15 janeiro 2010

3, 2, 1... Montelongo é já amanhã!

Este Sábado marca o início da temporada dos ralis nacionais, com o já habitual Rali Montelongo, disputado em Fafe e que é o ponto de partida para mais um (longo) Campeonato Open de Ralis, uma vez mais marcado pela boa adesão de pilotos e navegadores de Famalicão.

Depois de três temporadas em que se sagrou campeão e dominou por completo o Open de Ralis, Pedro Peres não estará em Fafe, tal como o famalicense João Ruivo, que em 2009 se sagrou vice-campeão, ambos à procura de dar o salto para o Campeonato de Portugal de Ralis.

Ainda assim, figuras de destaque não faltam no Rali Montelongo, a começar pelos únicos que bateram Pedro Peres em 2009, nomeadamente a dupla famalicense Ricardo Costa/Nuno Almeida, que por certo irão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para repetir a vitória do ano transacto, e ainda Luís Mota, no sempre competitivo Mitsubishi. Os carros de tracção total têm sido alvo de grande procura e prova disso é o aumento quantitativo dos mesmos, com Manuel Coutinho, Renato Pita e o campeão Júnior em título, André Pimenta a apostarem forte, todos em Mitsubishi Lancer.

Enquanto os pisos forem de asfalto, há que contar com alguns carros de duas rodas motrizes, com vários pilotos dispotos a surpreender os mais apetrechados, entre eles e como já provou no ano passado está o famalicense Nuno Pina, agora com Sérgio Rocha ao seu lado, no Peugeot 206 GTI. Também o vencedor do Desafio Modelstand, Daniel Ribeiro pode aproveitar o facto de estar a correr em casa para discutir os lugares da frente, tal como Manuel Pereira num competitivo Renault Clio R3.

Ainda no que toca ao troféu destinado aos Peugeot 206, a Exporacing conta com 17 inscritos, dos quais 14 estarão já em Fafe, entre eles e para além de Nuno Pina/Sérgio Rocha, estarão Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins, com a jovem piloto famalicense a dar mais um passo na sua carreira, depois do 3º lugar no campeonato Júnior.

O Rali Montelongo marca uma nova fase nos Clássicos, pois deixou de existir campeonato nacional, passando a ser designado por Taça Nacional, contudo os inscritos continuam a ser poucos e a equipa de Famalicão, Frederico Ferreira/Octávio Araújo têm fortes hipóteses de revalidar o título conquistado em 2009 e que nos ralis de asfalto são também tidos em conta no que toca à discussão dos lugares da frente.

A prova fafense tem início marcado para as 11h07, tendo três classificativas a disputar (Montim, Travassós e Gontim), com dupla passagem em cada uma delas. O pódio final está marcado para as 16h15.

Famalicenses em prova:
1 - Nuno Pina/Sérgio Rocha (Peugeot 206 GTI)
3 - Ricardo Costa/Nuno Almeida (Mitsubishi Carisma GT)
7 - Frederico Ferreira/Octávio Araújo (Ford Escort RS)
53 - Mariana Neves de Carvalho/Filipe Martins (Peugeot 206 GTI)

Sem comentários: