O Rali Vidreiro ficou marcado pela instabilidade climatérica e pela lotaria que foi a escolha de pneus, porém contas feitas no final e a vitória foi para Pedro Peres, naquela que foi o seu 3º triunfo consecutivo. Famalicenses somaram vitórias em várias categorias, num balanço bastante positivo.
As especiais da zona de São Pedro de Moel e da Marinha Grande são conhecidas por serem muito escorregadias, mesmo em pisos secos, assim como requerem especial atenção pois apresentam zonas traiçoeiras, pelo que com a chuva que se fez sentir, os cuidados eram redobrados e ao mínimo deslize, um bom resultado poderia estar comprometido.
A dupla Ricardo Costa/Nuno Almeida foi quem entrou mais forte, vencendo logo a super especial de abertura, mas no dia de Sábado viram um problema no turbo do Mitsubishi Lancer retirar-lhes a liderança e com isso afundaram-se na classificação. A partir dái, o piloto de Famalicão deu um recital à chuva e venceu todas as especiais até a caixa de velocidades ceder e ditar o abandono, numa altura em que eram 5ºs e bem posicionados para alcançar o 2º posto.
Depois do azar de Costa, talvez o seu principal adversário, Pedro Peres limitou-se a gerir o seu andamento, mantendo os níveis de concentração elevados, tarefas cumpridas de forma excelente e que permitiram alcançar mais uma vitória nesta temporada, aumentando o fosso face à concorrência em termos de campeonato.
Mas se na discussão da vitória não houve interesse competitivo, o que dizer da luta pelos restantes lugares do pódio, que durou até à última classificativa. Os actores foram João Ruivo, Luís Mota, Nuno Pina e Daniel Ribeiro, que ao longo de toda a prova se envolveram em constantes trocas de posições, sendo o famalicense do Fiat Stilo Multijet quem mais sorriu no final.
Ruivo não se deu bem em Campos do Lis, com um problema electrónico na primeira passagem e uma má escolha de pneus na segunda a fazerem com que o famalicense tivesse que andar atrás do prejuízo nas restantes classificativas. Com um andamento acima da média particularmente na segunda ronda, João Ruivo chegava assim ao 2º posto final, vencia entre as 2 rodas motrizes, num excelente resultado para as contas do campeonato, ainda para mais com Armindo Neves, um dos seus mais directos concorrentes, a não terminar a prova devido a um problema de motor, ainda na fase inicial.
Luís Mota foi o 3º classificado, fazendo valer as 4 rodas motrizes do seu Mitsubishi Lancer IV, chegando inclusivé a vencer um troço, apesar de um ligeiro toque ter custado alguns segundos. Conhecida que é a sua regularidade e consistência, Mota vai somando preciosos pontos num terreno que não é o seu predilecto, estando na discussão do Open de Ralis.
Autores de mais uma prova magnífica foram Nuno Pina/Guilherme Pereira que no início da prova ainda rodaram no 2º lugar absoluto, contudo um pião fê-lo perder alguns segundos e mesmo a liderança no Desafio Modelstand. Na parte da tarde, voltou a conquistar o 1º lugar no troféu dos Peugeot 206, o seu principal objectivo, mas foi incapaz de alcançar o pódio absoluto, face à superioridade do 4x4 de Luís Mota, contentando-se com a 4ª posição, 2º entre as 2 Rodas Motrizes, mantendo-se assim na liderança desta classe.
Logo atrás ficou Daniel Ribeiro, que deu algumas dores de cabeça a Nuno Pina, pois venceu três especiais no Desafio, era o lider no final das primeiras passagens e obrigava assim o famalicense a ter que andar ao ataque. Ribeiro não conseguiu acompanhar o ritmo, preferindo manter o 2º lugar no troféu, assim como fechou o top-5, na frente de Pedro Ortigão, também ele a integrar o Desafio Modelstand, numa prova que estes Peugeot 206 são bastante competitivos e que podem intrometer-se noutras lutas.
Nos Clássicos, desta feita a vitória sorriu a Aníbal Rolo, lider do início ao fim da prova, com a dupla de Famalicão, Frederico Ferreira/Octávio Araújo a ter alguns problemas ao nível do embaciamento dos vidros e dificuldades em colocar a potência do Ford Escort RS no chão, dificuldades inerentes a um carro com tracção traseira em pisos molhados. O 2º lugar serve para a dupla famalicense, que continua com bastante margem de manobra na liderança do campeonato de Clássicos.
