A visita anual ao histórico traçado de Vila Real foi no passado fim de semana, ficando marcado por alguma polémica, pela não adesão de muitos pilotos e também pelas boas prestações dos pilotos famalicenses que estiveram presentes. Luís Barros venceu nos Clássicos e José Pedro Miranda estreou-se no Transit Trophy.
Ainda os motores não roncavam na cidade transmontana e já a FPAK avisava que são necessárias obras de vulto para que Vila Real continue a receber competições para o ano, uma notícia que não caiu bem nas hostes locais. Foi dado novo sinal que a Velocidade não vai bem em Portugal, com os principais campeonatos (PTCC e GT/SP) a não conseguirem compôr as grelhas de partida com mais de 10 carros, o que deixa uma pálida imagem do automobilismo nacional, ainda para mais num traçado que outrora assistiu a competições e duelos épicos.
Antes de mais, uma ressalva especial para identificar o que aconteceu em Vila Real. Não foram campeonatos, mas sim a primeira prova da Taça de Portugal de Circuitos, de Clássicos/Circuitos, de Clássicos 1300 e de GT/SP. Outros nomes, os mesmos e poucos actores...
José Monroy dominou as duas corridas da Taça de Portugal de Circuitos, impondo-se sempre com naturalidade aos 4 outros concorrentes presentes. Mesmo numa pista em que o Mitsubishi Lancer IX tem alguma desvantagem face aos Seat Leon, Monroy venceu sempre com alguma margem. Fábio Mota e Nuno Batista ocuparam os lugares que restaram no pódio, trocando de posições de uma corrida para outra.
Nos GT/Sport Protótipos, alguma polémica a marcar a 1ª Corrida, com a desclassificação de Pedro Salvador (Juno SSE), após vitória avassaladora... mas pelos vistos, com peso abaixo do regulamentar. César Campaniço/João Figueiredo viram-lhes atribuído o triunfo, na frente de António Coimbra e dos vencedores entre os SP, Luís Martins/Tiago Ribeiro. Na 2ª Corrida, Salvador vingou-se e venceu, apesar de alguma resistência por parte da dupla do Audi R8 LMS, Campaniço/Figueiredo. Graças a uma hecatombe dos demais concorrentes, Manuel Caetano levou o Caterham até ao 3º posto.
Nos Clássicos, Joaquim Jorge (Ford Escort) partiu na frente e viu Luís Barros atrasar-se e descer até ultimo, tendo depois o piloto de Famalicão efectuado uma recuperação que o levou ao 4º lugar. Com este atraso de Barros, beneficiou Rui Alves e Rui Costa que subiram ao 2º e 3º lugar, mas atrás de um inalcansável Joaquim Jorge. Na segunda corrida, Joaquim Jorge não conseguiu resistir à excelente partida de Luís Barros, tendo estes dois pilotos protagonizado uma emocionante luta que terminou quando Joaquim Jorge falhou uma travagem e Barros aproveitou para se isolar na liderança. O piloto da AMOB Racing não mais foi alcançado, tendo o seu adversário errado novamente e a partir daí preferiu segurar o 2º posto, na frente de Rui Alves, também em Ford Escort.
Nos "irmãos mais novos", os Clássicos 1300, Rui Azevedo levou o Ford Escort a dupla vitória. O piloto da Trofa largou da pole-position em ambas as corridas e em ambas afastou-se consistentemente dos seus perseguidores, alcançando duas vitórias confortáveis. Álvaro Figueira (Toyota Starlet) assegurou o segundo posto nas duas corridas, tendo beneficiando dos problemas de João Ramos, que abandonou. Vítor Araújo, em Datsun 1200, fechou o pódio. Já na 2ª corrida e incapazes de alcançar Azevedo, Álvaro Figueira e João Ramos completaram o pódio, após uma excelente recuperação deste último.
Um dos motivos de grande interesse em Vila Real era a estreia nacional do Transit Trophy, uma competição que traz às pistas as conhecidas carrinhas comerciais da Ford. Para uma primeira aparição compareceram somente 8 Transit e o impacto não foi tão grande como o esperado, contudo poderá ser uma competição com muito sucesso no nosso país. Depois do sucesso nos Clássicos 1300, Rui Azevedo estava num fim de semana perfeito, bisando também no Transit Trophy. Em ambas as corridas, os lugares seguintes foram ocupados por João Lopes/Filipe Martins e por Pedro Fins. O famalicense José Pedro Miranda, fazendo equipa com Hélder Silva sob as cores da Maivex, teve uma prestação positiva, conseguíndo atingir o 5º lugar na 2ª corrida, depois do seu colega ter sido 8º na primeira manga.
Classificação Taça Portugal Circuitos - 1ª Corrida/2ª Corrida
1º José Monroy (Mitsubishi Lancer IX) -- 11v em 23m55,448s
2º Nuno Batista (Seat Leon SuperCopa), a 44,574s
3º Fábio Mota (Seat Leon SuperCopa), a 1 volta
4º Adolfo Madeira (BMW 120d), a 2 voltas
5º Pedro Marreiros (Hyundai Coupé V6), a 5 voltas
1º José Monroy (Mitsubishi Lancer IX) -- 11v em 23m05,589s
2º Fábio Mota (Seat Leon SuperCopa), a 3,044s
3º Nuno Batista (Seat Leon SuperCopa), a 1m15,435s
4º Adolfo Madeira (BMW 120d), a 2 voltas
Classificação Taça Portugal GT/SP - 1ª Corrida/2ª Corrida
1º César Campaniço/João Figueiredo (Audi R8 LMS) -- 30v em 1h01m24,067s
2º António Coimbra (Porsche 911 GT2), a 1 volta
3º Luís Martins/Tiago Ribeiro (CVO R02), a 1 volta
4º António Nogueira (Porsche 911 GT2), a 2 voltas
5º Manuel Caetano (Caterham Seven), a 2 voltas
1º Pedro Salvador (Juno SSE) -- 30v em 1h00m55,729s
2º César Campaniço/João Figueiredo (Audi R8 LMS), a 3,710s
3º Manuel Caetano (Caterham Seven), a 1 volta
4º Manuel Ferreira/Manuel Ferrão (Porsche 911 GT3), a 2 voltas
5º António Nogueira (Porsche 911 GT2), a 13 voltas
Classificação Taça Portugal Clássicos - 1ª Corrida/2ª Corrida
1º Joaquim Jorge (Ford Escort RS) -- 10v em 24m48,848s
2º Rui Alves (Ford Escort RS), a 4,937s
3º Rui Costa (Ford Escort RS), a 9,705s
4º Luís Barros (Ford Escort RS), a 30,450s
5º Pedro Fins (Lotus Elan), a 50,427s
1º Luís Barros (Ford Escort RS) -- 10v em 21m39,223s
2º Joaquim Jorge (Ford Escort RS), a 2,497s
3º Rui Alves (Ford Escort RS), a 27,305s
4º Rui Costa (Ford Escort RS), a 34,075s
5º Kiko Mora (Porsche 911 RSR), a 1m49,859s
Classificação Taça Portugal Clássicos1300 - 1ª Corrida/2ª Corrida
1º Rui Azevedo (Ford Escort) -- 9v em 23m47,509s
2º Álvaro Figueira (Toyota Starlet), a 5,001s
3º Vítor Araújo (Datsun 1200), a 5,381s
4º Fernando Soares (Fiat 128), a 41,577s
5º Carlos Abreu (Alfa Romeo Sprint), a 59,520s
1º Rui Azevedo (Ford Escort) -- 9v em 19m52,694s
2º Álvaro Figueira (Toyota Starlet), a 10,863s
3º João Ramos (Toyota Starlet), a 37,654s
4º Alexandre Beirão (Alfa Romeo Sprint), a 51,183s
5º Carlos Abreu (Alfa Romeo Sprint), a 1m18,362s
Classificação Transit Trophy - 1ª Corrida/2ª Corrida
1º Rui Azevedo -- 12v em 30m41,377s
2º João Lopes/Filipe Martins, a 1,727s
3º Pedro Fins, a 7,315s
4º João Fontaínhas/Nuno Fontaínhas, a 45,775s
5º Luís Prazeres/José Fontes, a 49,068s
(...)
8º José Pedro Miranda/Hélder Silva, a 2 voltas
1º Rui Azevedo -- 12v em 30m25,656s
2º João Lopes/Filipe Martins, a 0,392s
3º Pedro Fins, a 1,031s
4º João Fontaínhas/Nuno Fontaínhas, a 35,618s
5º José Pedro Miranda/Hélder Silva, a 1m06,218s
Fotos: Gil Alves, Oficiais, Digimotores
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