07 janeiro 2011

"Há que melhorar e corrigir as falhas para chegar em 1º", reconhece Ricardo Costa

Ricardo Costa foi mais um dos jovens famalicenses que estiveram em bom nível na temporada passada. A disputar a Baltar Kart Cup, o piloto secundou o conterrâneo João Ferreira, provando que Famalicão continua a lançar valores promissores para o automobilismo nacional. Para 2011, o piloto da Macominho Sport deixará o Karting e rumará até ao Rallycross.


- Qual o balanço da temporada de 2010?

Penso que este ano tudo correu muito bem, no entanto há muito a fazer até alcançar a perfeição. Este ano fiz o Baltar Kart Cup, campeonato, no qual me classifiquei em segundo. Dentro do Baltar Kart Cup estive também inserido o Master Kart Cup, no qual fui também segundo. Depois de tudo, penso que este é um bom resultado, no entanto, há que melhorar, descobrir as falhas e corrigi-las.

- Qual o melhor momento da época? E o menos bom?

O melhor momento da época foi, sem dúvida a corrida em Palmela. Penso que este é o melhor momento do ano, pois tive que adaptar-me em apenas dois dias a um kart novo, completamente diferente do antigo e também a uma pista nova. Apesar de todas as dificuldades consegui alcançar um segundo lugar.

- Qual a prova que mais gozo deu, independentemente do resultado?

A prova que mais gostei de realizar foi a de Braga, apesar de não ter tido a melhor prestação (3º Lugar), foi bom voltar a pista em que andava por lazer nos meus 7/8 anos.

- Qual a tua opinião acerca do desporto motorizado em Famalicão (provas e pilotos) em 2010?

Na minha opinião, Famalicão tem já um grande nome no que toca a desportos motorizados. Para além dos pilotos de cá serem todos muito bons, Famalicão, tem também promovido algumas demonstrações/provas de interesse para todos os pilotos e também fãs de desportos motorizados. No entanto, acho que deveria ter mais dessas demonstrações/provas.

Apesar de tudo, o que verdadeiramente falta cá na região é um circuito de Karting para que possamos treinar com mais regularidade.

- Se pudesses intervir na modalidade que praticas, que medidas colocavas em acção?

Sobretudo, o que falta ao Karting em Portugal é o desportivismo e o "saber perder". No entanto isso, infelizmente, não está de forma alguma bem acente na cabeça de um grande número de pilotos, mas principalmente nas camadas mais jovens. Como solução, penso que algumas sessões de sensibilização poderiam ajudar a melhorar o comportamento dos pilotos.

- Que planos para a temporada de 2011?

Neste ano, vou deixar os Karts e dar um passo para as máquinas maiores, para o Rallycross.

- Deixa uma mensagem para os leitores do Famalicão Motor.

A todos os adeptos do desporto motorizado, peço que continuem a apoiar os pilotos da região e que não só leiam o Famalicão Motor, mas vão ao encontro das provas e disfrutem do prazer de, por exemplo, ver uma corrida de karting ou uma boa classificativa de um rali.

Sem comentários: