O Rali Montelongo foi a primeira prova do Open de Ralis 2009, com a dupla famalicense Ricardo Costa/Nuno Almeida, que vêem assim a sua aposta ganha neste campeonato. No geral, pilotos famalicenses tiveram prestações postivas, para além da dupla da Macominho Sport, Frederico Ferreira/Octávio Araújo venceram entre os Clássicos e Nuno Pina/Guilherme Pereira terminaram em 5º.
Com alguma polémica a marcar esta prova inaugural, pois se primeiro foi o regime de excepcção a alguns carros a menos de 15 dias da prova, depois foi a publicidade obrigatória a escassos 3 dias, já para não falar de se realizar em Janeiro, sensivelmente um mês antes do sucedido no ano transacto. Alheio a isto, o público apareceu em bom número, para tal ajudaram as boas condições climatéricas.
Logo no troço inaugural, Ricardo Costa colocou toda a concorrência em sentido, ao passo que Pedro Peres, o seu principal adversário o fez com algumas cautelas. Em apenas 6 km, o famalicense ganha uma vantagem de cerca de 10 segundos, aumentando-a para 24 no final da 1ª Secção, que poderia ser maior se Peres não tivesse vencido a primeira passagem por Montim.
Essa PEC ditou o final da prova de João Ruivo/Alberto Silva. Depois de um bom começo, com o 3º lugar à geral, um problema na embraiagem fez com que a dupla famalicense perdesse algum tempo na especial seguinte, caíndo para o 7º lugar. Com tudo ainda em aberto, até porque um lugar no pódio estava a 20 segundos de distância, Ruivo viu as suas aspirações cair por terra após um toque que afectou uma das rodas traseiras do Fiat Stilo Multijet, impossibilitando a continuação na prova que venceu em 2008.
Contas feitas na fase intermédia da prova e Ricardo Costa era lider, com Pedro Peres em 2º, Luís Mota era um já distante 3º classificado, ao passo que no 4º lugar surgiam empatados dois famalicenses, Frederico Ferreira (lider nos Clássicos) e Nuno Pina.
Sem grande margem para gerir nas segundas passagens pelas três classificativas, Ricardo Costa iniciou a ronda a vencer, permitindo depois que Pedro Peres desse um ar de sua graça e dominasse as restantes duas especiais. Contudo, a vantagem amealhada pelo famalicense era suficiente para chegar a Fafe no 1º lugar, provando ter feito a opção certa pelo Open de Ralis e pelo Mitsubishi Lancer VI. "No meio das controvérsias em que iniciei o campeonato, este acabou por ser um prémio. Não era possível fazer melhor, estava à espera de andar próximo do Pedro Peres, mas entrei ao ataque e isso revelou-se uma táctica que deu frutos". Daqui para a frente a luta pelo título está ao seu alcance, apesar do piloto de Famalicão não pensar nele e preferir pensar que "vou dar luta ao Pedro Peres".
Pedro Peres bem tentou recuperar o atraso matinal, mas foi impossível fazer melhor do que o 2º lugar, ainda assim considerado pelo bi-campeão do Open um bom resultado, até porque - e tal como pedira - os adversários directos estão bem equipados, igualmente.
A encerrar o pódio, Luís Mota, em Mitsubishi Lancer IV, que nunca foi uma ameaça para os dois homens da frente, bem como não sentiu pressão vinda de quem seguia atrás, pelo que foi autor de um belo resultado.
Logo atrás de Mota, o vencedor dos clássicos, o famalicense Frederico Ferreira, que impôs o seu Ford Escort RS com relativa facilidade, que só no último troço aumentou ligeiramente o ritmo, com vista a alcançar o 4º posto de Nuno Pina. E essa troca de posições foi facilitada pois nesse mesmo troço, o famalicense do Peugeot 206 GTI deu um ligeiro toque e perdeu preciosos segundos, ficando a somente 0,2 segundos do seu conterrâneo. Pina foi uma agradável surpresa neste rali de teste para o Desafio Modelstand, provando que pode ser um piloto a ter em conta nos lugares cimeiros, tendo inclusivé vencido entre as duas rodas motrizes.
Quanto aos restantes famalicenses que terminaram a prova, Paulo Marques, navegador de Martinho Ribeiro, alcançou o 9º lugar final, 3º entre as 2 Rodas Motrizes, rodando a um ritmo bastante agradável, porém foram algo prejudicados com a neutralização da PEC 3, onde lhes foi atribuído um tempo bastante mais lento do que provavelmente fariam com o Ford Puma Kit Car.
Também em bom nível esteve José Azevedo, navegador de Orlando Magalhães, num Citroën AX, com a obtenção do 19º lugar, um resultado bastante positivo perante as limitações do pequeno carro francês, que terminaram nos Top-10 entre os VSH.
Embora não anunciada por lapso na antevisão do rali, esteve presente a navegadora famalicense Márcia Gonçalves, que acompanhou Marta Neves num Peugeot 206 GTI, dando assim o toque feminino ao rali. No final, foram 35ªs classificadas.
