No passado fim de semana, Santo Tirso acolheu mais uma etapa do Campeonato Regional de Ralis/Norte, marcado pela presença de vários concorrentes famalicenses. Contudo, a grande maioria não foi feliz, ficando pelo caminho, numa prova vencida por Renato Pita, em Mitsubishi Lancer VI.
A prova tirsense começou com uma arrojada super-especial nos principais arruamentos da cidade vizinha, sendo Gil Antunes o mais rápido. Um toque do piloto do Opel Astra não impediu ter sido o primeiro líder da prova, mas causou alguns danos nas afinações do carro, pelo que não foi possível dar continuidade à liderança nas classificativas de Sábado. Ainda assim, Antunes permanece no comando do campeonato, mas com a margem a diminuir após este rali.
Assim, Renato Pita entrou ao ataque e venceu cinco especiais, acabando o dia já em ritmo de gestão, somando uma importante vitória no Regional Norte, depois de dois segundos lugares. Tiago Almeida ocupou o 2º lugar, em mais um resultado excelente para o piloto do Mitsubishi Lancer III. De regresso aos ralis, Ricardo Oliveira segurou o 3º lugar face às investidas de Luís Mota, que encetou uma boa recuperação depois de um furo na fase inicial.
Nas hostes famalicenses, a dupla Ricardo Santos Costa/Manuel Macedo regressou às provas no seu BMW 320is e conquistou o 8º lugar. Com uma prova em crescendo e a ganhar ritmo competitivo à medida que as especiais iam sucedendo, o piloto de Famalicão impôs a espectacularidade, aliando a uma consistência de andamento muito boa face à concorrência que utilizava carros idênticos de tracção traseira. Entre eles, o famalicense Paulo Marques, navegador de Luís Bastos, que viu a prova terminar cedo devido a um despiste que deixou o BMW M3 fora de estrada e algo maltratado, mas sem consequências físicas para a dupla.
Em Santo Tirso houve lugar também a uma Prova Extra, aproveitada por João Ruivo e Alberto Silva para testar soluções a pensar no Rali de Vila Verde, que se disputa já no próximo fim de semana. Sendo constantemente os segundos mais velozes, mesmo sem correr riscos desnecessários, os famalicenses viram um problema na caixa de velocidades do Fiat Stilo Multijet causar o abandono no derradeiro troço. Também Jorge Lopes esteve presente na prova organizada pelo Demoporto, mas desta feita trocou o volante pelo caderno das notas. Ao lado de António Freitas no Ford Escort RS, a prova deste famalicense foi muito positiva até ao abandono, causado igualmente pela caixa de velocidades, numa altura em que seguia no pódio, logo atrás dos conterrâneos. O vencedor foi Armando Oliveira, em Citroën C2 R2 Max.
Classificação Final CRRN
1º Renato Pita/Marco Macedo (Mitsubishi Lancer VI) -- 25m05,4s
2º Tiago Almeida/Ricardo Matos (Mitsubishi Lancer III), a 23,7s
3º Ricardo Oliveira/Pedro Alves (Mitsubishi Lancer VI), a 38,9s
4º Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Lancer IV), a 44,5s
5º Gil Antunes/Daniel Amaral (Opel Astra GSI), a 1m08,8s
6º Júlio Bastos/Aníbal Pereira (BMW M3), a 1m32,4s
7º Paulo Silva/Sofia Mouta (BMW 325i), a 1m42,9s
8º Ricardo S. Costa/Manuel Macedo (BMW 320is), a 1m49,5s
9º Gil Costa/Mário Costa (Citroën AX GTI), a 1m58,0s
10º Sérgio Paiva/Frederico Carvalho (Peugeot 106 XSI), a 1m58,7s
Fotos: Bruno Fernandes (Ralis.Online)
Sem comentários:
Enviar um comentário