Conheça mais algumas curiosidades e episódios do Rali de Famalicão 2009, disputado no passado Sábado.
- O Rali de Famalicão marcou a estreia de duas jovens pilotos precisamente de Famalicão, ambas inscritas na Prova Extra e oriundas de famílias com tradições automobílisticas. Mariana Neves de Carvalho levou o Suzuki Ignis até ao 5º lugar, enquanto Maria João Ruivo terminou logo atrás, no 6º posto, após uma pequena saída de estrada. A piloto do Fiat Punto HGT apresentava uma decoração exactamente igual à que o seu irmão João ostenta no Fiat Stilo com que disputa o Open de Ralis, ele que trocou o volante pelas notas.
- Os vencedores do ano passado estiveram ausentes. Se por um lado a ausência de Pedro Rodrigues era esperada, até porque o Campeonato de Portugal de Ralis começa já no próximo fim de semana, a de Manuel Pinheiro não era de todo previsível, pois o piloto famalicense estava inscrito no seu Citroën ZX. Com isto, o navegador Paulo Marques saltou para o lado direito de Luís Bastos, desistindo ingloriamente na ligação do último troço para a assistência.
- Os pilotos de Famalicão aderiram em massa à prova local. 50% dos concorrentes, entre pilotos e navegadores, estavam a correr em casa, o que demonstra o interesse que o rali local desperta naquele que será o concelho com mais licenças desportivas do país.
- Muito público esteve presente ao longo de todo o rali. Algumas das zonas mais emblemáticas, nomeadamente a passagem na estrada de Vilarinho e a zona da Vacaria, mesmo sendo em asfalto não perderam a espectacularidade, nem as enchentes. Também em Famalicão Nascente, estava muito público presente. Aliás, a moldura humana esteve presente desde a partida até à chegada, com as condições climatéricas a ajudarem a esta boa adesão.
- Caso as classificações fossem conjuntas, Luís Mota seria o vencedor absoluto, seguído pelos 3 primeiros classifcados da Prova Extra, sendo que Júlio Bastos não iria além do 5º lugar. A diferença de andamentos foi notória, principalmente entre os concorrentes do Regional Norte.
- O Rali de Famalicão serviu para a Válvulas e Cilindros se dar a conhecer. Esta associação pretende ser um instrumento precioso para dar continuidade às iniciativas já consolidadas, assim como ser um suporte para outras que possam surgir. Neste rali, o guia do rali foi a fase visível, onde se poderia tomar conhecimento de algumas distinções nas mais diversas modalidades, como Ralis, Velocidade, TT, Karting e Navegador.
- Foram vários os pilotos que aproveitaram o rali para mostrarem as suas máquinas... paradas. José Pedro Miranda trouxe o seu Toyota Celica GT-4 para junto do parque de assistência, onde era visível uma indicação que o mesmo estava à venda, embora não se encontrasse com um aspecto cuidado. Também o Riley Sport de 1934 de Martine Pereira esteve de passagem no Campo da Feira, um exemplar bem bonito e que não deixa ninguém indiferente.. Junto à partida, na Praça Cupertino de Miranda, foi a vez de Sérgio Batista colocar a sua moto em exposição.
- Com uma lista com poucos concorrentes - 20 no Regional e 9 nos Extra - ainda assim, houve algumas ausências. No Regional, Rui Soares, António Pimenta, Manuel Pinheiro e Vítor Sousa não apareceram às verificações, enquanto nos Extra, Pedro Meireles e Martinho Ribeiro também faltaram à chamada. Aliás, para Meireles é o segundo ano em que é o primeiro da lista dos Extra e é o segundo ano em que não aparece ao rali...
- O Rali de Famalicão marcou a estreia de duas jovens pilotos precisamente de Famalicão, ambas inscritas na Prova Extra e oriundas de famílias com tradições automobílisticas. Mariana Neves de Carvalho levou o Suzuki Ignis até ao 5º lugar, enquanto Maria João Ruivo terminou logo atrás, no 6º posto, após uma pequena saída de estrada. A piloto do Fiat Punto HGT apresentava uma decoração exactamente igual à que o seu irmão João ostenta no Fiat Stilo com que disputa o Open de Ralis, ele que trocou o volante pelas notas.
- Os vencedores do ano passado estiveram ausentes. Se por um lado a ausência de Pedro Rodrigues era esperada, até porque o Campeonato de Portugal de Ralis começa já no próximo fim de semana, a de Manuel Pinheiro não era de todo previsível, pois o piloto famalicense estava inscrito no seu Citroën ZX. Com isto, o navegador Paulo Marques saltou para o lado direito de Luís Bastos, desistindo ingloriamente na ligação do último troço para a assistência.
- Os pilotos de Famalicão aderiram em massa à prova local. 50% dos concorrentes, entre pilotos e navegadores, estavam a correr em casa, o que demonstra o interesse que o rali local desperta naquele que será o concelho com mais licenças desportivas do país.
- Muito público esteve presente ao longo de todo o rali. Algumas das zonas mais emblemáticas, nomeadamente a passagem na estrada de Vilarinho e a zona da Vacaria, mesmo sendo em asfalto não perderam a espectacularidade, nem as enchentes. Também em Famalicão Nascente, estava muito público presente. Aliás, a moldura humana esteve presente desde a partida até à chegada, com as condições climatéricas a ajudarem a esta boa adesão.
- Caso as classificações fossem conjuntas, Luís Mota seria o vencedor absoluto, seguído pelos 3 primeiros classifcados da Prova Extra, sendo que Júlio Bastos não iria além do 5º lugar. A diferença de andamentos foi notória, principalmente entre os concorrentes do Regional Norte.
- O Rali de Famalicão serviu para a Válvulas e Cilindros se dar a conhecer. Esta associação pretende ser um instrumento precioso para dar continuidade às iniciativas já consolidadas, assim como ser um suporte para outras que possam surgir. Neste rali, o guia do rali foi a fase visível, onde se poderia tomar conhecimento de algumas distinções nas mais diversas modalidades, como Ralis, Velocidade, TT, Karting e Navegador.
- Foram vários os pilotos que aproveitaram o rali para mostrarem as suas máquinas... paradas. José Pedro Miranda trouxe o seu Toyota Celica GT-4 para junto do parque de assistência, onde era visível uma indicação que o mesmo estava à venda, embora não se encontrasse com um aspecto cuidado. Também o Riley Sport de 1934 de Martine Pereira esteve de passagem no Campo da Feira, um exemplar bem bonito e que não deixa ninguém indiferente.. Junto à partida, na Praça Cupertino de Miranda, foi a vez de Sérgio Batista colocar a sua moto em exposição.
- Com uma lista com poucos concorrentes - 20 no Regional e 9 nos Extra - ainda assim, houve algumas ausências. No Regional, Rui Soares, António Pimenta, Manuel Pinheiro e Vítor Sousa não apareceram às verificações, enquanto nos Extra, Pedro Meireles e Martinho Ribeiro também faltaram à chamada. Aliás, para Meireles é o segundo ano em que é o primeiro da lista dos Extra e é o segundo ano em que não aparece ao rali...
5 comentários:
Excelente análise, reflecte muito bem o que se passou! Apesar do pouco interesse desportivo e de faltarem os pilotos de ponta da terra, Famalicão voltou a dar uma lição a muitos ralis do nacional e teve casa cheia. Resta saber onde estão os críticos da semana passada, pois a organização esteve em bom nivel...
Boas pessoal tambem gostava de dar os parabens á comissão organizadora do rali de famalicão. pois colocaram embora que um pouco tardio os troços empecaveis.
Pena foi terem falhado um pequeno promenor dado que tinhamos duas estreias femininas e poderiam ter-lhes entregado uma lembrança para alem da medalha de participação mas é só um promenor. Parabens pelo desempenho e que venha o próximo.
Um abraço.
Meu caro amigo Filipe
Talvez tenhas um pouco de razão no aspecto das estreias, mas também tivemos estreias masculinas e não foram distinguidas por isso. Ainda se fossem equipas com piloto e navegador femenino tinha todo o sentido. Quanto ao ralis julgo que esteve impecavel. Quando realizamos os recoinhecimentos os troços ja estavam bons, com excepção do de requião, a não ser que reconhecesses fora dos dias indicados...
Parabens à Demoporto, Camara de Famalicão e aos homens do Valvulas e Cilindros que tanto foram criticados pelos antadonicos que utilizam estes blog para criticar. Um excelente rali e so espero que o proximo do regional seja tão bom quanto este
Meu bom amigo o Sr. de certeza que não reconheceu no dia certo pois verificava que o troço de Requião no sábado tinha partes quase impraticaveis, posso-lhe dizer que já fiz T T com melhores pisos. Ainda assim dou os meus parabens á comissão organizadora.
Muito mal se escreve....nossa senhora.
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