André Pimenta venceu o Júnior, na frente de Pedro Tavares, que era acompanhado pelo famalicense Jorge Carvalho, eles que estão cada vez mais a ambientar-se ao Citroën Saxo S1600. Inserida nesta competição esteve Mariana Neves de Carvalho, navegada por Filipe Martins, numa boa prestação da jovem de Famalicão, coroada com o 4º lugar, após vários problemas ao nível da transmissão do pequeno Suzuki Ignis. Nas segundas rondas, Mariana subiu de rendimento e efectuou tempos muito interessantes quando comparados com pilotos equipados com máquinas equivalentes.
Além do já referido Desafio Modelstand, em termos de competições monomarca também há que dar nota ao Troféu Fastbravo, com vitória de Óscar Coelho, na frente de Paulo Barros e Fábio Ribeiro, todos separados por apenas 2,6 segundos. Luís Campos finalmente terminou uma prova, depois de uma série de azares, porém este rali não deixou o famalicense totalmente satisfeito. Primeiro foi uma saída de estrada no primeiros quilómetros de Sábado e depois constantes problemas de travões não permitiram melhor do que o 5º lugar no Fastbravo. Presente esteve igualmente Vasco Ferreira, de regresso ao lado de António Costa, porém não concluiram a prova em virtude de problemas de motor, numa altura em que discutiam o 3º lugar neste troféu.
Quanto aos famalicenses ainda não referidos neste resumo, todos eles alcançaram o final da prova, o que é de louvar. José Carvalho, desta vez com Sérgio Rocha ao seu lado, mostrou que está cada vez mais à vontade com o Fiat Punto, efectuando um rali praticamente sem erros e sem sustos, permitindo assim efecutar cronos de relevo, alguns dos quais entre os 15 mais rápidos, o que se traduzia num 18º lugar final.
Ricardo Santos Costa/Manuel Macedo também quebraram a malapata que os impedia de terminar ralis há já algum tempo, mas ainda assim este rali teve algumas dores de cabeça, a começar logo com um ligeiro despiste na primeira especial de Sábado e com um carro dificil de conduzir e pouco adequado às condições sentidas. No final, não foram além do 35º posto, porém terminar não deixa de ser um bom prémio para o azar sentido pela dupla famalicense.
Cristina Silva venceu entre as duplas formadas por Senhoras, com uma prestação bastante segura e sem arriscar o mínimo que seja e que pudesse deitar tudo a perder. Sem problemas mecânicos no Nissan Micra, a famalicense alcançou o final na 40ª posição.
Classificação Final
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort RS Cosworth) -- 35m24,3s
2º João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) - a 1m10,5s
3º Luís Mota/André Mota (Mitsubishi Lancer IV) - a 1m16,0s
4º Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - a 1m26,8s
5º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI) - a 1m42,2s
6º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTI) - a 2m36,8s
7º Diogo Salvi/Filipe Fernandes (Mitsubishi Lancer IV) - a 3m15,3s
8º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra) - a 3m16,7s
9º André Pimenta/Marcos Gonçalves (Skoda Fabia TDI) - a 3m29,1s
10º Paulo Correia/Ricardo Correia (Peugeot 106 GTI) - a 3m32,2s
(...)
17º Pedro Tavares/Jorge Carvalho (Citroën Saxo S1600) - a 4m50,1s
18º José Carvalho/Sérgio Rocha (Fiat Punto HGT) - a 4m58,6s
19º Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS) - a 5m04,7s
(...)
35º Ricardo S. Costa/Manuel Macedo (BMW 320is) - a 11m07,s
36º Luís Campos/Fábio Vasques (Seat Marbella) - a 11m18,9s
(...)
40º Cristina Silva/Isabel Ramalho (Nissan Micra) - a 13m13,8s
(...)
44º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins(Suzuki Ignis) - a 28m51,6s
Classificação Open de Ralis
1º Pedro Peres (88 pts)
2º Nuno Pina (65 pts)
3º Frederico Ferreira (56 pts)
4º João Ruivo (55 pts)
5º Luís Mota (48 pts)
(...)
11º Ricardo Costa (23 pts)
A próxima prova do Open de Ralis é bem no Norte do país, concretamente em Vila Nova de Cerveira, rali esse que encerra a fase de asfalto e está marcado para 16 e 17 de Maio.
