04 julho 2011

Caiu o pano na Boavista em mais um animado fim de semana

Disputou-se no passado fim de semana mais uma edição do Circuito da Boavista, desta feita após ter o WTCC como pano de fundo, encabeçando um programa onde as Taças de Portugal estiveram igualmente em destaque. A presença famalicense saldou-se de forma positiva, num fim de semana em que o público aderiu em massa ao traçado da cidade do Porto.

A principal competição em prova, o Campeonato do Mundo de Turismos (WTCC) teve, como esperado, o grande domínio da Chevrolet, com as vitórias a serem repartidas entre Alain Menu e Robert Huff. Na primeira manga, o suiço arrancou na frente e cedo alargou a vantagem sobre os colegas de equipa, com Yvan Muller e Huff a discutirem entre si os restantes lugares do pódio, com Muller a levar a melhor. Um pouco mais atrás e liderando o segundo pelotão, Tiago Monteiro foi 4º, mostrando a evolução do novo motor do Seat Leon, superando Gabriele Tarquini e Tom Coronel, o melhor dos BMW.

Para a segunda corrida, a presença de Stefano d'Aste na pole-position deixava antever que as primeiras voltas podiam ser animadas, pois o piloto do BMW não é dos mais rápidos. Tal víria a acontecer, com o italiano a fechar de todas as formas as ultrapassagens aos adversários, até uma penalização por falsa partida o relegar para outras posições. A partir daí, os Chevrolet Cruze voltaram a instalar-se no comando, com Robert Huff a vencer depois de uma manobra mais arriscada perante Yvan Muller. Para abrilhantar ainda mais a prova portuguesa, Tiago Monteiro encerrou os lugares do pódio, ele que ainda rodou perto do 1º lugar, mas depois não teve argumentos para prosseguir esse objectivo.

Classificação 1ª Corrida
1º Alain Menu (Chevrolet Cruze 1.6T) - 11 voltas em 23m22,763s
2º Yvan Muller (Chevrolet Cruze 1.6T ), a 1,262s
3º Robert Huff (Chevrolet Cruze 1.6T), a 1,519s
4º Tiago Monteiro (Seat Leon 1.6T), a 5,710s
5º Gabriele Tarquini (Seat Leon 1.6T), a 10,457s
6º Tom Coronel (BMW 320 TC), a 12,237s
7º Robert Dahlgreen (Volvo C30 Drive), a 16,693s
8º Nobert Michalisz (BMW 320 TC), a 17,253s
9º Michal Nykjaer (Seat Leon 1.6T), a 17,724s
10º Stefano D'Aste (BMW 320 TC), a 18,232s

Classificação 2ª Corrida
1º Robert Huff (Chevrolet Cruze 1.6T) - 11 voltas em 23m24,533s
2º Yvan Muller (Chevrolet Cruze 1.6T), a 1,797s
3º Tiago Monteiro (Seat Leon 1.6T), a 8,728s
4º Nobert Michalisz (BMW 320 TC), a 9,752s
5º Tom Coronel (BMW 320 TC), a 10,059s
6º Alain Menu (Chevrolet Cruze 1.6T), a 11,114s
7º Gabriele Tarquini (Seat Leon 1.6T), a 12,849s
8º Franz Engstler (BMW 320 TC), a 19,474s
9º Darryl O'Young (Chevrolet Cruze 1.6T), a 24,147s
10º Fredy Barth (Seat Leon 1.6T), a 25,787s

Duas corridas animadas marcaram a Taça de Portugal de Circuitos. Uma nota de referência para a curta passagem do famalicense Rui Lapa, que teve um aparatoso despiste logo na 1ª sessão de Treinos Livres, deixando o Ginetta G50 sem condições de disputar a prova. A primeira corrida foi ganha por César Campaniço/João Figueiredo, que depois de partirem em 3º, foram ganhando posições nomeadamente na paragem nas boxes para a troca de pilotos. No entanto, quer José P. Fontes/Miguel Barbosa, quer Patrick Cunha/José Ramos nunca descolaram da traseira do Audi R8, mas daí não passaram e terminaram respectivamente em 2º e 3º, apesar da dupla do Mercedes SLS ter tido uma recuperação fantástica depois de um toque logo na primeira curva, beneficiando das entradas do safety-car, tendo sido nessa condições que a prova terminou.