Um pouco mais atrás mais um navegador famalicense, Miguel Marques, com Paulo Gonçalves ao volante do Seat Ibiza. Logo no troço inaugural, uma saída de estrada comprometeu desde logo as aspirações, num rali que serviu de adaptação à dupla, terminando em 39º.
Nas desistências, para além da já referida de João Ruivo, também não alcançaram o final Ricardo Costa, com avaria mecânica no BMW 320is, numa altura em que estava às portas dos dez primeiros, bem como José Carvalho, com um problema na caixa de velocidades do seu Fiat Punto HGT. José Janela, inicialmente inscrito, esteve ausente.
Para a história, fica nova vitória famalicense no Rali Montelongo, depois de João Ruivo/Alberto Silva em 2008, agora foi a vez de Ricardo Costa/Nuno Almeida, bem como marca o regresso desta dupla famalicense às vitórias absolutas.
Classificação Final
1º Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Lancer VI) - 31m39,7s
2º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort RS Cosworth) - a 16,9s
3º Luís Mota/André Mota (Mitsubishi Lancer IV) - a 1m32,0s
4º Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS) - a 2m27,3s -- 1º Clássicos
5º Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - a 2m27,5s
6º Armindo Neves/João Luz (Hyundai Coupé Kit Car) - a 2m51,9s
7º Aníbal Rolo/José Sousa (Renault 5 Turbo) - a 2m53,9s
8º Paulo Azevedo/Luís Cavaleiro (Ford Escort RS) - a 3m06,1s
9º Martinho Ribeiro/Paulo Marques (Ford Puma Kit Car) - a 3m27,9s
10º Miguel Barroso/Ricardo Faria (VW Golf GTI) - a 4m11,8s
(...)
19º Orlando Magalhães/José Azevedo (Citroën AX) - a 5m44,3s
(...)
35º Marta Neves/Márcia Gonçalves (Peugeot 206 GTI) - a 9m17,4s
(...)
39º Paulo Gonçalves/Miguel Marques (Seat Ibiza) - a 11m28,2s
Classificação COR
1º R. Costa (23 pts)
2º P. Peres (19 pts)
3º F. Ferreira (18 pts)
4º N. Pina (17 pts)
5º L. Mota (16 pts)
Fotos: Nuno Pimenta
Com alguma polémica a marcar esta prova inaugural, pois se primeiro foi o regime de excepcção a alguns carros a menos de 15 dias da prova, depois foi a publicidade obrigatória a escassos 3 dias, já para não falar de se realizar em Janeiro, sensivelmente um mês antes do sucedido no ano transacto. Alheio a isto, o público apareceu em bom número, para tal ajudaram as boas condições climatéricas.
Logo no troço inaugural, Ricardo Costa colocou toda a concorrência em sentido, ao passo que Pedro Peres, o seu principal adversário o fez com algumas cautelas. Em apenas 6 km, o famalicense ganha uma vantagem de cerca de 10 segundos, aumentando-a para 24 no final da 1ª Secção, que poderia ser maior se Peres não tivesse vencido a primeira passagem por Montim.
Essa PEC ditou o final da prova de João Ruivo/Alberto Silva. Depois de um bom começo, com o 3º lugar à geral, um problema na embraiagem fez com que a dupla famalicense perdesse algum tempo na especial seguinte, caíndo para o 7º lugar. Com tudo ainda em aberto, até porque um lugar no pódio estava a 20 segundos de distância, Ruivo viu as suas aspirações cair por terra após um toque que afectou uma das rodas traseiras do Fiat Stilo Multijet, impossibilitando a continuação na prova que venceu em 2008.
Contas feitas na fase intermédia da prova e Ricardo Costa era lider, com Pedro Peres em 2º, Luís Mota era um já distante 3º classificado, ao passo que no 4º lugar surgiam empatados dois famalicenses, Frederico Ferreira (lider nos Clássicos) e Nuno Pina.
Sem grande margem para gerir nas segundas passagens pelas três classificativas, Ricardo Costa iniciou a ronda a vencer, permitindo depois que Pedro Peres desse um ar de sua graça e dominasse as restantes duas especiais. Contudo, a vantagem amealhada pelo famalicense era suficiente para chegar a Fafe no 1º lugar, provando ter feito a opção certa pelo Open de Ralis e pelo Mitsubishi Lancer VI. "No meio das controvérsias em que iniciei o campeonato, este acabou por ser um prémio. Não era possível fazer melhor, estava à espera de andar próximo do Pedro Peres, mas entrei ao ataque e isso revelou-se uma táctica que deu frutos". Daqui para a frente a luta pelo título está ao seu alcance, apesar do piloto de Famalicão não pensar nele e preferir pensar que "vou dar luta ao Pedro Peres".
Pedro Peres bem tentou recuperar o atraso matinal, mas foi impossível fazer melhor do que o 2º lugar, ainda assim considerado pelo bi-campeão do Open um bom resultado, até porque - e tal como pedira - os adversários directos estão bem equipados, igualmente.