Fotos R. Costa, N. Pina, M. N. Carvalho, J. Carvalho, P. Tavares e C. Silva: Nuno Pimenta
Fotos J. Ruivo, R. S. Costa, F. Ferreira, L. Campos, A. Costa, P. Peres: MondegoSport/Ralis.Online
As especiais da zona de São Pedro de Moel e da Marinha Grande são conhecidas por serem muito escorregadias, mesmo em pisos secos, assim como requerem especial atenção pois apresentam zonas traiçoeiras, pelo que com a chuva que se fez sentir, os cuidados eram redobrados e ao mínimo deslize, um bom resultado poderia estar comprometido.
A dupla Ricardo Costa/Nuno Almeida foi quem entrou mais forte, vencendo logo a super especial de abertura, mas no dia de Sábado viram um problema no turbo do Mitsubishi Lancer retirar-lhes a liderança e com isso afundaram-se na classificação. A partir dái, o piloto de Famalicão deu um recital à chuva e venceu todas as especiais até a caixa de velocidades ceder e ditar o abandono, numa altura em que eram 5ºs e bem posicionados para alcançar o 2º posto.
Depois do azar de Costa, talvez o seu principal adversário, Pedro Peres limitou-se a gerir o seu andamento, mantendo os níveis de concentração elevados, tarefas cumpridas de forma excelente e que permitiram alcançar mais uma vitória nesta temporada, aumentando o fosso face à concorrência em termos de campeonato.
Mas se na discussão da vitória não houve interesse competitivo, o que dizer da luta pelos restantes lugares do pódio, que durou até à última classificativa. Os actores foram João Ruivo, Luís Mota, Nuno Pina e Daniel Ribeiro, que ao longo de toda a prova se envolveram em constantes trocas de posições, sendo o famalicense do Fiat Stilo Multijet quem mais sorriu no final.
Ruivo não se deu bem em Campos do Lis, com um problema electrónico na primeira passagem e uma má escolha de pneus na segunda a fazerem com que o famalicense tivesse que andar atrás do prejuízo nas restantes classificativas. Com um andamento acima da média particularmente na segunda ronda, João Ruivo chegava assim ao 2º posto final, vencia entre as 2 rodas motrizes, num excelente resultado para as contas do campeonato, ainda para mais com Armindo Neves, um dos seus mais directos concorrentes, a não terminar a prova devido a um problema de motor, ainda na fase inicial.
Luís Mota foi o 3º classificado, fazendo valer as 4 rodas motrizes do seu Mitsubishi Lancer IV, chegando inclusivé a vencer um troço, apesar de um ligeiro toque ter custado alguns segundos. Conhecida que é a sua regularidade e consistência, Mota vai somando preciosos pontos num terreno que não é o seu predilecto, estando na discussão do Open de Ralis.
Autores de mais uma prova magnífica foram Nuno Pina/Guilherme Pereira que no início da prova ainda rodaram no 2º lugar absoluto, contudo um pião fê-lo perder alguns segundos e mesmo a liderança no Desafio Modelstand. Na parte da tarde, voltou a conquistar o 1º lugar no troféu dos Peugeot 206, o seu principal objectivo, mas foi incapaz de alcançar o pódio absoluto, face à superioridade do 4x4 de Luís Mota, contentando-se com a 4ª posição, 2º entre as 2 Rodas Motrizes, mantendo-se assim na liderança desta classe.
Logo atrás ficou Daniel Ribeiro, que deu algumas dores de cabeça a Nuno Pina, pois venceu três especiais no Desafio, era o lider no final das primeiras passagens e obrigava assim o famalicense a ter que andar ao ataque. Ribeiro não conseguiu acompanhar o ritmo, preferindo manter o 2º lugar no troféu, assim como fechou o top-5, na frente de Pedro Ortigão, também ele a integrar o Desafio Modelstand, numa prova que estes Peugeot 206 são bastante competitivos e que podem intrometer-se noutras lutas.
Nos Clássicos, desta feita a vitória sorriu a Aníbal Rolo, lider do início ao fim da prova, com a dupla de Famalicão, Frederico Ferreira/Octávio Araújo a ter alguns problemas ao nível do embaciamento dos vidros e dificuldades em colocar a potência do Ford Escort RS no chão, dificuldades inerentes a um carro com tracção traseira em pisos molhados. O 2º lugar serve para a dupla famalicense, que continua com bastante margem de manobra na liderança do campeonato de Clássicos.
André Pimenta venceu o Júnior, na frente de Pedro Tavares, que era acompanhado pelo famalicense Jorge Carvalho, eles que estão cada vez mais a ambientar-se ao Citroën Saxo S1600. Inserida nesta competição esteve Mariana Neves de Carvalho, navegada por Filipe Martins, numa boa prestação da jovem de Famalicão, coroada com o 4º lugar, após vários problemas ao nível da transmissão do pequeno Suzuki Ignis. Nas segundas rondas, Mariana subiu de rendimento e efectuou tempos muito interessantes quando comparados com pilotos equipados com máquinas equivalentes.
Além do já referido Desafio Modelstand, em termos de competições monomarca também há que dar nota ao Troféu Fastbravo, com vitória de Óscar Coelho, na frente de Paulo Barros e Fábio Ribeiro, todos separados por apenas 2,6 segundos. Luís Campos finalmente terminou uma prova, depois de uma série de azares, porém este rali não deixou o famalicense totalmente satisfeito. Primeiro foi uma saída de estrada no primeiros quilómetros de Sábado e depois constantes problemas de travões não permitiram melhor do que o 5º lugar no Fastbravo. Presente esteve igualmente Vasco Ferreira, de regresso ao lado de António Costa, porém não concluiram a prova em virtude de problemas de motor, numa altura em que discutiam o 3º lugar neste troféu.
Quanto aos famalicenses ainda não referidos neste resumo, todos eles alcançaram o final da prova, o que é de louvar. José Carvalho, desta vez com Sérgio Rocha ao seu lado, mostrou que está cada vez mais à vontade com o Fiat Punto, efectuando um rali praticamente sem erros e sem sustos, permitindo assim efecutar cronos de relevo, alguns dos quais entre os 15 mais rápidos, o que se traduzia num 18º lugar final.
Ricardo Santos Costa/Manuel Macedo também quebraram a malapata que os impedia de terminar ralis há já algum tempo, mas ainda assim este rali teve algumas dores de cabeça, a começar logo com um ligeiro despiste na primeira especial de Sábado e com um carro dificil de conduzir e pouco adequado às condições sentidas. No final, não foram além do 35º posto, porém terminar não deixa de ser um bom prémio para o azar sentido pela dupla famalicense.
Cristina Silva venceu entre as duplas formadas por Senhoras, com uma prestação bastante segura e sem arriscar o mínimo que seja e que pudesse deitar tudo a perder. Sem problemas mecânicos no Nissan Micra, a famalicense alcançou o final na 40ª posição.
Classificação Final
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort RS Cosworth) -- 35m24,3s
2º João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) - a 1m10,5s
3º Luís Mota/André Mota (Mitsubishi Lancer IV) - a 1m16,0s
4º Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - a 1m26,8s
5º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI) - a 1m42,2s
6º Pedro Ortigão/Mário Castro (Peugeot 206 GTI) - a 2m36,8s
7º Diogo Salvi/Filipe Fernandes (Mitsubishi Lancer IV) - a 3m15,3s
8º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra) - a 3m16,7s
9º André Pimenta/Marcos Gonçalves (Skoda Fabia TDI) - a 3m29,1s
10º Paulo Correia/Ricardo Correia (Peugeot 106 GTI) - a 3m32,2s
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17º Pedro Tavares/Jorge Carvalho (Citroën Saxo S1600) - a 4m50,1s
18º José Carvalho/Sérgio Rocha (Fiat Punto HGT) - a 4m58,6s
19º Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS) - a 5m04,7s
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35º Ricardo S. Costa/Manuel Macedo (BMW 320is) - a 11m07,s
36º Luís Campos/Fábio Vasques (Seat Marbella) - a 11m18,9s
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40º Cristina Silva/Isabel Ramalho (Nissan Micra) - a 13m13,8s
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44º Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins(Suzuki Ignis) - a 28m51,6s
Classificação Open de Ralis
1º Pedro Peres (88 pts)
2º Nuno Pina (65 pts)
3º Frederico Ferreira (56 pts)
4º João Ruivo (55 pts)
5º Luís Mota (48 pts)
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11º Ricardo Costa (23 pts)
A próxima prova do Open de Ralis é bem no Norte do país, concretamente em Vila Nova de Cerveira, rali esse que encerra a fase de asfalto e está marcado para 16 e 17 de Maio.
Fotos R. Costa, N. Pina, M. N. Carvalho, J. Carvalho, P. Tavares e C. Silva: Nuno Pimenta
Fotos J. Ruivo, R. S. Costa, F. Ferreira, L. Campos, A. Costa, P. Peres: MondegoSport/Ralis.Online
1 comentário:
parbens a todos os pilotos de famalicão pelos excelentes resultados ,só me deixa pena o Ricardo que já ofereçeu o titulo ao péres.
também dou os parabéns ao admimistrador por se ter lembrado de falar de todos os nossos pilotos,com melhores ou piores carros!!!! mas lá estiveram
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