16 março 2009

Se uns cantaram de galo, já outros tiveram grande galo em Barcelos

A primeira edição do Rali de Barcelos teve em Pedro Peres o vencedor, numa jornada em que alguns famalicenses estiveram em grande nível, contrastando com os azares que bateram à porta de outros. As duplas de Famalicão, Nuno Pina/Guilherme Pereira e João Ruivo/Alberto Silva completaram o pódio.

Num excelente dia de sol e com muito público nas rápidas estradas do concelho vizinho de Famalicão, o Clube Automóvel do Minho ganhou a aposta em Barcelos, logicamente que com um ou outro erro, rectificáveis numa próxima edição. A lista de inscritos bastante variada e extensa foi mais um chamativo para os aficionados, num rali bastante emotivo e espectacular.

Logo na 6ª feira à noite, a especial no centro de Barcelos deu um ar do que poderia ser o rali, com os três primeiros, Ricardo Costa, Pedro Peres e João Ruivo, separados por apenas 0,7 segundos, nesta mesma ordem. De referir que esta classificativa, a única com dupla passagem, tinha mais de 6 km e a particularidade de apresentar um traçado citadino, bem perto da população, conseguíndo uma enorme moldura humana.

Porém, na primeira PEC de Sábado dá-se o momento do rali, com Ricardo Costa/Nuno Almeida a sairem de estrada, deixando o Mitsubishi Lancer bastante mal tratado, porém sem consequências físicas de maior para a dupla famalicense. Sendo o primeiro a parar no local, João Ruivo viu ser lhe atribuído o tempo do concorrente que antecedia Ricardo Costa, ou seja, Nuno Pina, um crono mais lento 11 segundos do que o obtido por Pedro Peres, com isto tudo ficava mais difícil para o famalicense do Fiat Stilo.

Porém, João Ruivo vencia o troço seguinte e quando parecia que iria devolver alguma competitividade na luta pela liderança, eis que um problema no colector de escape faz com que o carro perca potência, problema que o famalicense julgou ter resolvido na assistência da hora de almoço. Com isto, era Armindo Neves (Hyundai Coupe Kit Car) quem pressionava Ruivo, que por sua vez seguia logo atrás de Pedro Peres, impávido e sereno no 1º posto.

Na ronda da tarde, Peres mantinha-se inalcançável e Ruivo via regressarem os problemas mecânicos, restando agora levar o carro até ao final, não sem antes ainda ter efectuado uma falsa partida, que lhe valera uma penalização de 10 segundos e ainda um pião na derradeira especial. Com isto e quando tudo fazia prever que o 2º lugar estava garantido, Armindo Neves vê o motor do Hyundai partir, abandonando na praia. Assim, um surpreendente (ou não) Nuno Pina leva o Peugeot 206 GTI até ao lugar intermédio do pódio e a nova vitória nas 2 rodas motrizes, em mais uma excelente e espectacular prestação da dupla famalicense, mesmo com o piloto debilitado fisicamente. Para João Ruivo, o 3º lugar era um mal menor, ficando a ideia que poderia ter ido mais além, não fossem todos os contratempos.

Às portas do pódio e pela terceira vez consecutiva vencedores nos Clássicos, a dupla Frederico Ferreira/Octávio Araújo. Com o Ford Escort isento de problemas, os famalicenses ainda viram Aníbal Rolo passar pela liderança na fase inicial, bem como tiveram que estar atentos às prestações de Hélder Pimenta, contudo este desistiria cedo, deixando tudo mais tranquilo lá na frente. O 4º lugar final e a vitória nos Clássicos deixa Frederico Ferreira com fortes hipóteses de chegar ao ceptro no Nacional de Clássicos, bem como permite que continue bem colocado em termos de Open de Ralis.

Paulo Azevedo terminou em 5º lugar, ele que tripulou o habitual Ford Escort RS, mas desta feita inscrito como VSH, tal como muitos pilotos que não estão inscritos no Campeonato de Portugal de Clássicos/Ralis, na frente de Aníbal Rolo (Renault 5 Turbo), Daniel Ribeiro (Peugeot 206 GTI), André Pimenta (Skoda Fabia TDI) e de José Figueiredo e Sérgio Arteiro, ambos em Peugeot, também.

Nos troféus que compõem algumas provas do Open de Ralis, também houve pilotos famalicenses a brilhar. No Desafio Modelstand, apresentaram-se 6 concorrentes, e foi Nuno Pina quem venceu, juntando assim ao excelente resultado absoluto, nova vitória no troféu que abrange os Peugeot 206 GTI. Um pouco atrás do famalicense ficou Daniel Ribeiro, que mostrou também um ritmo muito forte, deixando Sérgio Arteiro no 3º posto, sendo de referir que todos terminaram no Top-10 da geral, evidenciando assim a grande competitividade.

No Troféu Fastbravo, foram sete os pilotos que responderam à chamada, com o campeão em título e agora regressado Óscar Coelho a ser o vencedor, destacando-se à dupla famalicense Paulo Marques/João Peixoto, autora de uma excelente prova. O ex-motard estreou-se em pisos de asfalto, mostrou um andamento muito rápido ao longo do rali, com apenas dois cronos fora dos lugares do pódio, deixando atrás de si Ivo Nogueira. Fora de prova ficou o famalicense Luís Campos, queixoso de alguns problemas de rendimento do motor, até que foi o distribuidor que o colocou fora de prova, quando seguia no 5º posto do troféu que engloba os pequenos e diabólicos Seat Marbella.

Quanto aos restantes famalicense em prova, foram muitos, com destaque para Jorge Carvalho Jr, navegador de Pedro Tavares, dupla que estreou um Citroën Saxo S1600 e ao longo de toda a prova foram adaptando-se à nova máquina. No final, foram 15ºs e ainda juntaram o 3º posto entre os concorrentes Júnior, categoria ganha pelo local André Pimenta.

Um pouco mais atrás terminou José Carvalho, ao volante de um Fiat Punto HGT. Tal como se previra e de acordo com o evidenciado nos últimos ralis, o piloto famalicense apresentou-se em Barcelos com um ritmo muito consistente, com algumas lutas com carros equilvalentes, rodando sempre entre os 30 primeiros. No final, somou um 23º lugar, um resultado que perseguia há já algum tempo.

Também com uma excelente prestação e com passagens a dar algum espectáculo com o pequeno Datsun 1200, a dupla de Famalicão, Jorge Costa/Rui Raimundo alcançou o 27º lugar, eles que optaram também por figurar como VSH e não como Clássicos, sendo que assim foram 11ºs desse agrupamento.

Com muita boa disposição e sem preocupação de resultados, José Janela, que foi co-piloto de João Pimenta, piloto local, num Mitsubishi Lancer V. O famalicense pôs ao dispôr toda a sua experiência naquela que foi a estreia deste piloto, chegando ao final no 35º lugar, ao que somaram o 2º posto entre os 4x4, dando assim outro colorido ao seu rali.

Logo atrás, terminou Márcia Gonçalves, navegadora de Marta Neves. A dupla levou o Peugeot 206 GTI à vitória entre as equipas femininas, numa prova sem grandes contratempos, elas que viram a principal adversária, a também famalicense Cristina Silva, desistir logo no início, com problemas de travões no Nissan Micra.

Depois da estreia em Famalicão, Mariana Neves de Carvalho teve a sua primeira prova em asfalto e deu-se muito bem. Contando com a colaboração de Filipe Martins, a dupla do Suzuki Ignis foi evoluíndo ao longo da prova, com apenas uma adversidade quando tiveram de parar, quando um carro obstruia a sua passagem. Não contando para a classificação feminina por serem uma equipa mista, a presença saldou-se com um 46º posto, deixando atrás de si pilotos bem melhor apetrechados.

Quanto às desistências, à já referidas de Ricardo Costa, Luís Campos e Cristina Silva, contabilizam-se também a de Ricardo Santos Costa/Manuel Macedo, logo na especial de 6ª feira, com problemas mecânicos no BMW 320is; Justino Reis, navegador do jovem Luís Rego, abandonou ingloriamente na última classificativa, em virtude de um toque com o Mitsubishi Carisma GT, eles que seguiam em 2º no Junior e no 10º posto da geral, portanto autores de uma excelente prova, há que continuar a prestar a devida atenção, pois os bons resultados irão certamente aparecer.

Classificação Geral
1º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort RS Cosworth) - 27m37,7s
Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - a 1m15,1s -- 1º D. Modelstand e Categoria 1
João Ruivo/Alberto Silva (Fiat Stilo Multijet) - a 1m18,2s
Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS) - a 1m22,8s -- 1º Clássicos
5º Paulo Azevedo/Luís Cavaleiro (Ford Escort RS) - a 1m35,7s
6º Aníbal Rolo/José Sousa (Renault 5 Turbo) - a 1m38,8s
7º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães (Peugeot 206 GTI) - a 1m45,1s
8º André Pimenta/Marcos Gonçalves (Skoda Fabia TDI) - a 1m56,5s
9º José Figueiredo/Rui Coelho (Peugeot 206) - a 2m09,7s
10º Sérgio Arteiro/José C. Silva (Peugoet 206 GTI) - a 2m15,4s
(...)
15º Pedro Tavares/Jorge Carvalho Jr. (Citroën Saxo S1600) - a 2m55,7s
(...)
23º José Carvalho/Miguel Gonçalves (Fiat Punto HGT) - a 3m56,8s
(...)
27º Jorge Costa/Rui Raimundo (Datsun 1200) - a 4m15,1s
(...)
35º João Pimenta/José Janela (Mitsubishi Lancer V) - a 5m41,5
36º Marta Neves/Márcia Gonçalves (Peugeot 206 GTI) - a 5m46,1s
(...)
41º Paulo Marques/João Peixoto (Seat Marbella) - a 7m18,7s -- 2º Fastbravo
(...)
46º Mariana N. Carvalho/Filipe Martins (Suzuki Ignis) - a 8m59,7s

Classificação Open Ralis
1º Pedro Peres (65 pts)
2º Frederico Ferreira (52 pts)
3º Nuno Pina (48 pts)
4º João Ruivo (34 pts)

5º Armindo Neves (33 pts)
(...)
9º Ricardo Costa (23 pts)

A próxima prova do Open de Ralis, igualmente pontuável para o CP Clássicos, é o Rali Vidreiro, datado para os dias 18 e 19 de Abril, onde certamente os pilotos famalicense voltarão a mostrar todo o seu elevado valor, assim como irão discutir os lugares cimeiros.

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