E eis que termina a aventura do Dakar Argentina-Chile, uma edição bastante dura, com várias peripécias e muitos obstáculos. Hora de consagrar vencedores, não só aqueles que chegaram no 1º lugar, mas todos os restantes concorrentes, pois muitos considerar que chegar ao fim é desde logo uma vitória.
A derradeira etapa que deixou o Lago Rosa levou a caravana de Córdoba até Buenos Aires, com mais de duzentos quilómetros de troço cronometrado, onde muita coisa ainda podia acontecer. E, não fosse Adélio Machado, talvez o principal piloto da Toyota France perderia o precioso lugar do pódio da categoria de produção: "Numa especial em que nada tínhamos para ganhar, tivemos antes, trabalho forçado. Quando vimos o Toyota do Chabot não hesitamos em parar e reboca-lo até final. O Dakar também tem destas coisas, por vezes a classificação não é tudo, tem que haver um grande espírito de ajuda. Depois de tantos quilómetros era inglória ficar pelo caminho com a meta à vista" contou Adélio Machado que acabou por ter um dia calmo e sem percalços nos derradeiros quilómetros de uma prova tão longa e dura quanto o Dakar: "o resultado estava feito e só tínhamos que participar nesta especial da consagração foi o sentimento de dever cumprido. O percurso era rápido e estreito, por isso, foi rolar atrás uns dos outros… Ser o melhor piloto português na primeira vez que o Dakar visita o continente sul-americano é um marco que nos fica para a história" referiu o piloto famalicense.
Adélio Machado que para além de piloto, é também responsável máximo da Padock Competições e enalteceu a preciosa colaboração do francês Laurent Flament na navegação e os mecânicos na estrutura sedeada em Famalicão na assistência ao Toyota Land Cruiser: "formamos uma equipa fantástica, as três equipas da Padock Competições tiveram um excelente desempenho, contando com a preciosa colaboração de outros tantos mecânicos de elevada qualidade: O Rodrigues, o Borges e o Francisco que se juntaram à estrutura da Toyota France. Parabéns a todos e um muito obigado. Para o ano estarei de volta, quem sabe para cumprir o que não consegui dar este ano – vencer na categoria de produção"!
Martine Pereira teve uma primeira prova no Todo-Terreno bastante sofrida, porém alcançar Buenos Aires é o alcançar do principal objectivo do piloto famalicense, mais habituado às pistas de asfalto e não tanto às dunas. No derradeiro dia, Martine foi o 51º mais rápido, terminando assim na 78ª posição. "Quando saímos de Buenos Aires no dia 3 de Janeiro, só queríamos cá voltar quinze dias depois! Conseguimos, esta foi a minha maior aventura desportiva. Talvez numa próxima oportunidade possa fazer muito melhor, senti-me muito à vontade nas maiores dificuldades do percurso", adiantou o famalicense, que teve a seu lado José Marques, um navegador "muito profissional e com muita experiência".
Nos automóveis, Giniel de Villiers (Volkswagen) venceu a etapa e consolidou assim o 1º lugar, deixando Leonid Novitsky e Krystof Holowczyc nos lugares seguinte da tirada. Na geral, o sul africano chegou na frente do seu colega de equipa Mark Miller, enquanto o espectacular Robby Gordon foi 3º. Nos portugueses, Adélio Machado foi o melhor classificado na geral, porém no dia foi Ricardo Leal dos Santos, ao obter o 32º lugar.
Nas motos, a vitória na etapa foi lusa, com Hélder Rodrigues a superiorizar a tudo e todos no derradeiro dia, cimentando assim a sua 5ª posição. Lá na frente, tudo na mesma, com Marc Coma a vencer confortavelmente depois do ataque inicial, perante os franceses Cyril Després e David Fretigné, vencedor da categoria 450cc.
Classificação Carros-Final
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - 48h10m57s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 8m59s
3º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 1h46m15s
(...)
41º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 50h53m49s -- 1º Português
(...)
66º Nuno Inocêncio/Jaime Santos (Mitsubishi Pajero) - a 95h44m45s
(...)
75º Ricardo Leal dos Santos/Pedro P. Lima (BMW X5) - a 259h04m05s
(...)
77º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 278h39m44s
(...)
79º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 279h08m45s Classificação Geral-Motos
1º Marc Coma (KTM) - 52h14m33s
2º Cyril Després (KTM) - a 1h25m38s
3º David Fretigné (Yamaha) - a 1m38m56s
(...)
5º Hélder Rodrigues (KTM) - a 2h22m11s -- 1º Português
(...)
10º Paulo Gonçalves (Honda) - a 4h12m42s
(...)
30º Bianchi Prata (BMW) - a 13h27m56s Classificação Geral-Camiões
1º Kabirov/Belyaev/Mokeev (Kamaz) - 49h34m46s
2º Chaguin/Savostin/Nikolaev (Kamaz) - a 3m39s
3º de Rooy/Colsoul/Van Melis (Ginaf) - a 59m56s
A derradeira etapa que deixou o Lago Rosa levou a caravana de Córdoba até Buenos Aires, com mais de duzentos quilómetros de troço cronometrado, onde muita coisa ainda podia acontecer. E, não fosse Adélio Machado, talvez o principal piloto da Toyota France perderia o precioso lugar do pódio da categoria de produção: "Numa especial em que nada tínhamos para ganhar, tivemos antes, trabalho forçado. Quando vimos o Toyota do Chabot não hesitamos em parar e reboca-lo até final. O Dakar também tem destas coisas, por vezes a classificação não é tudo, tem que haver um grande espírito de ajuda. Depois de tantos quilómetros era inglória ficar pelo caminho com a meta à vista" contou Adélio Machado que acabou por ter um dia calmo e sem percalços nos derradeiros quilómetros de uma prova tão longa e dura quanto o Dakar: "o resultado estava feito e só tínhamos que participar nesta especial da consagração foi o sentimento de dever cumprido. O percurso era rápido e estreito, por isso, foi rolar atrás uns dos outros… Ser o melhor piloto português na primeira vez que o Dakar visita o continente sul-americano é um marco que nos fica para a história" referiu o piloto famalicense.
Adélio Machado que para além de piloto, é também responsável máximo da Padock Competições e enalteceu a preciosa colaboração do francês Laurent Flament na navegação e os mecânicos na estrutura sedeada em Famalicão na assistência ao Toyota Land Cruiser: "formamos uma equipa fantástica, as três equipas da Padock Competições tiveram um excelente desempenho, contando com a preciosa colaboração de outros tantos mecânicos de elevada qualidade: O Rodrigues, o Borges e o Francisco que se juntaram à estrutura da Toyota France. Parabéns a todos e um muito obigado. Para o ano estarei de volta, quem sabe para cumprir o que não consegui dar este ano – vencer na categoria de produção"!
Martine Pereira teve uma primeira prova no Todo-Terreno bastante sofrida, porém alcançar Buenos Aires é o alcançar do principal objectivo do piloto famalicense, mais habituado às pistas de asfalto e não tanto às dunas. No derradeiro dia, Martine foi o 51º mais rápido, terminando assim na 78ª posição. "Quando saímos de Buenos Aires no dia 3 de Janeiro, só queríamos cá voltar quinze dias depois! Conseguimos, esta foi a minha maior aventura desportiva. Talvez numa próxima oportunidade possa fazer muito melhor, senti-me muito à vontade nas maiores dificuldades do percurso", adiantou o famalicense, que teve a seu lado José Marques, um navegador "muito profissional e com muita experiência".
Nos automóveis, Giniel de Villiers (Volkswagen) venceu a etapa e consolidou assim o 1º lugar, deixando Leonid Novitsky e Krystof Holowczyc nos lugares seguinte da tirada. Na geral, o sul africano chegou na frente do seu colega de equipa Mark Miller, enquanto o espectacular Robby Gordon foi 3º. Nos portugueses, Adélio Machado foi o melhor classificado na geral, porém no dia foi Ricardo Leal dos Santos, ao obter o 32º lugar.
Nas motos, a vitória na etapa foi lusa, com Hélder Rodrigues a superiorizar a tudo e todos no derradeiro dia, cimentando assim a sua 5ª posição. Lá na frente, tudo na mesma, com Marc Coma a vencer confortavelmente depois do ataque inicial, perante os franceses Cyril Després e David Fretigné, vencedor da categoria 450cc.
Classificação Carros-Final
1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (VW Race Touareg) - 48h10m57s
2º Mark Miller/Ralph Pitchford (VW Race Touareg) - a 8m59s
3º Robby Gordon/Andy Grider (Hummer H3) - a 1h46m15s
(...)
41º Adélio Machado/Laurent Flament (Toyota Land Cruiser) - a 50h53m49s -- 1º Português
(...)
66º Nuno Inocêncio/Jaime Santos (Mitsubishi Pajero) - a 95h44m45s
(...)
75º Ricardo Leal dos Santos/Pedro P. Lima (BMW X5) - a 259h04m05s
(...)
77º Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Toyota Land Cruiser) - a 278h39m44s
(...)
79º Martine Pereira/José Marques (Toyota Land Cruiser) - a 279h08m45s Classificação Geral-Motos
1º Marc Coma (KTM) - 52h14m33s
2º Cyril Després (KTM) - a 1h25m38s
3º David Fretigné (Yamaha) - a 1m38m56s
(...)
5º Hélder Rodrigues (KTM) - a 2h22m11s -- 1º Português
(...)
10º Paulo Gonçalves (Honda) - a 4h12m42s
(...)
30º Bianchi Prata (BMW) - a 13h27m56s Classificação Geral-Camiões
1º Kabirov/Belyaev/Mokeev (Kamaz) - 49h34m46s
2º Chaguin/Savostin/Nikolaev (Kamaz) - a 3m39s
3º de Rooy/Colsoul/Van Melis (Ginaf) - a 59m56s
1 comentário:
Parabéns por terem chegado ao fim, levaram o nome Famalicão bem alto e certamente irão continuar a fazê-lo... Agora, escusado eram as "pérolas" à chegada ao Aeroporto, na reportagem da Fama TV! Adélio Machado disse que foi 34 ieme, ou seja, em bom francês misturado com português, enquanto Martine disse que foi bom terem chegado 6 carros lusos ao final, assim ambos os portugueses ajudaram-se ao longo da prova... LOL só calinadas, deve ter sido do jet-lag! Uma vez mais e brincadeiras à parte, parabéns Padock.
Enviar um comentário