30 abril 2012

Prova complicada para Rui Lapa

Não foi fácil a tarefa da dupla Rui Lapa/Matheus Stumpf na primeira corrida do Campeonato de Espanha de GT, competição que arrancou este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve. A prestação do piloto famalicense aos comandos do Ford GT-40 GT3 não foi nada fácil, saldando-se por um 11º lugar e por um abandono.

A formação da Rodrive teve muitas dificuldades, numa jornada que ficou marcada pela chuva que caiu forte e que levou mesmo a que o arranque da corrida fosse feito atrás do safety car. Esta primeira corrida teve mais de 30 carros em pista, com os pilotos do Campeonato Espanhol a alinharem juntamente com o Internacional GT Open. Foi o brasileiro Matheus Stumpf o responsável pelo arranque, uma vez que tinha sido ele a alinhar na primeira qualificação logo ao início da manhã. Autor do 16º tempo nos treinos cronometrados, o piloto do Ford GT GT3 ganhou uma posição logo na fase inicial, mas quando a corrida começou verdadeiramente acabou por cometer um erro e o pião que realizou fizeram-no cair algumas posições. O pior, no entanto, estava para vir com um furo e um drive through a atrasarem ainda mais o piloto brasileiro. Após a troca de pilotos, Rui Lapa quando entrou para o volante ainda procurou ganhar posições, mas acabou por der tocado por Andrea Montermini, o que danificou o Ford e impediu o piloto de ganhar mais alguns lugares. 

Assim, acabou por terminar fora dos 20 melhores, mas ainda assim conseguiu somar pontos na categoria GTS. "Foi uma corrida muito difícil. Logo no início o Matheus fez um pião e depois teve um furo. Nessa altura optámos por arriscar nos pneus slicks. Com isso, ainda perdemos algum tempo durante algumas voltas, mas depois começámos a ter um ritmo forte. Foi pena depois um drive through por ter ganho uma posição com o safety car em pista. Depois da troca de pilotos, estava a andar bem e a recuperar lugares, quando o Montermini me abalroou no momento em que me estava a dobrar. Foi mais um imprevisto numa corrida difícil, mas ainda assim acabámos por conseguir terminar no top five dos GTS", referiu, agastado, Rui Lapa. 

Classificação 1ª Corrida 
1º Marco Holzer/Nick Tandy (Porsche 911 GT3 RSR) - 27 voltas, em 1h10m59,359s (1º SuperGT) 
2º Michael Broniszewski/Philip Peter (Ferrari 458 Italia), a 7,651s 
3º Stefano Bizzarri/Nicola Cadei (Ferrari 458 GT3), a 25,343s (1º GTS) 
4º Raymond Narac/Patrick Pilet (Porsche 911 GT3 RSR), a 25,977s 
5º Miguel Ramos/Rafaelle Gianmaria (Ferrari 458 GT Italia), a 40,063s (1º CEGT) 
6º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini LP 600), a 1m17,119s (2º CEGT) 
(...) 
11º Manuel Gião/Carlos Vieira (Audi R8 LMS Ultra), a 1 volta (3º CEGT) 
(...) 
24º Rui Lapa/Matheus Stumpf (Ford GT), a 3 voltas (11º CEGT e 6º GTSE)
Ver classificação completa: AQUI.

No 2º confronto, Rui Lapa saía de 31º e se no Sábado a prova arrancou com pista molhada, Domingo foi ao contrário. Asfalto seco no início, mas rapidamente a chuva a fazer a sua aparição. O piloto do Team Rodrive ganhou posições no arranque, mas depois acabou por ser apanhado numa armadilha do traçado algarvio. "A chuva apareceu logo na fase inicial e decidimos arriscar e manter os pneus slicks. A pista estava difícil e o carro estava igualmente instável e acabei por sair e ao tocar nos rails fui obrigado a abandonar. Não era este o resultado que queríamos, mas as corridas têm estes factores. O balanço deste primeiro fim-de-semana acaba por não ser positivo, mas acabou por comprovar que temos um carro competitivo e condições para lutarmos pelo pódio na categoria. O Matheus teve sempre um andamento rápido e conseguiu um bom acerto para o carro, pelo que acredito que as próximas corridas vão ser mais positivas", explica o famalicense. 

Já Matheus Stumpf estava satisfeito com o facto de se ter estreado na Europa, mesmo se "o resultado não foi o que esperávamos. Apesar disso foi bom correr aqui, com pilotos e equipas muito bons. Ainda assim saio com a sensação que temos um carro competitivo e que no futuro nos vai permitir lutar pelos lugares do pódio. Os tempos por volta foram bons, e isso motiva-nos já para a próxima prova", disse no final o brasileiro. 

Classificação 2ª Corrida 
1º Marco Holzer/Nick Tandy (Porsche 911 GT3 RSR) - 27 voltas, em 51m43,964s (1º SuperGT) 
2º Raymond Narac/Patrick Pilet (Porsche 911 GT3 RSR), a 13,179s 
3º Marco Mapelli/Archie Hamilton (Porsche 911 GT3), a 22,763s (1º GTS) 
4º Stefano Bizzarri/Nicola Cadei (Ferrari 458 GT3), a 29,974s 
5º Álvaro Barba/Matteo Malucelli (Aston Martin Vantage), a 31,112s 
6º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini LP 600), a 50,562s (1º CEGT) 
(...) 
10º Manuel Gião/Carlos Vieira (Audi R8 LMS Ultra), a 1m31,950s (2º CEGT) 
11º Miguel P. Amaral/Miguel A. de Castro (Porsche 911 GT3 RSR), a 1 volta (3º CEGT) 
(...) 
NC - Rui Lapa/Matheus Stumpf (Ford GT) 
Ver classificação completa: AQUI.

Depois de um fim-de-semana aziago, o Team Rodrive regressa à pista nos dias 19 e 20 de Maio em Jarama, o traçado dos arredores de Madrid.

Sem comentários: