18 janeiro 2010

Nuno Pina eleito Piloto do Ano 2009!

Como vem sendo prática deste blog, no final da época é proposto aos visitantes e leitores a possibilidade de votarem naqueles que mais se destacaram e levaram o nome de Famalicão mais alto em 2009. Após um mês de votações e com uma participação elevada, os vencedores das seis categorias propostas estão encontradas.

Com 35% dos votos, Nuno Pina foi eleito o Piloto do Ano, um reconhecimento pela época de nível elevado que efectuou no Open de Ralis, apenas manchada com um final de temporada aziago. Logo atrás ficou Miguel Campos, com somente menos 4 votos do que Nuno Pina, perfazendo 33% dos votos, no ano em que regressou (em grande) ao Nacional de Ralis. João Ruivo foi o 3º mais votado com 26% dos votos, na frente de Frederico Ferreira e Pedro Rodrigues, com 2% e 1%, respectivamente.

Na categoria mais votada de todas, com 230 votos totais, 113 foram para Vasco Ferreira que arrecadou assim o título de Navegador do Ano, após o 3º lugar absoluto no CPR 2L/2RM e uma época bastante regular. O 2º mais votado foi Alberto Silva, com 27% das escolhas, que reflectem a época preenchida deste famalicense, que superiorizou-se a Jorge Carvalho, que figurou no Mundial de Ralis, que somou 15% dos votos. Octávio Araújo e José Janela somaram ambos 3% dos votos.

Implementada pela primeira vez, a categoria Equipa/Preparador do Ano teve Francisco Menezes/XMP como vencedor, somando 33% dos votos, sendo mais um mérito após o título nos Clássicos. A 2ª equipa mais votada foi a estrutura criada há um ano, a Macominho Sport, que teve 29% dos votos, após um ano preenchido no Open de Ralis, na frente da Miranda Competições, que alcançou 16% das escolhas dos leitores. Jorge Amaro Competições e Padock Competições somaram, respectivamente, 11% e 8% dos votos.

Não tão concorrida em termos de votos, mas com dois nomeados bastante próximos foi este o resumo da categoria Esperança do Ano, destacando-se por serem duas pilotos as protagonistas. Margarida Barbosa somou 38% dos votos e assim superiorizou-se a Mariana Neves de Carvalho, que não foi além dos 36%, com uma temporada de estreia auspiciosa nos Ralis. No 3º posto ficou César Machado, com 13% das escolhas dos votantes. A encerrar esta categoria ficaram os pilotos de motos, Sérgio Batista e Marco Pereira, com 6% e 5%, respectivamente.

No capítulo do Evento do Ano, as escolhas estiveram todas bastante próximas, com o Motocross de Famalicão, que teve em 2009 a sua primeira edição, arrecadou 32% dos votos, face aos 31% do Rali de Famalicão. Sendo o 3º evento mais votado, a Super Especial de Famalicão teve 22% dos votos, na frente do Supercross de Oliveira Sta. Maria, que somou 8% e do Raid Antoninas, que não foi além dos 5%. Uma nota de rodapé para o facto de, pelo 2º ano consecutivo, ser um evento de motociclismo a vencer esta categoria, o que dá para perceber que há também muitos aficionados das 2 rodas em Famalicão.

Finalmente no que toca ao Mérito do Ano, as escolhas recairam sobretudo em dois dos nomeados, com o Desafio Modelstand, organizado pela empresa famalicense Exporacing, obteve 56% dos votos contra os 35% da presença de Margarida Barbosa nas Finais Mundiais Rotax. A presença da Padock Competições no Dakar Argentina-Chile valeu 3% dos votos, superiorizando-se ainda assim ao novo título de Paulo Marques no motociclismo e à criação da Válvulas & Cilindros, ambos com 2% dos votos. O sucesso da competição implementada pela Exporacing é um facto e é de crer que em 2010 a procura e o interesse neste troféu inserido no Open de Ralis seja ainda maior.

A todos os vencedores, bem como aos nomeados e restantes intervenientes no desporto motorizado famalicense, o Famalicão Motor dá os parabéns pela época de 2009, desejando igualmente os maiores sucessos para o ano desportivo que agora se inicia.

Sem comentários: