05 dezembro 2012

Paulo Marques vence 24 Horas de Fronteira

A aposta de Paulo Marques para festejar o seu 50º aniversário foi certeira. O Sadev Buggy foi um fiel aliado para o piloto famalicense chegar ao triunfo nas 24 Horas de Fronteira, a prova que encerra a temporada de TT em Portugal. As restantes equipas de Famalicão obteram resultados bastante positivos, igualmente.

O "Marquês" fez equipa com três pilotos oriundos de França, formando um leque de pilotos bastante regulares aos comandos do buggy com carroçaria Peugeot. Assumindo a liderança pouco depois de cumprida a primeira metade da prova, a partir daí assistiu-se a um domínio esclarecedor, terminando com duas voltas a menos do que os 2ºs classificados. 

Depois de vários motards já terem subido ao lugar mais alto do pódio nas 24 Horas de Fronteira, agora foi a vez de Paulo Marques, e logo no dia em que comemora o seu 50º aniversário. "Conduzir um carro destes já era uma prenda. Foi nesse sentido que fiz o investimento. Vencer a prova foi a cereja no topo do bolo. Já fiz muita coisa na minha vida, mas nunca pensei ganhar as 24 Horas TT no dia em que faço 50 anos. Ainda por cima estava ao volante à meia-noite e foi nesse turno que passámos para a liderança", realçou o vencedor.

O clã Andrade, várias vezes vencedores da prova e que tinha ainda na sua equipa Carlos Sousa e Francisco Pita, não conseguiu repetir o feito na estreia do seu novo protótipo, no entanto superou uma equipa francesa, que encerrou os lugares do pódio.

Boa prova para a família Reis, com Tiago, Edgar e Avelino a terminarem na 13ª posição. A Nissan Navara deu alguns problemas quando a equipa seguia no Top-10, obrigando a algumas paragens mais demoradas e a cair algumas posições.

Um pouco mais atrás, a estreia no TT de Luís Silva/Rui Fernandes/Miguel Fernandes/Hugo Andrade foi positiva, saldando-se pelo 26º lugar. O Nissan Terrano II que tripularam deu igualmente algumas dores de cabeça, inerentes a este tipo de provas, contudo fica um belo registo naquela que foi a primeira experiência para todos.

Na posição imediata, mais uma equipa famalicense, formada por José Janela/José Santos/Filipe Silva, que juntaram ao 27º lugar, a vitória na Categoria A. O pequeno mas endiabrado Suzuki Jimny portou-se à altura dos acontecimentos, pese embora uma penalização de uma volta que a equipa sofreu.

Numa Nissan Navara, Luís Barros terminou esta aventura longe dos circuitos no 35º posto, enquanto logo atrás terminou Nuno Branco, que foi um dos quatro membros que tripulou também uma Nissan Navara, mas da equipa Xuxas Team Sport.

Fica o registo da boa moldura humana presente em Fronteira, com bastante frio a fazer-se sentir, para além do ambiente consternado em virtude do acidente que vitimou Marco Santos, campeão nacional de T2, quando se dirigia para o local da prova.

Classificação Final
1º B. Boullet/C. Duplé/C. Duplé/P. Marques (Sadev Buggy) - 107v em 24h10m37,027s
2º M. Andrade/A. Andrade/G. Lansac/C. Sousa/F. Pita (Proto AC Nissan), a 2 voltas
3º H. Lhoste/G. Billaut/P. Boutron (Bowler Wildcat), a 4 voltas
4º N. Gibon/P. Martin/A. Bastet/R. Bastet (Bowler Wildcat), a 5 voltas
5º S. Barbry/C. Lavielle/N. Clerget/S. Finkelstein (JM8 Evo2), a 5 voltas
(...)
13º A. Reis/T. Reis/E. Reis (Nissan Navara), a 18 voltas
(...)
26º L. Silva/R. Fernandes/M. Fernandes/H. Andrade (Nissan Terrano II), a 31 voltas
27º J. Janela/J. Santos/F. Silva (Suzuki Jimmy), a 31 voltas
(...)
35º P. Amado/N. Branco/M. Aguiar/P. Santos (Nissan Navara), a 35 voltas
36º J. Novo/L. Barros/R. Alves/A. Ré/R. Paulo (Nissan Navara), a 35 voltas
(...)
Classificaram-se 56 equipas.

Sem comentários: