular, deixando em extâse os espectadores, como é um hábito conhecido deste piloto.
No terceiro lugar e mais atento ao que se passava atrás de si do que propriamente com a discussão da vitória, Luís Mota, também em Mitsubishi Lancer IV, optou por um ritmo cauteloso e com margem de segurança, o que permitiu também aumentar a vantagem que possui no Regional Sul, onde os seus principais adversários não foram felizes.
Jorge Santos/Vítor Hugo levaram o Citroën Saxo Kit Car ao 4º lugar final, vencendo entre as duas rodas motrizes, sendo igualmente coroados como virtuais vencedores da Categoria 1, depois de uma luta muito renhida com os famalicenses João Ruivo/Alberto Silva, em Fiat Stilo Multijet. Jorge Santos esteve sempre na frente do piloto de Famalicão, mas uma penalização de 10 segundos fez encurtar a sua vantagem e à entrada para a derradeira especial a diferença era inferior a 3 segundos. Aí o azar bateu a Ruivo, com uma transmissão do Fiat Stilo Multijet a ceder na fase inicial, não deixando outra hipótese a não ser levar o carro até ao final, num ritmo muito baixo, onde chegaria apenas na 10ª posição. Foi um rali para esquecer para João Ruivo e Alberto Silva, pois nunca encontraram um bom ritmo de prova e o resultado final acaba por ser um mal menor, se bem que não conseguiram evitar a queda para a 4ª posição no campeonato.
Isentos de problemas, Octávio Nogueira (Citroën Saxo Kit Car) e Manuel Coutinho (Peugeot 206 GTI) foram, respectivamente, 5º e 6º classificados, o que não deixa de ser um bom resultado para ambos, tal como foi para Pedro Raimundo (Peugeot 206 RC) que se classificou logo atrás, vencendo o Júnior.
Luís Campos também marcou presença em Loulé, inserido no animado pelotão do Troféu Fastbravo, em mais uma prova que não conseguiu terminar, em virtude de novo problema mecânico no seu Seat Marbella. O famalicense já vinha a sentir alguns problemas ao nível do rendimento do motor e de afinações que não estavam ao seu gosto, e numa altura em que seguia na 3ª posição entre os concorrentes do troféu, viu - tal como Ruivo - uma transmissão ceder, mas e ao contrário do seu conterrâneo, Luís Campos não conseguiu terminar a prova. O famalicense que este ano decidiu regressar aos ralis não tem tido a sorte do seu lado, os azares mecânicos tem sido a sua dor de cabeça, conseguíndo até agora apenas terminar uma prova, onde mostrou que poderia ter sido candidato à vitória no troféu. Óscar Coelho foi o mais rápido no Troféu Fastbravo, depois do atraso de Pedro Barros Leite, dando assim um importante passo para garantir a vitória final.
Classificação Final
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort Cosworth), 52m51,8s2º Ricardo Teodósio/Pedro Conde (Mitsubishi Lancer IV), a 16,8s
3º Luís Mota/Ricardo Domingos (Mitsubishi Lancer IV), a 1m23,8s
4º Jorge Santos/Vítor Hugo (Citroën Saxo Kit Car), a 1m46,1s
5º Octávio Nogueira/Nuno Gomes (Citroën Saxo Kit Car), a 3m13,7s
6º Manuel Coutinho/Manuel Babo (Peugeot 206 GTI), a 4m12,6s
7º Pedro Raimundo/Nuno R. Silva (Peugeot 206 RC), a 4m54,3s
8º Pedro Lança/Ricardo Baptista (Citroën Saxo), a 5m18,8s
9º Júlio Bastos/Aníbal Pereira (BMW M3), a 5m22,6s
10º João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet), a 5m38,3s
Classificação Campeonato (8/10)
1º Pedro Peres (150 pts)
2º Jorge Santos (146 pts)
3º Luís Mota (95 pts)
4º João Ruivo (93 pts)
5º Manuel Coutinho (84 pts)
O Campeonato Open de Ralis regressa a 14 e 15 de Novembro com a realização do Rali Sentir Penafiel, prova a cargo do Clube Automóvel de Santo Tirso.
Fotos: Ralis Online
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