17 abril 2012

Boas corridas e alguma polémica no Estoril

Fim de semana animado no Autódromo do Estoril, dentro e fora das pistas. A velocidade nacional apresentou um cartaz equilibrado, bem preenchido e com corridas bem disputadas. A Goodsense foi quem mais lucrou no CPGT/IST, com Mauro Marques em bom plano, para além de Luís Barros, que triunfou numa das corridas dos Clássicos.

A prova inaugural do Iberian Supercars Trophy, coincidente com mais uma jornada do Campeonato de Portugal de GT teve em Patrick Cunha/José Carlos Ramos os grandes vencedores, ainda que envoltos em alguma polémica. A sair da primeira posição da grelha, a dupla do Lamborghini liderou praticamente toda a prova, só mesmo a duas voltas do final, Miguel Barbosa chegou ao comando, mas um toque, que gerou polémica, e resultou numa saída de pista, tirou-o da luta. Quem aproveitou bem a oportunidade foi a dupla do Audi R8 LMS, César Campaniço/Carlos Vieira que saiu do último lugar da grelha depois de não ter efectuado os treinos cronometrados por o restritor não estar em conformidade e assegurou o segundo lugar do pódio. António Coimbra/Luís Silva no segundo Mercedes SLS da Sports & You terminaram no terceiro lugar. António Nogueira estreou-se com o Porsche 997 GT3 R e ficou no quinto lugar. Entre os GT4, a luta pela vitória discutiu-se entre dois Aston Martin, o de Fábio Mota e do famalicense Mauro Marques e Francisco Carvalho/Miguel Ferreira com os primeiros a levarem a melhor em prova de estreia.

Classificação 1ª Corrida1º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini LM 600)
2º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS)
3º António Coimbra/Luís Silva (Mercedes SLS AMG)
4º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS AMG)
5º António Nogueira (Porsche 997 GT3R)
(...)
8º Fábio Mota/Mauro Marques (Aston Martin Vantage V8) - 1º GT4

A segunda manga foi mais tranquila, com os pilotos do Lamborghini Gallardo da Goodsense Racing Team a vencerem de forma tranquila sem nunca terem visto a sua posição realmente ameaçada. César Campaniço/Carlos Vieira no Audi R8 LMS voltam a arrecadar o 2º lugar depois de terem largado da cauda do pelotão numa recuperação extraordinária que se tem repetido corrida após corrida e mesmo após um "drive-through". No 3º posto viria a ficar António Nogueira que estreou este fim-de-semana o Porsche 997 GT3 depois de Miguel Barbosa/José Pedro Fontes terem sofrido alguns problemas que os impediram de lutar pelos lugares do pódio: Barbosa teve um furo e Fontes entrou nas boxes depois do seu carro ter começado a falhar e do painel indicar falta de gasolina que na realidade não existia. Foram remetidos para o 5º lugar final. No 4º posto ficou João Pedro Figueiredo/Hugo Godinho no Ferrari F430. Desta feita, Mauro Marques não foi além do 13º lugar da geral, sendo o 5º colocado entre os GT4, depois de uma penalização de 60 segundos imposta ao seu companheiro de equipa.

Classificação 2ª Corrida
1º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini LM 600)
2º César Campaniço/Carlos Vieira (Audi R8 LMS)
3º António Nogueira (Porsche 997 GT3R)
4º João Figueiredo/Hugo Godinho (Ferrari 430 GT2)
5º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS AMG)
(...)
13º Fábio Mota/Mauro Marques (Aston Martin Vantage V8)

Nos Clássicos, Luís Barros foi o mais forte na primeira corrida. O piloto do Porsche 930 Turbo venceu folgadamente na frente de António Nogueira, mesmo depois de ambos terem partido da linha das boxes. Com sucessivas ultrapassagens, o famalicense foi cimentando a sua posição e somou mais uma vitória, com o piloto do Ford Capri a não conseguir acompanhar o ritmo e ficando em 2º, na frente de Rui Costa.

Classificação 1ª Corrida
1º Luís Barros(Porsche 930 Turbo)
2º António Nogueira (Ford Capri 3100)
3º Rui Costa (Ford Escort RS)
4º Rui Alves (Ford Escort RS)
5º José Fontan (Porsche 911 RSR)

Na segunda corrida, Luís Barros dominou até quase ao final da prova, mas acabou por desistir a duas voltas do fim, depois de ter parado na curva dez. O piloto famalicense entregou assim a vitória a António Nogueira, que bateu Rui Costa e João Novo ambos em Ford Escort.

Classificação 2ª Corrida1º Antonio Nogueira (Ford Capri RS 3100)
2º Rui Costa (Ford RS 1600)
3º João Novo (Ford Escort RS 1600)
4º Francisco Pinto (BMW 2002)
5º Carlos Abreu (Alfa Romeo Sprint)

Nos Clássicos 1300 repetiu-se o desfecho de Braga, ou seja, Alexandre Beirão levou o Alfa Romeo Alfasud a duas vitórias, enquanto nos Singleseaters os triunfos foram repartidas por Fernando Gaspar e Fernando Meyer Gaspar, pai e filho, respectivamente.

Sem comentários: