30 abril 2009

Desafio cumprido para Adélio e Areal

A jornada inaugural do Challenge Desafio Único – FEUP 2, utilizando o Fiat Punto 85, que se disputou no passado Domingo no circuito Vasco Sameiro em Braga, deixou indicações muito positivas quanto ao desenvolvimento da equipa da Padock Competições, na nova competição da responsabilidade da FEUP.

António Areal, o piloto mais experiente obteve a 12ª posição na primeira corrida, depois de ter partido das boxes, enquanto que o estreante Adélio Machado beneficiou da inversão da classificação para a segunda corrida e herdou a pole position, acabando por terminar no 18º lugar.

Cumprida a primeira secção de treinos livres e alguns reajustamentos ao Fiat Punto, António Areal colocou o carro da marca italiana da Padock Competições na sexta linha da grelha de partida para a primeira corrida. No entanto, uma anomalia de última hora impossibilitou o piloto de Famalicão de estar à partida para a formação da grelha, obrigando-o a partir das boxes e, assim, perder desde logo o contacto com o pelotão da frente: "foi pena porque confirmamos que tínhamos andamento para andar a lutar pelos cinco primeiros e com um pouco de sorte chegar ao pódio, mas, as corridas são assim mesmo. Depois, foi andar a fundo durante toda a corrida, ultrapassar muitos carros, até chegar a meio do pelotão, dali para a frente já era quase impossível, face ao foço criado e, à demora na autorização de entrada em pista. O carro acabou por ter um bom desempenho e deu-nos garantias para confiar neste projecto com um piloto que desconhece por completo a velocidade" adiantou António Areal que desta forma "ofereceu" a pole position para a segunda corrida ao seu colega de equipa - Adélio Machado.

Para o piloto da Padock Competições esta estreia foi positiva "mais pela convivência do que pelo resultado" salientou Adélio Machado que largou da frente do pelotão - uma vez que a grelha dos 12 primeiros é formada no inverso da classificação da primeira corrida, mas viria a ser ultrapassado logo no arranque. "Não estou completamente à vontade a este tipo de largadas e a segunda velocidade falhou, deu-me a sensação que encravou por momentos e o carro não saia do sítio. Depois, fiz a minha corrida, sem danificar o carro e não prejudicando os pilotos mais rápidos. Para um piloto do todo-o-terreno não é fácil adaptar-se logo na primeira corrida a esta competição, reconheço que me custou um pouco e, talvez por essa razão o resultado final não tenha sido o melhor".

A próxima jornada levará a caravana até ao Autódromo Internacional do Algarve entre os dias 15 e 17 de Maio.

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