De forma um tanto ou quanto inesperada, José Janela deixou de ser navegador de João Silva, no projecto WRC Academy. Uma opção que o piloto tomou e mas cujo processo deixou o famalicense algo surpreso, embora tenha acatado com naturalidade, explicando um pouco as razões que poderão ter levado a tal desfecho.
Em conversa com o programa 16 válvulas (ouça na íntegra aqui), José Janela revelou alguma surpresa pela decisão, afirmando que "a responsabilidade da mesma é inteira do João Silva". O Rali de Portugal, precisamente a primeira etapa do WRC Academy, foi uma das causas na visão de Janela, que o classificou como "uma terapia de choque, dadas as condições da prova. Esse rali deixou mazelas, algumas que não sararam e o João Silva achou ao final de 17 dias, informar-me da decisão e apresentar um outro navegador, que certamente lhe trará a motivação que ele procura. A mim só me restou aceitar e encarar esta decisão com optimismo". A escolha do novo navegador recaiu em Hugo Magalhães, actual vice-campeão nacional de ralis.
Com muitas novidades nessa primeira prova, logo a começar pela estreia aos comandos do Ford Fiesta R2, o famalicense adianta que, "houve no Rali de Portugal, possivelmente, duas ou três situações em que o João Silva pode não ter ficado totalmente satisfeito com a minha postura e agora tudo serve de justificação, embora cada um se deva responsabilizar pelas suas decisões. A minha consciência está tranquila, sei que nos últimos dois anos fiz tudo para encaminhar o João Silva ao patamar que agora chegou. Tenho igualmente a noção que fim de semana do Rali de Portual houve várias lacunas que mostraram que não estaria tão bem preparado para esse patamar e talvez venha daí alguma frustração".
A nível de futuro, José Janela não mostra qualquer preocupação e espera que tudo decorra com serenidade: "tudo depende de convites de pilotos, mas nesta altura todos têm os seus navegadores e assim espero que continuem. Sinceramente não me preocupa neste momento, nem tenho o desejo de procurar rapidamente um lugar qualquer. Estou sereno e quando agarrar um projecto será para evoluir ao longo de um campeonato, sempre com a ambição lógica de ganhar". O experiente navegador de Famalicão revelou ainda alguma supresa com as mensagens de apoio recebidas desde segunda feira, data em que a decisão foi anunciada. "Sobretudo da Madeira, de onde o João Silva é oriundo. Também eles mostraram alguma incompreensão e estupefação por esta decisão, mas não me cabe a mim avaliar isso. Penso que o João Silva continua a ter qualidade como piloto, certamente vai evoluir pelo caminho que escolheu e vou respeitar essa atitude. Só fico desgostoso da forma como o processo decorreu depois de dois anos de ligação, até porque o comunicado de imprensa dele não corresponde inteiramente à verdade e eu quis deixar isso bem claro, pois foi uma decisão e uma vontade dele, que a mim foi apenas comunicada como um facto consumado", remata José Janela, referindo-se certamente às "razões pessoais e profissionais" e ao "comum acordo", apontados no comunicado de imprensa de João Silva.
Nessa mesma entrevista ao 16 Válvulas, José Janela manifestou a vontade de regressar ao volante, "se tudo correr bem será já no próximo mês, na Rampa da Falperra. Em breve, haverá mais novidades".
Sem comentários:
Enviar um comentário