A encerrar o pódio, Luís Mota, em Mitsubishi Lancer IV, que nunca foi uma ameaça para os dois homens da frente, bem como não sentiu pressão vinda de quem seguia atrás, pelo que foi autor de um belo resultado.
Logo atrás de Mota, o vencedor dos clássicos, o famalicense Frederico Ferreira, que impôs o seu Ford Escort RS com relativa facilidade, que só no último troço aumentou ligeiramente o ritmo, com vista a alcançar o 4º posto de Nuno Pina. E essa troca de posições foi facilitada pois nesse mesmo troço, o famalicense do Peugeot 206 GTI deu um ligeiro toque e perdeu preciosos segundos, ficando a somente 0,2 segundos do seu conterrâneo. Pina foi uma agradável surpresa neste rali de teste para o Desafio Modelstand, provando que pode ser um piloto a ter em conta nos lugares cimeiros, tendo inclusivé vencido entre as duas rodas motrizes.
Quanto aos restantes famalicenses que terminaram a prova, Paulo Marques, navegador de Martinho Ribeiro, alcançou o 9º lugar final, 3º entre as 2 Rodas Motrizes, rodando a um ritmo bastante agradável, porém foram algo prejudicados com a neutralização da PEC 3, onde lhes foi atribuído um tempo bastante mais lento do que provavelmente fariam com o Ford Puma Kit Car.
Também em bom nível esteve José Azevedo, navegador de Orlando Magalhães, num Citroën AX, com a obtenção do 19º lugar, um resultado bastante positivo perante as limitações do pequeno carro francês, que terminaram nos Top-10 entre os VSH.
Embora não anunciada por lapso na antevisão do rali, esteve presente a navegadora famalicense Márcia Gonçalves, que acompanhou Marta Neves num Peugeot 206 GTI, dando assim o toque feminino ao rali. No final, foram 35ªs classificadas.
Um pouco mais atrás mais um navegador famalicense, Miguel Marques, com Paulo Gonçalves ao volante do Seat Ibiza. Logo no troço inaugural, uma saída de estrada comprometeu desde logo as aspirações, num rali que serviu de adaptação à dupla, terminando em 39º.
Nas desistências, para além da já referida de João Ruivo, também não alcançaram o final Ricardo Costa, com avaria mecânica no BMW 320is, numa altura em que estava às portas dos dez primeiros, bem como José Carvalho, com um problema na caixa de velocidades do seu Fiat Punto HGT. José Janela, inicialmente inscrito, esteve ausente.
Para a história, fica nova vitória famalicense no Rali Montelongo, depois de João Ruivo/Alberto Silva em 2008, agora foi a vez de Ricardo Costa/Nuno Almeida, bem como marca o regresso desta dupla famalicense às vitórias absolutas.
Classificação Final
1º Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Lancer VI) - 31m39,7s
2º Pedro Peres/Tiago Ferreira (Ford Escort RS Cosworth) - a 16,9s
3º Luís Mota/André Mota (Mitsubishi Lancer IV) - a 1m32,0s
4º Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS) - a 2m27,3s -- 1º Clássicos
5º Nuno Pina/Guilherme Pereira (Peugeot 206 GTI) - a 2m27,5s
6º Armindo Neves/João Luz (Hyundai Coupé Kit Car) - a 2m51,9s
7º Aníbal Rolo/José Sousa (Renault 5 Turbo) - a 2m53,9s
8º Paulo Azevedo/Luís Cavaleiro (Ford Escort RS) - a 3m06,1s
9º Martinho Ribeiro/Paulo Marques (Ford Puma Kit Car) - a 3m27,9s
10º Miguel Barroso/Ricardo Faria (VW Golf GTI) - a 4m11,8s
(...)
19º Orlando Magalhães/José Azevedo (Citroën AX) - a 5m44,3s
(...)
35º Marta Neves/Márcia Gonçalves (Peugeot 206 GTI) - a 9m17,4s
(...)
39º Paulo Gonçalves/Miguel Marques (Seat Ibiza) - a 11m28,2s
Classificação COR
1º R. Costa (23 pts)
2º P. Peres (19 pts)
3º F. Ferreira (18 pts)
4º N. Pina (17 pts)
5º L. Mota (16 pts)
Fotos: Nuno Pimenta
2 comentários:
Os famalicenses mostraram como se faz... Grandes exibições do Ricardo Costa e do Pina, pena o Ruivo ter desistido cedo, senão chegava ao pódio também!
Famalicão em grande sem duvida:
Pena o João Ruivo não acabar porque sera sempre um candidato ao podio.
O José Carvalho vi o passar no gancho de travassós e o homem fez aquilo à mundial.Não sabia que ele conduzia tão bem ,pena tambem não ter acabado.
OBRIGADO POR DIGNIFICAREM A NOSSA CIDADE.
Enviar um comentário