Não houve qualquer contestação na 2ª corrida, com a vitória a ser categórica para Fontes/Barbosa, contudo insuficiente para vencerem a Taça. Esse título ficou para Campaniço/Figueiredo, que foram 2ºs, mas o regulamento consagra, em caso de empate pontual, o vencedor da 1ª manga. A encerrar o pódio, mas sem argumentos de discutir a vitória, Luís Silva/António Coimbra levaram a melhor depois de uma animada luta com António Nogueira. Menos sorte teve José Ramos, o autor da pole-position, que se despistou logo na volta de aquecimento.

Classificação 1ª Corrida
1º César Campaniço/ João Figueiredo (Audi R8 GT3) - 20 voltas em  51m38,606s
2º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS AMG), a 1,560s
3º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini LM600 GT3), a 1,986s
4º António Nogueira (Porsche 911 GT2), a 5,500s
5º Michael Kozlovskiy (Seat Leon SuperCopa), a 6,975s

Classificação 2ª Corrida
1ºJosé Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes SLS AMG) - 24 voltas em 50m46,080s
2º César Campaniço/João Figueiredo (Audi R8 LMS), a 28,481s
3º António Coimbra/Luís Silva (Mercedes SLS AMG), a 1m12,868s
4º António Nogueira (Porsche 911 GT2), a 1 volta
5º Michael Kozlovskiy (Seat Leon SuperCopa), a 1 volta

Bastante participada foi a Taça de Portugal de Clássicos, com mais de três dezenas de participantes. Na 1ª corrida, foi o famalicense Luís Barros o primeiro a ver a bandeira de xadrez, mas posteriormente seria penalizado devido a um toque com Carlos Barbot. Estes dois pilotos travaram um animado duelo ao longo da prova, com Barros a defender o comando, até que Barbot o conseguiu suplantar a duas voltas do final, mas com esse toque, seria obrigado a abandonar. Assim, já depois da penalização do famalicense, Joaquim Jorge herdou a vitória e Luís Barros foi relegado para o 2º posto, com Mário Figueiredo a terminar no 3º lugar, mas já longe. Travando uma animada luta com o segundo pelotão, Frederico Ferreira levou o Ford Escort até ao 8º lugar, um resultado mais condizente para o piloto de Famalicão, enquanto Luís Gomes não foi além do 14º. Menos sorte teve o jovem César Machado, que viria a abandonar logo na 2ª volta.

Para a 2ª corrida, Luís Barros vingou-se e venceu sem margem para dúvidas, assumindo o comando logo na fase inicial da prova, depois de partir em 2º. O piloto da Amob Racing ainda teve a pressão de Joaquim Jorge, mas este viria a perder tempo, sendo mesmo superado por Ribeirinho Soares, que terminou em 2º, com o piloto do Ford a classificar-se logo atrás, o que permitiu a Luís Barros vencer a Taça. Numa prova espectacular, feita de trás para a frente, com inúmeras ultrapassagens, César Machado foi 5º classificado, ao passo que Frederico Ferreira não conseguiu repetir a prestação da 1ª corrida, caíndo para o 10º posto. Luís Gomes não concluiu esta manga, abandonando à passagem da 6ª volta.

Classificação 1ª Corrida
1º Joaquim Jorge (Ford Escort RS) - 10 voltas em 22m46,295s
Luís Barros (Porsche 930 Turbo), a 6,401s
3º Mário Figueiredo (Lotus Elan), a 51,482s
4º Ribeirinho Soares (Porsche 930 Turbo), a 1m05,405s
5º Pedro Fins (Lotus Elan), a 1m13,293s
(...)
Frederico Ferreira (Ford Escort RS), a 1m21,894s
(...)
14º Luís Gomes (Ford Escort RS), a 1 volta
(...)
NC - César Machado (Ford Escort RS) - Abandono na 2ª volta

Classificação 2ª Corrida
Luís Barros (Porsche 930 Turbo) - 10 voltas em 22m45,152
2º Ribeirinho Soares (Porsche 930 Turbo), a 9,659s
3º Joaquim Jorge (Ford Escort RS), a 12,850s
4º António Nogueira (Ford Capri 3.5), a 15,337s
César Machado (Ford Escort RS), a 20,592s
(...)
10º Frederico Ferreira (Ford Escort RS), a 1m21,627s
(...)
NC - Luís Gomes (Ford Escort RS) - Abandono na 6ª volta

Se há competições em que a vitória é inquestionável, a Taça de Portugal de Clássicos 1300 é uma delas, como prova a dupla vitória de Vítor Araújo. Tudo ficou mais facilitado na 1ª corrida, depois do abandono de Rui Azevedo já nas derradeiras voltas, com o motor do Ford Escort a partir, impedindo o piloto de tomar lugar na manga seguinte. Assim, o caminho ficou livre para Araújo, com Alexandre Beirão e Miguel Ferreira a serem os restantes ocupantes do pódio, mas já a larga distância do vencedor. Na 2ª manga, Araújo cedo se distanciou e começou a gerir os segundos que amealhou, precisamente perante Beirão e Ferreira novamente.

Classificação 1ª Corrida
1º Vítor Araújo (Datsun 1200) -  9 voltas em 21m33,797s
2º Alexandre Beirão (Alfa Romeo Alfasud), a 31,465s
3º Miguel Ferreira (Ford Escort RS), a 36,749s
4º João Macedo Silva (Alfa Romeo Alfasud), a 49,823s
5º Eurico Silva (Datsun 1200), a 1m08,657s

Classificação 2ª Corrida
1º Vítor Araújo (Datsun 1200) - 9 voltas em 21m33,797s
2º Alexandre Beirão (Alfa Romeo Alfasud), a 5,746s
3º Miguel Ferreira (Ford Escort RS), a 23,864s
4º Eurico Silva (Datsun 1200), a 29,395s
5º José Fafiães (Datsun 1200), a 30,367s

Mais animadas mas menos concorridas foram as corridas do Ford Transit Trophy. A 1ª corrida teve em Pedro Salvador um inequívoco vencedor, depois de ter rubricado o tempo mais rápido nos treinos e com isso ter começado a desenhar um triunfo desde cedo. Liderando o grupo perseguídor, mas mais preocupado em segurar o 2º lugar, o campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi 2º, na frente de Pedro Fins, depois de Rui Azevedo se ter afastado em virtude de um toque.

Para a 2ª corrida, a luta pelo comando teve maior interesse, com João Batista a levar a melhor sobre Jorge Areia, enquanto Pedro Leite, um pouco mais longe do comando, segurou o lugar mais baixo do pódio.

Classificação 1ª Corrida
1º Pedro Salvador (C.A.M.) - 5 voltas em 13m16,868s
2º Bernardo Sousa (QF - Ford), a 13,195s
3º Pedro Fins (Stock Car Megastore), a 14,100s
4º João Lopes (Auto Rabal), a 16,789s
5º Renato Machado (M. Coutinho/Ibertal), a 18,651s
(...)
José Pedro Miranda (Maivex), a, 46,764s

Classificação 2ª Corrida
1º João Batista (M. Coutinho/Ibertal) - 12 voltas em 32m02,965s
2º Jorge Areia (Daro), a  1,969s
3º José Pedro Leite (C.A.M.), a 9,793s
4º Valter Cardoso (Beta/Eni), a 17,036s
5º João Bica (QF - Ford), a 28,275s

No Desafio Único, as provas foram curtas, tal a impetuosidade de alguns pilotos. Na categoria reservada aos Fiat Uno, a 1ª corrida teve somente 5 voltas, com Miguel Fernandes a levar a melhor sobre Hugo Negrais e Francisco Rodrigues. Para a 2ª corrida, foram cumpridas 9 voltas como o estipulado, com a vitória a sorrir a Luís Moura, na frente de Manuel Machado e Carlos Santos, isto depois do líder da prova Luís Delgado se ter despistado... na última curva. Entre os Fiat Punto, apenas se cumpriu 1 volta na 1ª manga, devido a dois acidentes e o programa não poderia ser alargado. Assim, as posições cedo ficaram estipuladas, com Ricardo Rocha a ser o vencedor, Serôdio Borges a ocupar o 2º posto e José Ferreira a encerrar o pódio. Para a 2ª corrida, tudo decorreu na normalidade, sendo Marcos Teixeira/Nuno Reis os vencedores, superiorizando-se às duplas António Ferreira/André Pinto e Carlos Rodrigues/Filipe Rodrigues.

Por fim e apesar de se tratar de uma competição com pouco interesse competitivo, mas marcada pela presença de figuras da sociedade, a Corrida VIP teve em Carlos Moreira da Silva o vencedor, com o pódio a ser completado com Álvaro Castello-Branco e por Rui Rio, Presidente da Câmara do Porto. O eurodeputado famalicense Nuno Melo também participou na prova, classificando-se na 7ª posição.

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